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Tipo do documento: Dissertação
Título: Direito à boa morte como estratégia na promoção do cuidado em saúde
Título(s) alternativo(s): Right to a good death as a strategy in health care promotion
Autor: Dias, Quezia Cardoso 
Primeiro orientador: Carvalho, Eloá Carneiro
Primeiro membro da banca: Mendonça, André Luís de Oliveira
Segundo membro da banca: Soares, Samira Silva Santos
Resumo: Objetivo: analisar na literatura científica como a boa morte/eutanásia e a corresponsabilidade terapêutica são abordadas na formação médica. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, centrada nos temas da eutanásia, cuidado integral em saúde, autonomia e educação médica. A pesquisa se deu em quatro plataformas: Google Scholar, Scielo, Pubmed e Portal BVS. Resultados: foram encontrados 242 títulos elegíveis, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram inclusos 49 artigos para a leitura integral dos estudos que preencheram os critérios de análise. Emergiram três categorias temáticas, a saber: Eutanásia, Integralidade em Saúde e Educação Médica. Considerações finais: O estudo mostra a escassez na abordagem da temática sobre a eutanásia na educação médica, bem como a dificuldade desses profissionais ao tratarem da terminalidade de vida, além de apontar a necessidade de uma política nacional que alicerce cenários diversificados, fundamentada em um modelo de boa morte que se proponha acolher incondicionalmente o paciente promovendo qualidade de vida maior no momento de menor qualidade de vida dessas pessoas. Embora incipiente, os estudos são unânimes em reconhecer o direito da pessoa de dispor sobre os rumos da sua vida e de seu corpo, especialmente quando em condições de terminalidade de vida, dando luz a princípios éticos de dignidade e autonomia para um posicionamento de não omissão diante do sofrimento humano durante a fase mais difícil da vida, garantindo respeito à autodeterminação. Apontam ainda que, a falta de autonomia causa sofrimento e que a produção do cuidado integral em saúde é um pratica dialógica, devendo esta ser pautada na corresponsabilidade terapêutica, portanto, é mister a necessidade de dar centralidade na construção de boas práticas de fim de vida e corresponsabilidade terapêutica/autonomia do paciente em todos os âmbitos, principalmente na formação acadêmica, afim de se ultrapassar o modelo biomédico, paternalista e direcionado à cura e ter como horizonte terapêutico o cuidado integral do paciente.
Abstract: Objective: to analyze in the scientific literature how good death/euthanasia and therapeutic co-responsibility are addressed in medical training. Methodology: This is an integrative literature review, focused on the themes of euthanasia, comprehensive health care, autonomy and medical education. The research was conducted on four platforms: Google Scholar, Scielo, Pubmed and Portal BVS. Results: 242 eligible titles were found, after applying the inclusion and exclusion criteria, 49 articles were included for the full reading of the studies that met the analysis criteria. Three thematic categories emerged, namely: Euthanasia, Comprehensive Health and Medical Education. Final considerations: The study shows the scarcity in the approach to the theme of euthanasia in medical education, as well as the difficulty of these professionals when dealing with the end of life, in addition to pointing out the need for a national policy that supports diverse scenarios, based on a model of good death that proposes to unconditionally welcome the patient, promoting a higher quality of life at a time of lower quality of life for these people. Although incipient, studies are unanimous in recognizing the right of individuals to decide the course of their lives and bodies, especially when in terminal conditions, shedding light on ethical principles of dignity and autonomy for a stance of non-omission in the face of human suffering during the most difficult phase of life, ensuring respect for self-determination. They also point out that the lack of autonomy causes suffering and that the production of comprehensive health care is a dialogical practice, which should be based on therapeutic co-responsibility. Therefore, it is essential to give centrality to the construction of good end-of-life practices and therapeutic co-responsibility/patient autonomy in all areas, especially in academic training, in order to overcome the paternalistic biomedical model focused on cure and to have comprehensive patient care as a therapeutic horizon.
Palavras-chave: Morte
Eutanásia
Autonomia Pessoal
Integralidade em Saúde
Medicina
Bioética
Educação Médica
Euthanasia
Autonomy
Comprehensiveness in Health
Medical Education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro
Programa: Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética aplicada e Saúde Coletiva
Citação: DIAS, Quezia Cardoso. Direito à boa morte como estratégia na promoção do cuidado em saúde. 2024. 69 f. Dissertação (Mestrado em Bioética, Ética aplicada e Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23318
Data de defesa: 6-Dez-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Bioética, Ética aplicada e Saúde Coletiva



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