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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23308
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Trabalho com meninas na socioeducação: repercussões do conservadorismo moral e seus rebatimentos para o Serviço Social |
Título(s) alternativo(s): | Working with girls in socioeducation: repercussions of moral conservatism and its implications for the Social Work |
Autor: | Bronze, Juliana Clara de Matos ![]() |
Primeiro orientador: | Sierra, Vania Morales |
Primeiro membro da banca: | Veloso, Renato dos Santos |
Segundo membro da banca: | Souza, Vanessa Bezerra de |
Resumo: | A presente dissertação aborda as repercussões do conservadorismo moral no trabalho com meninas na socioeducação e seus rebatimentos para o Serviço Social. Compreende-se que a política de atendimento socioeducativo se conforma como um campo em disputa entre projetos institucionais e societários, combinando o avançado e o atrasado, o direito e a moral tradicional, o oficial e o informal, expressando formas de dominação e controle ao mesmo tempo em que se evidenciam práticas de resistência. Na atual conjuntura, pode-se compreender que o SINASE é hegemonizado pelo projeto liberal–conservador, característico da formação social brasileira e suas políticas sociais, que sofrem os atravessamentos das desigualdades e discriminações por classe, gênero e raça/etnia. Nesse sentido, por se tratar de um campo de pesquisa voltado para o atendimento de adolescentes do sexo e gênero feminino, pressupõe-se que no bojo de suas ações, caracterizadas por um viés conservador, sejam também atravessadas por concepções pautadas nas construções de gênero, que determinam a reprodução de relações sociais sexistas e de papéis hegemônicos atribuídos às mulheres no capitalismo. A pesquisa compreende a revisão bibliográfica sobre a história da política para a criança e do adolescente no Brasil; destaca a relação entre o Estado e políticas sociais expressas nos aparatos legais e socioinstitucionais da política de atendimento socioeducativo, considerando as implicações de classe, gênero e raça que atravessam o SINASE. Em seguida, analisa o material empírico reunido pela autora, que trabalhou como Assistente Social de uma Unidade de internação feminina durante aproximadamente seis anos, entre os anos de 2013 e 2018. O que se pode observar, de maneira geral, é que no campo legal e jurídico dessa política há uma tendência à responsabilização da adolescente por via de uma perspectiva individual e liberal, apesar da política ser executada de modo precário, insuficiente em termos de recursos humanos e materiais. Com isso o trabalho da socioeducação não se completa institucionalmente, visto que a moralidade tradicional se sobrepõe às normas e regulamentos que deveriam orientar as decisões, condutas e o trabalho profissional executado nessas instituições. |
Abstract: | The present dissertation discusses the repercussions of moral conservatism in the work with girls in socioeducation and its implications for the Social Work. It is understood that the socioeducational policy is established as a conflicting area between institutional and societal projects combining the progressive and the conservative, the traditionalist law and reactionary moral, the oficial and the informal, expressing forms of dominance and control whilst displaying means of resistance. Under current circumstances, the SINASE is assumed to be led by the liberal conservative project innate to the brazilian society and its social policies which are influenced by all sorts of innequalities and discriminations, notably of class, gender and race/ethnicity. That said, because it is a research aimed at approaching adolescents of the female gender/sex, it is implicit that among its actions packed with conservative views are also conceptions based on gender norms that determine the reproduction of sexist social relationships and roles atributted to women in capitalism. The research encompasses a bibliographical review of the history of public policies for children and adolescents in Brazil also highlighting the relationship between the government and the social policies contained in the legal and socioinstitutional structure of the socioeducational approach policy considering the implications of class, gender and race within the SINASE. Subsequently, contains an analysis of the empirical evidence gather by the author during her work as a social worker in a female youth detention center for approximately six years, between 2013 and 2018. It is noted that the legal and judicial aspects of this policy have a tendency to blame the adolescents under a separate and liberal perspective even though it is applied in an inadequate manner, insufficient in material and human resources. Therefore, the work in socioeducation is incomplete in view of the traditional morality overlapping the norms and regulations that should guide the decisions, guidelines and the work within this institutions. |
Palavras-chave: | SINASE Direitos humanos Socioeducação Gênero Conservadorismo moral Serviço Social Human rights Socioeducation Gender Moral conservatism Social Work |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO MENOR |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Serviço Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
Citação: | BRONZE, Juliana Clara de Matos. Trabalho com meninas na socioeducação: repercussões do conservadorismo moral e seus rebatimentos para o Serviço Social. 2023. 134 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23308 |
Data de defesa: | 9-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Serviço Social |
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