Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23325
Tipo do documento: Tese
Título: Imprensa operária e Educação: experiências formativas de trabalhadores na cidade do Rio de Janeiro na década de 1920
Título(s) alternativo(s): Workers' press and education: workers' educational experiences in the city of Rio de Janeiro in the 1920s
Autor: Pessoa, Renata Rodrigues Chagas 
Primeiro orientador: Rangel, Sonia de Oliveira Camara
Primeiro membro da banca: Maciel, Laura Antunes
Segundo membro da banca: Arend, Silvia Maria Fávero
Terceiro membro da banca: Costa, Ana Luiza Jesus da
Quarto membro da banca: Silva, Márcia Cabral da
Resumo: Esta tese insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, do curso de doutorado em educação, vinculado à Faculdade de Formação de Professores, em São Gonçalo (PPGEdu). A investigação está associada às pesquisas do programa, alinhada às discussões do grupo de pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Infância (NIPHEI) e tem como objetivo analisar, pela imprensa operária, as experiências formativas debatidas e realizadas por trabalhadores da indústria, do comércio e de serviços da cidade do Rio de Janeiro na década de 1920. Foram selecionados como fonte de pesquisa os periódicos Voz do Povo, Órgão da Federação dos Trabalhadores do Rio de Janeiro e do Proletariado em geral, criado em 1920, e A Classe Operária, jornal feito por trabalhadores, para trabalhadores entre os anos de 1925 e 1928, com interrupções de circulação. A década de 1920 constituiu a baliza temporal da investigação, sem enrijecer marcos, na compreensão dos movimentos de cultura de classe como iniciativas educativas, a partir da imprensa operária. Esta assume a perspectiva de circuito privilegiado de matrizes diversificados quanto a projetos sociais difundidos, partilhados e construídos, capaz de promover intervenção no social e no processo de educação pelos trabalhadores, articulada às associações de trabalhadores. Assim, atentamo-nos ao ano de 1920, ano expressivo com a circulação do jornal Voz do Povo e construções com a participação de trabalhadores com diferentes iniciativas, a exemplo do Terceiro Congresso Operário (1920) e o Boletim do Terceiro Congresso Operário (1920). A justificativa percorre os anos de circulação dos jornais, considerando a efervescência dos debates em educação e instrução a partir de diferentes matizes. Coexistindo às discussões de princípios alinhados aos valores e costumes considerados adequados à nação adquiridos na escola, outras concepções foram debatidas. Proposições por uma educação em prol de uma transformação social e a emancipação das classes trabalhadoras, por meio da sua organização e educação, dentre outras abordagens que conversavam em termos didáticos, mas que rompiam com uma perspectiva tradicional. Contempla-se os aspectos particulares de uma cultura de classe (Batalha, 2004), ao identificar formas educativas, a exemplo de festivais, conferências e eventos com um público amplo de trabalhadores, associado ao desejo pela união da classe. A hipótese que orientou a Tese é a de que as classes trabalhadoras participaram dos debates e de diferentes ações na elaboração de projetos de cunho educacional por intermédio da imprensa. Assim, os jornais foram identificados como instrumento educativo e, em articulação, possibilitaram analisar o perfil pedagógico das associações. Neste sentido, investigar iniciativas pela imprensa operária possibilita analisar pautas construídas com e por trabalhadores por sua educação e de seus filhos. A pesquisa conta com o aporte teórico-metodológico dos seguintes autores: Thompson (1981,1998), Certeau (2014), Ginzburg (2007), Le Goff (1996), Darnton (1996), Chartier (1990). Para o diálogo com as fontes e o contexto histórico, apropriou-se principalmente das obras de Barbosa (2007, 2010), Batalha (2000, 2004, 2009), Chalhoub (2001, 2006) Camara (2010), Maciel (2012, 2016) e Costa (2016, 2019).
Abstract: This thesis is part of the research line Teacher Education, History, Memory, and Educational Practices within the Graduate Program in Education - Formative Processes and Social Inequalities, part of the doctoral program in education affiliated with the Faculty of Teacher Education in São Gonçalo (PPGEdu). The investigation is associated with the program's research, aligned with discussions from the Interdisciplinary Research Center on the History of Education and Childhood (NIPHEI) research group. Its aim is to analyze, through the workers' press, the formative experiences discussed and carried out by workers in industry, commerce, and services in Rio de Janeiro city during the 1920s. The research draws from the newspapers Voz do Povo, created in 1920, and A Classe Operária, published between 1925 and 1928, with interruptions in circulation. The years comprising the 1920s constituted the time frame for the investigation, without enriching milestones, in the understanding of class culture movements as educational initiatives, based on the working-class press. This in turn assumes the perspective of a privileged circuit of diversified matrices in terms of widespread social projects, shared, negotiated and constructed, capable of promoting social intervention and in the education process by workers, articulated with worker‘s associations. The year 1920 is particularly significant, marked by the circulation of Voz do Povo and and constructions with the participation of workers with different initiatives, such as the Third Workers' Congress (1920) and the Bulletin of the Third Workers' Congress (1920). The justification goes through the years of newspaper circulation, considering the effervescence of debates in education and instruction from different shades. Coexisting with discussions of principles aligned with the values and customs considered appropriate to the nation acquired at school, other concepts were debated. Proposals for education in favor of social transformation and the emancipation of the working classes, through their organization and education, among other approaches that spoke in didactic terms, but broke with a traditional perspective. Specific aspects of class culture (Batalha, 2004) are examined, identifying educational forms such as festivals, conferences, and events attended by a broad audience of workers, associated with the desire for class unity. The hypothesis that guided the Thesis is that the working classes participated in debates and different actions in the development of educational projects through the press. Thus, newspapers were identified as an educational instrument and, in conjunction, made it possible to analyze the pedagogical profile of the associations. In this sense, investigating initiatives by the workers' press makes it possible to analyze agendas constructed with and by workers for their education and their children's education. The research counts on the theoretical-methodological contribution of the following authors: Thompson (1981,1998), Certeau (2014), Ginzburg (2007), Le Goff (1996), Darnton (1996), Chartier (1990). For the dialogue with the sources and the historical context, it mainly appropriated the works of Barbosa (2007, 2010), Batalha (2000, 2004, 2009), Chalhoub (2001, 2006) Camara (2010), Maciel (2012, 2016 ) and Costa (2016, 2019).
Palavras-chave: História da educação
Educação das classes trabalhadoras
Imprensa operária
Voz do Povo
A Classe Operária
History of education
Education of working classes
Workers' press
Voz do Povo
A Classe Operária
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: PESSOA, Renata Rodrigues Chagas. Imprensa operária e Educação: experiências formativas de trabalhadores na cidade do Rio de Janeiro na década de 1920. 2024. 231 f. Tese (Doutorado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23325
Data de defesa: 2-Ago-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.