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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23312
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Literatura de autoria negra: caminhos para uma educação antirracista em turmas do Ensino Fundamental II |
Título(s) alternativo(s): | Literature by black authors: paths to anti-racist education in Elementary School II classes |
Autor: | Moraes, Alessandra Rodrigues de ![]() |
Primeiro orientador: | Pereira, Maria Betânia Almeida |
Primeiro membro da banca: | Pinto, Maria Isaura Rodrigues |
Segundo membro da banca: | Martins, Aira Suzana Ribeiro |
Resumo: | Com intuito de encontrar caminhos para uma educação antirracista, este trabalho tem por objetivo geral refletir sobre a relevância da literatura de autoria negra, na formação do aluno com vistas ao exercício da sua cidadania. Nesse sentido, consideramos um problema de ordem social, que é o racismo e por isso desenvolvemos uma pesquisa-ação, almejando produzir conhecimentos como instrumentos de mudança. Diante disso, construímos propostas de atividades, visando possibilitar uma conversa sobre afro-brasilidade com os discentes dos anos finais do Ensino Fundamental. Dessa forma, tomamos como base a lei 10.639/2003, que introduziu o ensino de História, Cultura e Literatura Afro-brasileira na Educação Básica. Ao escolhermos a produção literária de e com histórias que apresentam personagens negros como protagonistas, não só intentamos dar visibilidade às obras e os escritores, como também oportunizar uma conversa sobre a estética negra na construção da identidade e com isso criar possibilidades para reconstruir a imagem do negro de uma maneira positiva. Como aporte teórico desse estudo, contamos com as discussões tecidas acerca de identidade trazidas por Kabengele Munanga (2019), Nilma Lino Gomes (2017) e Stuart Hall (2004). Ademais, compreendendo a linguagem enquanto fenômeno social, nos sustentamos na concepção bakhtiniana de linguagem e para conduzir a prática pedagógica tomamos como suporte a sequência didática expandida de Rildo Cosson (2007). Sendo assim, almejamos não só levar os discentes a refletirem sobre a importância dos negros que vieram para o Brasil para serem escravizados e que muito contribuíram para construção do país, mas também instigar professores a trabalhar essa temática na Educação Básica. |
Abstract: | With the intention to find paths to anti-racist education, the main goal of this study is reflect about the black literature relevance in student formation aim at citizenship excercises. In that regard, we will consider a social problem, with is a racismo, therefore, we will develop an research-action, aiming for knowledge as instruments of chang. Knowing this, we wil build activities proposes to enable a dialog about an afro- brasilian culture with students of elementary school in final series. So, we will take the law 10.639/2003 as basis, that introduced the teaching of History, Culture and Afro-Brazilian Literature in Basic Education.When we choose the literary prodution of afro-brasilian writers, withy stories about black protagonist personage, we intention were given visibility to works and writers as well oportunize a dialog about the black aesthetic in the construction of identity and therewith creating possibilities to reconstruct a positive image of black people. As teorethical bases of this study, we will tell with discussions about the identity carry by por Kabengele Munanga (2019), Nilma Lino Gomes (2017) e Stuart Hall (2004). Furthermore, understanding language as a social phenomenon, this study will be suported by Bakhtinian conception of language and the pedagogical pratice will be suporte by expanded didactic sequence by Rildo Cosson (2007). Thus, no only do we encourage students to reflect on the importance of black people who came to Brazil to be enslaved and who greatly contributed to the construction of the country, but we also encourage teachers to work on this topic in Basic Education. |
Palavras-chave: | Anti-racist education Afro-brazilian Racism Literature Educação antirracista Afro-brasilidade Racismo Literatura |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP |
Citação: | MORAES, Alessandra Rodrigues de. Literatura de autoria negra: caminhos para uma educação antirracista em turmas do Ensino Fundamental II. 2024. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23312 |
Data de defesa: | 26-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) |
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