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Tipo do documento: Dissertação
Título: A construção da Universidade e suas implicações sócio-históricas: um olhar para a formação docente do Ensino Superior no Brasil
Título(s) alternativo(s): The construction of the University and its socio-historical implications: a look at higher education teacher training in Brazil
Autor: Ferreira, Angélica Silvestre Pereira 
Primeiro orientador: Barros, Kellen Dias de
Primeiro coorientador: Calixto, Hector Renan da Silveira
Primeiro membro da banca: Barão, Gilcilene de Oliveira Damasceno
Segundo membro da banca: Oliveira, Waldma Maíra Menezes de
Resumo: A Universidade tem sido, sobretudo na atualidade, alvo de reflexões, discussões e transformações que impactam, direta e/ou indiretamente na formação do docente universitário. Revela-se, neste cenário, um discurso de se manter um modelo mais tradicional de universidade, no sentido de preservá-la como locus de produção e conservação de conhecimento. Concomitante, revela-se também um discurso para sua reformulação, tendo em vista as demandas mais imediatas da sociedade e, consequentemente, do mercado, focando em sua face de espaço de formação profissional, com natureza mais tecnicista. Tais forças não se excluem, ao contrário, compõem a instituição que está sempre em processo de mudança. Vale ressaltar que a universidade é constituída numa relação direta e fundamental com a sociedade e que se faz necessário revisitar a história de sua formação para compreender seu lugar atualmente. Este trabalho direciona-se para a análise sobre o lugar da universidade, especificamente no Brasil, tendo como foco a formação de professores. Para atingir tal objetivo, faz-se um passeio historiográfico da construção da instituição universitária no mundo, bem como a construção da função docente nesse espaço. Passa-se pelos principais modelos de universidades no mundo e chega-se à história de como a Universidade se constitui no Brasil. Em outras palavras, busca-se realizar uma análise histórica da construção das universidades no mundo e no Brasil; situar (caracterizar) a universidade brasileira a partir dos modelos de universidades mapeados, como também apresentar indícios sobre formação para atuação no Magistério Superior. Sobre a questão norteadora, o estudo indaga: entendendo-se a universidade na tensão dos dois vieses, entre o lócus do saber e a fonte de mão de obra especializada, qual o panorama atual da formação para atuação no Magistério Superior? Diante desse contexto, busca-se observar o atual cenário da formação dos docentes universitários no Brasil, no que se refere à área da Educação, de acordo com a legislação brasileira e com os dados oficiais.Vale ressaltar que se analisará o grau de formação exigida por lei para o Magistério Superior e a que de fato se vê aplicada. Dessa forma observa-se particularmente o número de docentes do Ensino Superior que apresentam ou não pós-graduação stricto sensu atualmente no Brasil. Na profusão de estudos e discussões, o presente trabalho realiza um estudo descritivo exploratório, em uma perspectiva qualitativa (Minayo, 1993; Demo, 1996; Gil; 1999; Gunther, 2006). Busca-se dialogar com estudos sobre a formação do docente superior, sobre a história das universidades desde o período medieval até os tempos atuais, evocando pensadores como Fernando de Azevedo; Christophe Charle; Luiz Antônio Cunha; Maria de Lourdes Fávero; Antônio Carlos Martins; Darcy Ribeiro.
Abstract: The University has been, especially nowadays, the target of reflections, discussions and transformations that impact, directly and/or indirectly, the training of university teachers. In this scenario, a discourse of conservation of a more traditional model of university is revealed, with the aim of conserving it as a locus of production and conservation of knowledge. Concomitantly, a discourse for its reformulation is also revealed, taking into account the more immediate demands of society and, consequently, of the market, focusing on its face as a professional training space, with a more technical nature. Such forces do not exclude each other, on the contrary, they make up the institution that is always in a process of change. It is worth highlighting that the university is constituted in a direct and fundamental relationship with society and that it is necessary to revisit the history of its formation to understand its place today. This work aims to analyze the place of the University, specifically in Brazil, focusing on teacher training. To achieve this objective, a historiographical tour of the construction of the University institution in the world, as well as the construction of the teaching role in this space. We go through the main models of universities in the world and arrive at the history of how the University is constituted in Brazil. We go through the main models of universities in the world and arrive at the history of how the University is constituted in Brazil. In other words, the aim is to carry out a historical analysis of the construction of universities in the world and in Brazil; situate (characterize) the Brazilian university based on the mapped university models, as well as present evidence on training for higher education teaching. Regarding the guiding question, the study asks: understanding the university in the tension of two biases, between the locus of knowledge and the source of specialized labor, what is the current panorama of training for higher education teaching? Given this context, we seek to observe the current scenario of university teacher training in Brazil, with regard to the area of Education, in accordance with Brazilian legislation and official data. It is worth highlighting that the degree of training required will be analyzed by law for the Superior Magisterium and the one that is actually applied. In this way, we particularly observe the number of Higher Education professors who currently have or do not have a stricto sensu postgraduate degree in Brazil. In the profusion of studies and discussions, the present work carries out an exploratory descriptive study, from a qualitative perspective (Minayo, 1993; Demo, 1996; Gil; 1999; Gunther, 2006). The aim is to dialogue with studies on the training of higher education teachers, on the history of universities from the medieval period to current times, evoking thinkers such as Fernando de Azevedo; Christophe Charles; Luiz Antônio Cunha; Maria de Lourdes Fávero; Antônio Carlos Martins; Darcy Ribeiro.
Palavras-chave: Teacher training
Higher education
Universidade
Formação Docente
Magistério Superior
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: FERREIRA, Angélica Silvestre Pereira. A construção da Universidade e suas implicações sócio-históricas: um olhar para a formação docente do Ensino Superior no Brasil. 2024. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23327
Data de defesa: 6-Dez-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação



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