Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23299
Tipo do documento: Tese
Título: O que acontece nas universidades aparece nas redes sociais – pelos afetos e pela tela de Íris
Título(s) alternativo(s): What happens at universities appears on social media – through Iris’s affections and screen
Autor: Rocha, Danielly Pierre Procopio da 
Primeiro orientador: Tsallis, Alexandra Cleopatre
Primeiro membro da banca: Marendino, Rosane Barbosa
Segundo membro da banca: Brito, Monique Araújo de Medeiros
Terceiro membro da banca: Figueiredo, Alessandra Aniceto Ferreira de
Quarto membro da banca: Monteiro, Ana Claudia Lima
Resumo: Ser mulher traz desafios ao longo da história do Brasil e do mundo, e não teria como ser diferente o que vem sendo ser mulher no Ensino Superior. Esta tese objetiva se encontrar com histórias de mulheres vivenciadas ao longo da formação acadêmica no Brasil. Para tal encontro, navegaremos nas redes sociais do Facebook, Instagram e Twitter, rastreando hashtags, perfis e memes focados em temas estudantis acadêmicos. Muitas histórias contadas, ou melhor, postadas online nos fez (re)conhecer desafios embasados no machismo, misoginia, classicismo, LGBTFobia, racismo, religião, etnia dentre outros marcadores sociais da diferença. A forma de fazer pesquisa no Laboratório afeTAR embasada na Teoria Ator-Rede de Bruno Latour, no PesquisarCOM da Marcia Moraes e, nesta pesquisa utilizando o conceito de netnografia da Christine Hine foi a metodologia que deu corpo para esta tese. Esses marcadores refletem nitidamente nas experiências das estudantes universitárias, em sua formação acadêmica e sua saúde mental. Falar dessas histórias é um passo para cuidar do ambiente universitário de forma genuína e saudável, na busca por um lugar seguro e acolhedor para todas as mulheres.
Abstract: Being a woman brings challenges throughout the history of Brazil and the world, and it would not have to be different from what has been being a woman in higher education. This thesis objective to meet with stories of women experienced throughout academic formation in Brazil. For such a meeting, we will browse the social networks of Facebook, Instagram and Twitter, tracking hashtags, profiles and memes focused on academic student topics. Many stories told, or rather, posted online made us know challenges based on machism, misogyny, classicism, LGBTFobia, racism, religion, ethnicity among other social markers of the difference. The way to do research at the AfeTAR Laboratory based on the Actor-Network Theory of Bruno Latour, in the “PesquisarCOM” of Marcia Moraes and, in this research, using the concept of netnography of Christine Hine, which was the methodology that gave body to this thesis. These markers clearly reflect the experiences of university students, their academic development and their mental health. Talk about these stories is a step towards taking care of the university environment in a genuine and healthy way, in the search for a safe and welcoming place for all women.
Palavras-chave: Social markers of difference
Actor-Network Theory
University education
Marcadores sociais da diferença
Teoria Ator-Rede
Ensino superior
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: ROCHA, Danielly Pierre Procopio da. O que acontece nas universidades aparece nas redes sociais – pelos afetos e pela tela de Íris. 2024. 179 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23299
Data de defesa: 7-Jun-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia Social



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.