Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23313
Tipo do documento: Dissertação
Título: São Gonçalo, história local e patrimônios: abordagens possíveis para o ensino de História
Título(s) alternativo(s): São Gonçalo, local history and heritage: possible approaches for teaching History
Autor: Olival, João Felipe Fogageiro 
Primeiro orientador: Fernandes, Rui Aniceto Nascimento
Primeiro membro da banca: Reznik, Luís
Segundo membro da banca: Carvalho, Fábio Garcez de
Resumo: Esta dissertação apresenta a história local e os patrimônios como possíveis abordagens para o ensino de história, presente nos currículos oficiais observados nas redes públicas de ensino presentes na cidade de São Gonçalo. O debate apresentado neste trabalho se debruça sobre as formas como os conteúdos curriculares podem ser explorados através das potencialidades da história local e dos patrimônios gonçalenses, os quais, por sua vez, são capazes de dialogar com as identidades e memórias dos alunos. Dessa forma, os conteúdos escolares trabalhados durante o ano escolar ganham novos significados, pois são vistos como integrados e mais próximos da realidade local na qual os estudantes estão inseridos. De igual maneira, a abordagem patrimonial dialoga com os cotidianos, reconhecimentos e ressignificações que os grupos locais fazem destes mesmos patrimônios, possibilitando que estas histórias sejam exploradas e conciliadas com os conteúdos curriculares estudados. Partindo desta concepção, ao final da dissertação, encontram-se propostas de atividades didáticas que utilizam a história local e os patrimônios da cidade de São Gonçalo como possibilidades para o ensino de história presente nos currículos oficiais.
Abstract: This dissertation presents local history and heritage as possible approaches for teaching history, presented in São Gonçalo’s city official school curriculum. The debate this dissertation proposes focus on the way school curriculum can be explored through São Gonçalo’s local history and heritage potential, which are capable to dialogue with the identities and memories of the students. Thus, school subjetcs addressed throughout the school year gain new meanings, as they are seen as integrated and more connected to the local reality in which the students are embedded. Similarly, the heritage approach dialogues with daily lives, recognitions, and reinterpretations that local groups make of these heritages, enabling these stories to be explored and harmonized along the curricular content. Based on this analysis, at the conclusion of this dissertation, there is a series of educational activities that uses the local history and heritage of São Gonçalo as possible approaches for teaching history presented within school curriculum.
Palavras-chave: Ensino de história
Espaços de memória
Patrimônio
Acervos e museus
História local
Teaching History
Places of memory
Heritage
Collections and museums
Local history
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: OLIVAL, João Felipe Fogageiro. São Gonçalo, história local e patrimônios: abordagens possíveis para o ensino de História. 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23313
Data de defesa: 31-Out-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.