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Tipo do documento: Dissertação
Título: Histórias esculpidas e memórias contadas: uma análise dos monumentos públicos da cidade do Rio de Janeiro a partir da estátua de Mercedes Baptista
Título(s) alternativo(s): Carved History and Told Memories: an Analysis of Public Monuments in the City of Rio de Janeiro through the Statue of Mercedes Baptista
Autor: Matias, Stella Matera
Primeiro orientador: Santos, Alberto Pereira dos
Primeiro membro da banca: Jardim, Gabriel de Sena
Segundo membro da banca: Padilha, Marcela do Nascimento
Terceiro membro da banca: Chao, Adelaide Cristina Rocha de La Torre
Resumo: A pesquisa foi motivada por uma experiência durante o distanciamento físico necessário ao longo do período da pandemia de Covid-19, onde uma guia de turismo levanta questões sobre a localização da estátua de Mercedes Baptista, primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, incitando uma análise da geograficidade do monumento e sua relação com o espaço urbano. O estudo se insere no campo da geografia cultural crítica e tem como objetivo principal analisar essa relação, considerando o contexto histórico e social da Pequena África, onde a estátua está localizada. Ao abordar a necessidade global de exclusão de monumentos que celebram figuras escravocratas e a ressignificação dos territórios, a pesquisa busca compreender como as escolhas territoriais de instalação de monumentos são feitas e quais suas implicações políticas. A metodologia envolveu análise de pesquisas anteriores, levantamento de monumentos nos bairros selecionados e um estudo histórico focado na biografia de Mercedes Baptista. Os capítulos exploram a interseção entre geografia e história, a história do Rio de Janeiro através de monumentos, e a intencionalidade por trás das homenagens. O trabalho também inclui debates sobre o papel da memória coletiva, o significado do patrimônio nacional e a representatividade histórica nos monumentos. Ao examinar o progresso do país nesse contexto e destacar iniciativas como o Projeto Negro Muro, que homenageia personalidades negras através de murais artísticos, a pesquisa contribui para o diálogo sobre a importância da representatividade e da diversidade cultural em espaços públicos.
Abstract: The research was motivated by an experience during the necessary physical distancing throughout the Covid-19 pandemic, where a tour guide raised questions about the location of the statue of Mercedes Baptista, the first Black ballerina of the Municipal Theatre of Rio de Janeiro, prompting an analysis of the monument's geographicity and its relationship with urban space. The study falls within the field of critical cultural geography and its main objective is to analyze this relationship, considering the historical and social context of Little Africa, where the statue is located. By addressing the global need to exclude monuments celebrating slave-owning figures and the reinterpretation of territories, the research seeks to understand how territorial choices for monument installations are made and their political implications. The methodology involved analyzing previous research, surveying monuments in selected neighborhoods, and conducting a historical study focused on Mercedes Baptista's biography. The chapters explore the intersection between geography and history, the history of Rio de Janeiro through monuments, and the intentionality behind tributes. The work also includes debates on the role of collective memory, the significance of national heritage, and historical representation in monuments. By examining the country's progress in this context and highlighting initiatives like the Negro Muro Project, which honors Black personalities through artistic murals, the research contributes to the dialogue on the importance of representativity and cultural diversity in public spaces.
Palavras-chave: Monuments
Territories
Public spaces
Carioca Little Africa
Monumentos
Territórios
Espaços públicos
Pequena África Carioca
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citação: MATIAS, Stella Matera. Histórias esculpidas e memórias contadas: uma análise dos monumentos públicos da cidade do Rio de Janeiro a partir da estátua de Mercedes Baptista. 2024. 130 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23315
Data de defesa: 16-Mai-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

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