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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23324
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O Curso Normal do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira e os impactos da Reforma nº 5.692/1971 na formação de professores (1971 a 1982) |
Título(s) alternativo(s): | The Normal Course at the Governador Roberto Silveira Education Institute and the impact of Brazilian Reform No. 5,692/1971 on teacher training (1971 to 1982) |
Autor: | Ferreira, Katia Regina Guimarães Ribeiro ![]() |
Primeiro orientador: | Rangel, Sônia de Oliveira Camara |
Primeiro membro da banca: | Costa, Nailda Marinho |
Segundo membro da banca: | Borges, Angélica |
Resumo: | Esta pesquisa, inserida no campo da História da Educação, tem como objetivo analisar os impactos da Reforma nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, no Curso Normal do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira (IEGRS) no período de 1971 a 1982. O IEGRS foi criado no Município de Duque de Caxias, a partir do Decreto nº 8.272, de 12 de junho de 1962, expedido pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Celso Peçanha (1961- 1962). Inaugurado em 1963 como Instituto de Educação Duque de Caxias, recebeu o nome de Instituto de Educação Roberto Silveira e, em seguida, Instituto de Educação Governador Roberto Silveira em homenagem ao político falecido em 1961. Sua criação ocorreu no contexto de expansão da rede de educação pública em Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro (RJ), resultante do convênio consolidado entre o Município e o Estado do RJ. O recorte temporal proposto justifica-se porque, em 1971, ocorreu a promulgação da Reforma nº 5.692/1971, que estabeleceu novas diretrizes para o primeiro e para o segundo grau e transformou o Curso Normal em Habilitação Específica para o Magistério. Assim como no ano de 1982, há a promulgação da Lei Federal nº 7.044, de 18 de outubro de 1982, que modifica a estrutura da Reforma de 1971, retirando a obrigatoriedade da habilitação profissional, ou seja, anulando o principal fundamento da Lei nº 5.692/1971. Para alcançar os objetivos propostos, utilizamos fontes documentais, a exemplo das matrizes curriculares, diplomas, certificados, regimento escolar, leis e pareceres referentes ao Ensino de 2º grau e Técnicos aprovados de 1971 a 1982. Nesse sentido, foram realizados levantamentos bibliográficos pertinentes à formação de professores, ao Instituto de Educação Governador Roberto Silveira e ao ensino técnico-profissional para o período histórico em pauta, com destaque para a vigência da Legislação nº 5.692/71 até a promulgação da Lei nº 7.044/1982. Recorreu-se também a fontes iconográficas na tentativa de encontrar indícios dos impactos da Reforma nº 5.692/1971 no curso normal do IEGRS. Os periódicos consultados, veiculados no Município de Duque de Caxias, encontram-se disponíveis no Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias. Foram selecionadas matérias jornalísticas publicadas nos periódicos O Municipal, A Folha de Caxias, Tópico, A voz do Povo Caxiense, Luta Democrática e nas revistas Atualidades e Pilares da História. A pesquisa conta com aporte teórico metodológico nos trabalhos de Certeau (2014, 2017), Ginzburg (1989, 2007) e Le Goff (1982, 1994), que nortearam sobre o papel do historiador, as maneiras de se fazer história e o tratamento com as fontes documentais, bem como trabalhos que auxiliam na reflexão do contexto histórico em pauta e a história do IEGRS, como Marinho (2002, 2005, 2011, 2013), Marinho et al. (2017) e Lacerda (2001, 2003, 2008, 2010). Verificou-se que a reforma educacional de 1971 impactou significativamente o Curso Normal, concentrando disciplinas essenciais nos últimos anos e reduzindo o aprofundamento teórico. Essa mudança, influenciada pelo contexto político-econômico do regime militar, moldou a formação docente para atender aos interesses do desenvolvimento capitalista. |
Abstract: | This research, which is part of the field of the History of Education, aims to analyze the impact of Brazilian Reform No. 5,692, of August 11, 1971, on the Normal Course at the Governador Roberto Silveira Institute of Education (IEGRS) between 1971 and 1982. The IEGRS was created in the municipality of Duque de Caxias by Brazilian Decree No. 8,272 of June 12, 1962, issued by the governor of the state of Rio de Janeiro, Celso Peçanha (1961 and 1962). Inaugurated in 1963 as the Duque de Caxias Education Institute, it was renamed the Roberto Silveira Education Institute and then the Governador Roberto Silveira Education Institute in honor of the politician who died in 1961. It was created in the context of the expansion of the public education network in Duque de Caxias, in the state of Rio de Janeiro (RJ), as a result of the agreement between the municipality and the state of RJ. The proposed time frame is justified because, in 1971, Brazilian Reform No. 5,692/1971 was enacted, establishing new guidelines for primary and secondary education and transforming the Normal Course into a Specific Qualification for Teaching. In 1982, Brazilian Federal Law No. 7,044 of October 18, 1982 was enacted, modifying the structure of the 1971 Reform, removing the requirement for professional qualification, in other words, annulling the main foundation of Law No. 5,692/1971. In order to achieve the proposed objectives, we used documentary sources, curricular matrices, diplomas, certificates, school regulations, laws and opinions relating to secondary and technical education approved between 1971 and 1982. To this end, we carried out bibliographical surveys on teacher training, the Governador Roberto Silveira Education Institute and technical-vocational education for the historical period in question, with emphasis on Brazilian Legislation No. 5,692/71 until the enactment of Law No. 7,044/1982. We also used iconographic sources in an attempt to find evidence of the impact of Brazilian Reform No. 5,692/1971 on the IEGRS normal course. The periodicals consulted, published in the municipality of Duque de Caxias, are available at the Historical Institute of the Duque de Caxias City Council. We selected journalistic articles published in the newspapers O Municipal, A Folha de Caxias, Tópico, A voz do Povo Caxiense, Luta Democrática, and the magazines Atualidades and Pilares da História. The research has a theoretical and methodological basis in the works of Certeau (2014, 2017), Ginzburg (1989, 2007) and Le Goff (1982, 1994), which provide guidance on the role of the historian, the ways of making history and the treatment of documentary sources, as well as works that help to reflect on the historical context in question and the history of the IEGRS, such as Marinho (2002, 2005, 2011, 2013), Marinho et al. (2017) and Lacerda (2001, 2003, 2008, 2010). It was found that the Brazilian Reform of 1971 had a significant impact on the Normal Course, concentrating essential subjects in the final years and reducing theoretical depth. This change, influenced by the political and economic context of the Brazilian military regime, molded teacher training to meet the interests of capitalist development. development. |
Palavras-chave: | Formação de professores Curso normal Reforma nº 5.692/1971 Instituto de Educação Governador Roberto Silveira História da educação Teacher training Normal course Brazilian Reform No. 5,692/1971 Governador Roberto Silveira Education Institute History of education |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | FERREIRA, Katia Regina Guimarães Ribeiro. O Curso Normal do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira e os impactos da Reforma nº 5.692/1971 na formação de professores (1971 a 1982). 2024. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23324 |
Data de defesa: | 26-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Arquivos associados a este item:
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