Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23334
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Formação inicial de professores: análise do currículo de Pedagogia referente à inclusão de estudantes com deficiência |
Título(s) alternativo(s): | Initial teachers education: analysis of the Pedagogy curriculum regarding the inclusion of students with disabilities |
Autor: | Nascimento, Rayane Pereira do ![]() |
Primeiro orientador: | Dutra, Flávia Barbosa da Silva |
Primeiro membro da banca: | Redig, Annie Gomes |
Segundo membro da banca: | Mesquita, Silvana Soares de Araújo |
Resumo: | A Educação Especial (EE) é uma modalidade da Educação que deve perpassar por todos os níveis de ensino, destacando aqui as universidades dentro dos cursos de licenciatura, enquanto formadoras de professores e, portanto, teoricamente, local de abrangência da EE. Deste modo, esta dissertação investigou a formação inicial dos futuros docentes na perspectiva da Educação Inclusiva nas universidades públicas do estado do Rio de Janeiro na modalidade presencial. A pesquisa de caráter qualitativa através de pesquisa de campo e documental, foi dividida em três etapas, correspondendo aos três instrumentos de coleta de dados utilizados: análise documental, entrevista e questionário. A primeira etapa realizou-se o mapeamento das universidades públicas do estado do Rio de Janeiro, coleta das ementas e planos de ensino para posterior exploração. A análise documental se deu em duas etapas, na primeira buscamos todas as disciplinas que tinham no nome alguma alusão à EE e na segunda procuramos nas demais disciplinas, que a princípio não tinham relação com a EE alguma menção sobre o tema, para isso selecionamos alguns descritores. O segundo momento, foi a realização de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores dos cursos de Pedagogia, onde foi elaborado um roteiro prévio para guiar a conversa, estas foram devidamente gravadas com a autorização dos participantes. A terceira e última etapa da pesquisa foi através da construção de um questionário para os concluintes do curso de Pedagogia. A análise dos dados foi norteada pela análise de conteúdo, segundo Bardin (2009), esta técnica se aplica a estudos com discursos. Os resultados revelam que os cursos cumprem a lei ofertando ao menos uma disciplina sobre EE, entretanto nem todas oferecem a disciplina de Libras conforme decreto. Também foi possível notar que outras poucas disciplinas abordam a EE, não sendo assim, um tema interdisciplinar. Verificamos que falta investimento das universidades em relação a formação dos professores do Ensino Superior, não identificamos através da fala dos coordenadores uma política interna que promova o desenvolvimento da docência em relação a EE. Pudemos observar também que os graduandos de Pedagogia não possuem uma posição uniforme quanto a formação inicial dada a eles em relação a EE, uns estão satisfeitos, enquanto outros não. Dessa maneira, é relevante compreender que a temática da EE não deve pertencer a poucas disciplinas, mas perpassar por um número maior, uma vez que o papel da inclusão da pessoa com deficiência (PcD) é de todos os entes envolvidos. Evidenciamos que para que isso ocorra, se faz necessário transformação institucional como mudanças no Projeto Político Pedagógico em relação a inclusão de PcD e em investimento na formação dos docentes, contribuindo para um processo de ensino-aprendizagem mais embasado. |
Abstract: | Special Education (SE) is a type of education that should be embraced by all levels of education, with emphasis on universities within degree courses, as teacher trainers and therefore, theoretically, the place where SE is mainstreamed. In this way, this dissertation investigated the initial training of future teachers from the perspective of Inclusive Education at public universities in the state of Rio de Janeiro. The research is qualitative and also a field and documentary study, which was divided into three stages, corresponding to the three data collection instruments used: documentary analysis, interview and questionnaire. The first stage involved mapping the public universities in the state of Rio de Janeiro, collecting syllabuses and teaching plans for later exploration. Document analysis was carried out in two stages: in the first, we looked for all the subjects whose name alluded to EE and in the second, we looked for any other subjects that were not related to EE, and selected some descriptors. The second stage was semi-structured interviews with the coordinators of the Pedagogy courses, where a script was drawn up to guide the conversation, which were duly recorded with the participants authorization. The third and final stage of the research was through the construction of a questionnaire for the graduates of the Pedagogy course. The analysis of the data was guided by content analysis, according to Bardin (2009), this technique is applied to discourse studies. The results show that the courses comply with the law by offering at least one subject on EE, but not all of them offer the subject of Libras in accordance with the decree. It was also possible to notice that very few other subjects deal with EE, so it has not been an interdisciplinary approach. We found that there is a lack of investment by universities in relation to the training of higher education teachers, and we did not identify an internal policy that promotes the development of teaching in relation to EE. We were also able to observe that the Pedagogy undergraduates do not have a uniform position regarding the initial training given to them in relation to EE, some are satisfied, while others are not. In this way, it is important to understand that the topic of EE should not belong to just a few disciplines, but should permeate a larger number, since the role of including people with disabilities (PwD) belongs to all those involved. It is clear that for this to happen, institutional transformation is necessary, such as changes to the Pedagogical Political Project in relation to the inclusion of PwD and investment in teacher training, contributing to a more grounded teaching-learning process. |
Palavras-chave: | Teacher training Inclusive education Students with disabilities Curriculum Formação docente Educação inclusiva Currículos Estudantes com deficiência |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | NASCIMENTO, Rayane Pereira do. Formação inicial de professores: análise do currículo de Pedagogia referente à inclusão de estudantes com deficiência. 2024. 250 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23334 |
Data de defesa: | 18-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Rayane Pereira do Nascimento - 2024 - Completa.pdf | 12,35 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Rayane Pereira do Nascimento - 2024.pdf | 1,62 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Rayane Pereira do Nascimento - 2025.pdf | 178,08 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.