Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23322
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A Elaboração Curricular no Instituto Rio Branco: influências domésticas e externas |
Título(s) alternativo(s): | Curriculum Development at the Rio Branco Institute: domestic and external influences |
Autor: | Marques, Ricardo Almeida ![]() |
Primeiro orientador: | Velasco Júnior, Paulo Afonso Monteiro |
Primeiro membro da banca: | Suppo, Hugo Rogelio |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Rafael Bastos Costa de |
Terceiro membro da banca: | Duarte, Rubens de Siqueira |
Quarto membro da banca: | Silva, Henrique Paiva Nascimento da |
Resumo: | A presente tese tem como principal objeto de estudo a organização curricular do Instituto Rio Branco, bem como o processo de formação do corpo diplomático brasileiro e sua responsividade mediante acontecimentos oriundos das dimensões externa e doméstica. O trabalho procura, valendo-se da ótica da corrente construtivista nas Relações Internacionais e em Educação, bem como de uma revisão bibliográfica a respeito das teorias do currículo em suas vertentes tradicional, crítica e pós-crítica, verificar em que medida o currículo do curso de formação dos diplomatas do Brasil é influenciado por eventos de impacto internacional, caracterizando assim a dimensão externa, e acontecimentos de ordem interna, definindo por sua vez a dimensão doméstica. Para isso, são selecionados vinte e três eventos ou períodos considerados relevantes, sendo onze externos e doze domésticos, perfazendo duas linhas temporais paralelas, a primeira iniciando em 1962 e terminando em 2012, e a segunda de 1956 a 2018. Após o percorrer de tais sequências, elas são revisitadas, porém analisando os currículos praticados antes e após os acontecimentos listados. Tal retomada tem por meta identificar mudanças que reflitam eventuais adaptações aos fatos ocorridos. Tem-se, portanto, como a fonte primária de informações, os anuários do Instituto Rio Branco correspondentes aos anos referenciais investigados. O objetivo final deste trabalho, para além de estimular o debate a respeito da natureza dos currículos imputados ao corpo diplomático brasileiro e sua elaboração, é verificar se as dimensões anteriormente apresentadas possuem maior, menor ou equivalente influência no estabelecimento dos currículos da instituição ao longo do tempo, e assim determinar a sua sensibilidade quanto a pontos de ruptura provenientes das duas origens. |
Abstract: | The main object of study of this thesis is the curricular organization of the Rio Branco Institute, as well as the process of formation of the Brazilian diplomatic corps and its responsiveness to events arising from the external and domestic dimensions. The work seeks, using the perspective of the constructivist theory in International Relations and Education, as well as a bibliographical review regarding curriculum theories in their Traditional, Critical and Post-Critical aspects, to verify to what extent the course curriculum training of Brazilian diplomats is influenced by events of international impact, thus characterizing the external dimension, and events of an internal nature, defining, in turn, the domestic dimension. For this, twenty-three events or periods considered relevant are selected, eleven external and twelve domestic, making up two parallel timelines, the first starting in 1962 and ending in 2012, and the second from 1956 to 2018. After covering such sequences, they are revisited, but analyzing the curricula practiced before and after the events listed. Such review aims to identify changes that reflect possible adaptations to the events that occurred. Therefore, the primary sources of information are the Rio Branco Institute yearbooks corresponding to the reference years investigated. The final objective of this work, in addition to stimulating debate regarding the nature of the curricula attributed to the Brazilian diplomatic corps and their elaboration, is to verify whether the previously presented dimensions have greater, lesser or equivalent influence on the establishment of the institution's curricula throughout the time, and thus determine its sensitivity to breakpoints originating from both sources. |
Palavras-chave: | Instituto Rio Branco Itamaraty Corpo diplomático Currículo Formação curricular Rio Branco Institute Diplomatic corps Curriculum Curricular development |
Área(s) do CNPq: | OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais |
Citação: | MARQUES, Ricardo Almeida. A Elaboração Curricular no Instituto Rio Branco: influências domésticas e externas. 2023. 232 f. Tese (Doutorado em Relações Internacionais) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23322 |
Data de defesa: | 10-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Relações Internacionais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Ricardo Almeida Marques - 2023 - Completa.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.