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Tipo do documento: Tese
Título: Donzelas, noivas e donas: educação e formação na obra de Júlia Lopes de Almeida
Título(s) alternativo(s): Maidens, brides and ladies: education and formation in the work of Júlia Lopes de Almeida
Autor: Oliveira, Caroline Moraes de 
Primeiro orientador: Vasconcelos, Maria Celi Chaves
Primeiro membro da banca: Cunha, Maria Teresa Santos
Segundo membro da banca: Costa, Nailda Marinho da
Terceiro membro da banca: Rocha, Inês de Almeida
Quarto membro da banca: Silva, Márcia Cabral da
Resumo: A representação feminina na literatura tem recebido atenção e ainda encontra um vasto campo de possibilidades de problematização. Estudos envolvendo personalidades “esquecidas” ou “silenciadas” no tempo ganharam fôlego, retratando a importância feminina na história da produção intelectual brasileira, entre essas, destaca-se a escritora Júlia Lopes de Almeida, que obteve grande destaque no cenário intelectual brasileiro. Escrevia sobre mulheres e para mulheres, expondo comportamentos, percepções e aspirações desse grupo social na virada do século XIX para o XX. O tema do presente trabalho estrutura-se na questão de como as mulheres e a educação feminina são caracterizadas nas obras de Julia Lopes de Almeida, tendo como problema norteador, como foram construídas as representações que a autora se propunha a propagar sobre as mulheres, a educação e a profissão docente, no momento em que a sociedade passou por significativas transformações. A hipótese foi a de que, em suas obras, as representações constituídas foram influenciadas e refletiam a criação, a educação, o mundo social e as relações interpessoais da autora. O objetivo geral foi compreender como são retratadas as mulheres, a educação e formação feminina nos manuais de comportamento, Livro das Noivas e Livro das Donas e Donzellas, e nos romances Memórias de Martha, A Intrusa e Correio da Roça, de Júlia Lopes de Almeida. Para esse propósito, como objetivos específicos encontram-se: analisar como a formação intelectual e as relações interpessoais da escritora formam aspectos determinantes de sua escrita, na difusão de suas ideias e sucesso profissional; caracterizar os manuais de comportamento com a construção de um discurso para formação intelectual feminina a partir da educação e da profissionalização; investigar as personagens professoras e suas representações nos romances e a contribuição da educação para a trajetória de cada uma. A metodologia se caracteriza como qualitativa, histórica e documental. A autora ocupou posição singular no rol de escritores brasileiros. Pertenceu a uma camada socialmente favorecida e, sua criação, educação e rede de conhecimento são elementos que podem ter possibilitado seu destaque como escritora. Na análise dos manuais verificou-se que as crônicas em tom pedagógico e cientificista, focavam os cuidados com a casa, vida conjugal, familiar e social, artes e a moda. Na análise dos romances, destacou-se a mulher no ofício de ensinar, com características específicas, como a condição socioeconômica, a dedicação e vocação para a docência. Buscou-se analisar como a escritora pontuou o papel da educação e do trabalho como pilares para o desenvolvimento individual e coletivo da sociedade e defendeu um papel social feminino, mas atrelado à submissão ao marido, à dedicação à família e ao lar. Ao final das análises, compreendeu-se que seu diferencial foi ter a percepção do contexto em que vivia, das relações em transformação, da necessidade de selecionar os embates e das possibilidades das ações.
Abstract: The representation of women in literature has received attention and still finds a vast field of possibilities for problematization. Studies involving personalities "forgotten/silenced" over time have gained momentum, portraying the importance of women in the history of Brazilian intellectual production, including the writer Júlia Lopes de Almeida, who achieved great prominence on the Brazilian intellectual scene. She wrote about women and for women, exposing the behavior, perceptions, and aspirations of this social group at the turn of the 19th to the 20th century. The theme of this work is structured around the question of how women and female education are characterized in the works of Julia Lopes de Almeida, with the guiding problem being how the representations that the author set out to propagate about women, education and the teaching profession were constructed at a time when society underwent significant transformations. The hypothesis was that the representations in her works were influenced by and reflected the author's upbringing, education, social world, and interpersonal relationships. The general objective was to understand how women, female education and training are portrayed in the behavior manuals, Livro das Noivas and Livro das Donas e Donzellas, and in the novels Memórias de Martha, A Intrusa and Correio da Roça, by Júlia Lopes de Almeida. To this end, the specific objectives are: to analyze how the writer's intellectual background and interpersonal relationships form determining aspects of her writing, in the dissemination of her ideas and professional success; to characterize the behavioral manuals with the construction of a discourse for female intellectual formation based on education and professionalization; to investigate the teacher's characters and their representations in the novels and the contribution of education to the trajectory of each one. The methodology is characterized as qualitative, historical and documentary. The author occupies a unique position among Brazilian writers. She belonged to a socially privileged class and her upbringing, education and knowledge network are elements that may have enabled her to stand out as a writer. The analysis of the manuals showed that the chronicles, in a pedagogical and scientific tone, focused on caring for the home, conjugal, family and social life, the arts and fashion. The analysis of the novels highlighted women in the teaching profession, with specific characteristics such as socio-economic status, dedication and a vocation for teaching. The aim was to analyze how the writer highlighted the role of education and work as pillars for the individual and collective development of society and defended a female social role, but linked to submission to the husband, and dedication to the family and home. At the end of the analysis, it was understood that her differential was having a perception of the context in which she lived, perceiving the changing relationships, the need to select the clashes and the possibilities of actions.
Palavras-chave: Woman
Female education
Mulher
Educação feminina
Almeida, Júlia Lopes de, 1862-1934
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Caroline Moraes de. Donzelas, noivas e donas: educação e formação na obra de Júlia Lopes de Almeida. 2024. 243 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23302
Data de defesa: 28-Fev-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação



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