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Tipo do documento: Dissertação
Título: Vetores no Ensino Básico: proposta de intervenção em aula e novas perspectivas na visão de licenciandos em matemática
Título(s) alternativo(s): Vectors in basic education: proposal for intervention in the classroom and new perspectives in the view of mathematics degree students
Autor: Pontes, Lucas Felipe Clajus 
Primeiro orientador: Barbosa, Gabriela dos Santos
Primeiro membro da banca: Barros, Jeanne Denise Bezerra de
Segundo membro da banca: Guia, Daniella Assemany da
Resumo: Num contexto inserido dentro de debates do Ensino de Matemática, ao qual são reais as dificuldades identificadas que muitos alunos possuem em compreender as matemáticas da escola, do dia a dia e as matemáticas abstratas, e identificando fortes evidências de que a utilização de vetores pode contribuir no Ensino, através do seu contexto histórico e sua versatilidade de aplicação em diversas áreas da matemática e de outras ciências, o presente trabalho tem como eixo as seguintes questões: “Por que não utilizar um objeto matemático tão importante em diversas áreas do conhecimento no Ensino de Matemática? Qual é a compreensão que os alunos de Licenciatura em Matemática, que possuem contato com tal objeto e que serão futuros professores, tem sobre a utilização de vetores no Ensino Básico? Será que este objeto não ajuda no Ensino de Matemática nas etapas do Ensino Básico?”. Portanto, o trabalho tem como objetivo geral descrever a apropriação de um projeto metodológico de ensino, de caráter intervencionista que ressalta a utilização da abordagem vetorial, por um grupo de Licenciandos em Matemática. Quanto a base teórica escolhida para atingir nossos objetivos, optou-se pelas teorias cognitivistas de Aprendizagem Matemática de David Tall e Reymund Duval. A metodologia escolhida possui caráter qualitativo, sendo tipificada como uma pesquisa-ação com traços de um estudo de caso. A pesquisa resultou numa intervenção de ensino realizada no curso de Licenciatura em Matemática de UERJ, onde um total de 11 licenciandos participaram da pesquisa. As etapas da pesquisa se resumem à pesquisas exploratórias das ementas das disciplinas ofertadas no curso, aplicação de um questionário para identificação do perfil e da relação que os licenciandos possuem com a abordagem vetorial; três encontros presenciais, de 90 minutos cada, para realização de atividades, discussões, troca de conhecimentos e outras nuances com relação a abordagem vetorial e ensino de matemática; questionário final, aplicado com o intuito de receber um retorno dos licenciandos, contribuindo para a autoavaliação individual e para a avaliação da intervenção proposta. Ao final da coleta dos dados, selecionaram-se apenas 3 dos participantes como sujeitos da pesquisa, e apenas 2 dos encontros presenciais. Os dados coletados apontam que os sujeitos da pesquisa fizeram uso da abordagem vetorial, trabalhando com múltiplos Registros de Representações Semióticas e desenvolveram conhecimentos pertinentes aos Três Mundos da Matemática. Os dados também indicaram que, na perspectiva dos licenciandos, a abordagem vetorial pode ser útil no Ensino de Matemática no Ensino Básico. Conclui-se que através da intervenção de ensino realizada, os licenciandos possuem uma perspectiva positiva da abordagem vetorial, e que a utilização da abordagem vetorial auxiliou na compreensão, aprendizagem e na realização de tarefas ligadas ao Ensino Básico. O trabalho espera poder contribuir para o debate no Ensino de Matemática.
Abstract: In a context inserted within debates on Mathematics Teaching, in which the identified difficulties that many students have in understanding school mathematics, day-to-day mathematics and abstract mathematics are real, and identifying strong evidence that the use of vectors can contribute in Teaching, through its historical context and its versatility of application in several areas of mathematics and other sciences, the present work has as its axis the following questions: “Why not use such an important mathematical object in several areas of knowledge in Teaching of math? What is the understanding that undergraduate students in Mathematics, who have contact with such an object and who will be future teachers, have about the use of vectors in Basic Education? Could it be that this object does not help in Mathematics Teaching in the stages of Basic Education?”. Therefore, the general objective of the work is to describe the appropriation of a teaching methodological project, of an interventionist nature that emphasizes the use of the vector approach, by a group of Mathematics Degree Students. As for the theoretical basis chosen to achieve our objectives, we opted for the cognitive theories of Mathematics Learning by David Tall and Reymund Duval. The chosen methodology has a qualitative character, being typified as an action research with traces of a case study. The research resulted in a teaching intervention carried out in the Degree in Mathematics course at UERJ, where a total of 11 undergraduates participated in the research. The research steps boil down to exploratory research of the menus of the disciplines offered in the course, application of a questionnaire to identify the profile and the relationship that the undergraduates have with the vector approach; three face-to-face meetings, lasting 90 minutes each, to carry out activities, discussions, exchange of knowledge and other nuances regarding the vectorial approach and mathematics teaching; final questionnaire, applied with the aim of receiving feedback from undergraduates, contributing to individual self-assessment and to the evaluation of the proposed intervention. At the end of data collection, only 3 of the participants were selected as research subjects, and only 2 of the face-to-face meetings. The collected data indicate that the research subjects made use of the vector approach, working with multiple Semiotic Representation Records, and developed knowledge relevant to the Three Worlds of Mathematics. The data also indicated that, from the perspective of the ndergraduates, the vector approach can be useful in the Teaching of Mathematics in Basic Education. It is concluded that through the teaching intervention carried out, the undergraduates have a positive perspective of the vector approach, and that the use of the vector approach helped in understanding, learning and carrying out tasks related to Basic Education. The work hopes to ontribute to the debate on Mathematics Teaching.
Palavras-chave: Vectors
Vector approach in teaching
Semiotic representation records
Vetores
Abordagem vetorial no ensino
Registros de representação semiótica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: PONTES, Lucas Felipe Clajus. Vetores no Ensino Básico: proposta de intervenção em aula e novas perspectivas na visão de licenciandos em matemática. 2024. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23304
Data de defesa: 27-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação



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