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Tipo do documento: Tese
Título: Sobre a produção de subjetividades no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Sur la production de subjectivités Dans le Lycée
Autor: Silva, Heitor Pereira 
Primeiro orientador: Amado, Luiz Antônio Saléh
Primeiro membro da banca: Gontijo, Pedro Ergnaldo
Segundo membro da banca: Daher, Maria Del Carmen Fátima González
Terceiro membro da banca: Sayão, Marcelo Nunes
Quarto membro da banca: Barros, Maria Elizabeth Barros de
Resumo: Meu texto é uma tese sobre a produção da subjetividade no ensino médio. Fiz uma pesquisa numa escola secundária chamada CEM 01 - Centro de Ensino Secundário 01 da Gama. Na escola, há um projeto de terapia integrativa comunitária que ajuda jovens voluntários em círculos de conversação. Estes círculos foram conduzidos por dois terapeutas (duas mulheres). A minha pesquisa aconteceu nestes círculos. Participei de 15 sessões de terapia e fiz anotações e análises sobre a participação dos jovens. Durante a pesquisa fui um observador ativo e apliquei a metodologia de diário de bordo, proposta por René Barbier. Do ponto de vista teórico, nomeadamente a partir de Lazzarato e Guattari, a subjetividade é uma produção análoga à produção de um automóvel e a instituição escolar faz parte desta linha de produção. Mas isso não é tudo sobre o ensino médio. Na verdade, ele é muito mais do que se mostra. Minha pesquisa nos mostrou que existem linhas de fuga, que este processo não é hermético, que os seres humanos que ali passam parte de suas vidas, constroem relações que não têm valor comercial, e a intensidade dessas conexões pode muda-los em suas percepções, sentimentos, atitudes para o resto de suas vidas. Na escola, podemos revelar linhas de fuga, portas e janelas, através das quais escapam as subjetividades originais e meu texto é uma aposta que os jovens se reinventam como sujeitos no coração da partilha, da confiança, da amizade e do afeto. A minha tese é uma pesquisa sobre estas linhas de fuga.
Abstract: Mon texte est une thèse sur la production de la subjectivité au lycée. J’ai fait des recherches dans une école secondaire appelée CEM 01 – Centre d’enseignement secondaire 01 de Gama. Dans cette école, il y a un projet de thérapie communautaire intégrative qui assiste les jeunes volontaires dans les cercles de conversation. Ces cercles ont été conduits par deux thérapeutes (deux femmes). Mes recherches se sont passées dans ces cercles. J’ai assisté à 15 séances de thérapie et j’ai fait des notes et des analyses quant à la participation des jeunes. Pendant la recherche j'ai été un observateur actif et j’ai appliqué la méthodologie de journal de bord, proposée par René Barbier. Du point de vue théorique, notamment à partir de Lazzarato et Guattari, la subjectivité est une production analogue à la production d’une voiture et l’institution scolaire fait partie de cette ligne de production. Mais cela, ce n’est pas tout à propos le lycée. En effet, il est bien plus que ce qu’il se montre.Toutefois, ma recherche nous a démontré qu’ il existe une ligne de fuite, que ce processus n’est pas hermétique, que les êtres humains qui y passent une partie de leurs vie, construisent des relations qui n’ont aucune valeur commerciale, cependant l’intensité de ces connexions change ces sujets pour le reste de leur existence. Dans l’école, on peut dévoiler des lignes de fuite, des portes et des fenêtres, par lesquelles s’échappent les subjectivités originales et mon texte est un pari que les jeunes se réinventent en tant que sujets au cœur du partage, de la confiance, de l’amitié et de l’affection. Ma thèse c'est une recherche sur ces lignes de fuite.
Palavras-chave: Production de subjectivité
Lycée
Cercles de conversation
Lignes de fuite
Produção de subjetividade
Escola
Rodas de conversação
Linhas de fuga
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: SILVA, Heitor Pereira. Sobre a produção de subjetividades no ensino médio. 2024. 205 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23300
Data de defesa: 24-Out-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana



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