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Tipo do documento: Tese
Título: Lições de democracia e fé: dimensões pedagógicas da correspondência de Sobral Pinto
Título(s) alternativo(s): Lessons of democracy and faith: pedagogical dimensions of Sobral Pintos' correspondence
Autor: Gomes, Eveline Viterbo 
Primeiro orientador: Mignot, Ana Chrystina Venancio
Primeiro membro da banca: Faria, Lia Ciomar
Segundo membro da banca: Silva, Márcia Cabral da
Terceiro membro da banca: Venancio, Giselle Martins
Quarto membro da banca: Costa, Patrícia Coelho da
Resumo: O presente estudo explora a correspondência de Heráclito Fontoura Sobral Pinto como espaço de atuação e desenvolvimento pessoal enquanto advogado e intelectual católico. O principal objetivo é analisar como Sobral Pinto utilizou palavras e ações expressas em sua troca epistolar, especialmente nos livros Lições de liberdade, de 1977, e Por que defendo os comunistas, 1979, para influenciar o cenário político e social do Brasil. Dessa forma, a pesquisa se dedica e perscrutar a intensa troca de missivas entre Sobral Pinto, Henrique José Hargreaves e Alceu Amoroso Lima, amigos com os quais compartilhou tudo de bom e ruim que acontecia em sua vida. Ao desenvolver esta Tese, inicialmente, busco compreender as bases sobre as quais o advogado e intelectual construiu sua imagem pública e profissional, dessa forma ressalto sua trajetória intelectual, explorando as adesões e tensões que ele experimentou em variados espaços sociais. Em seguida, priorizo cartas inéditas que revelam fragilidades, desentendimentos e afastamentos de Sobral Pinto, decorrentes de divergências de opiniões e conflitos de personalidade. Então, investigo a importância dos laços de amizade na formação de Sobral Pinto como intelectual, explorando como essas relações moldaram suas ações e pensamentos por meio de correspondências ativas e passivas trocadas com figuras centrais como Hargreaves, visando entender o papel dessas interações em sua vida e carreira. Finalmente, dedico-me a examinar as práticas educativas dele no espaço universitário e em outros fóruns públicos, onde atuou como professor e conferencista para entender como ele usou essas plataformas para influenciar e moldar os valores da juventude católica e o pensamento social. Dessa forma, pretendo contribuir para uma compreensão mais diversificada acerca de como Sobral Pinto usou a escrita epistolar não apenas como forma de comunicação, mas como uma ferramenta estratégica para moldar a política, a educação e a sociedade. Este estudo ressalta a relevância das cartas inéditas de Sobral Pinto como fonte valiosa, ilustrando como suas interações com amigos próximos foram essenciais para seu desenvolvimento como advogado e educador e a elaboração das lições de democracia e fé lembradas ainda hoje.
Abstract: This study explores the correspondence of Heráclito Fontoura Sobral Pinto as a space for personal development and activity as a lawyer and Catholic intellectual. The main objective is to analyze how Sobral Pinto employed words and actions expressed in his epistolary exchanges, particularly in the books Lições de Liberdade (1977) and Por que Defendo os Comunistas (1979), to influence Brazil's political and social landscape. The research delves into the intense exchange of letters between Sobral Pinto, Henrique José Hargreaves, and Alceu Amoroso Lima, close friends with whom he shared the highs and lows of his life. In developing this thesis, I first seek to understand the foundations on which the lawyer and intellectual built his public and professional image, emphasizing his intellectual trajectory and exploring the alignments and tensions he experienced in various social spheres. Subsequently, I prioritize unpublished letters that reveal Sobral Pinto's vulnerabilities, misunderstandings, and estrangements arising from differences in opinions and personality conflicts. I then investigate the importance of friendship in shaping Sobral Pinto as an intellectual, examining how these relationships influenced his actions and thoughts through active and passive correspondences exchanged with key figures such as Hargreaves, aiming to understand the role of these interactions in his life and career. Finally, I focus on examining his educational practices in the university setting and other public forums, where he acted as a professor and lecturer, to understand how he used these platforms to influence and shape the values of Catholic youth and social thought. Thus, I aim to contribute to a more nuanced understanding of how Sobral Pinto used epistolary writing not merely as a means of communication but as a strategic tool to shape politics, education, and society. This study highlights the importance of Sobral Pinto's unpublished letters as a valuable source, illustrating how his interactions with close friends were essential to his development as a lawyer and educator and to the creation of the lessons of democracy and faith that remain relevant today.
Palavras-chave: Letters
Friendship
Pinto, Sobral, 1893-1991
Cartas
Amizade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GOMES, Eveline Viterbo. Lições de democracia e fé: dimensões pedagógicas da correspondência de Sobral Pinto. 2024. 241 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23301
Data de defesa: 10-Jun-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação



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