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Tipo do documento: Dissertação
Título: A EJA e o ensino de Geografia para adultos e idosos no município de Itaboraí (RJ): um olhar sobre o CREMII
Título(s) alternativo(s): EJA and the teaching of Geography for adults and the elderly in the municipality of Itaboraí (RJ): a look at CREMII
Autor: Martinho, Rodrigo Cotta 
Primeiro orientador: Andrade, Rodrigo Coutinho
Primeiro membro da banca: Simão, Mário Pires
Segundo membro da banca: Santos, Enio José Serra dos
Resumo: Ao longo das últimas décadas as políticas curriculares demarcaram as diferentes ciências na Educação Básica e nas modalidades de ensino diante da reconfiguração da relação ensino-aprendizagem, afetando de modo profícuo o ensino de Geografia por meio da cimentação da Pedagogia das Competências. Em relação à Educação de Jovens e Adultos (EJA), observou-se a continuidade do formato enxuto e aligeirado por meio da supressão de conteúdos em virtude da sua estrutura curricular e cronológica, considerando – por razões óbvias – sua polivalência na oferta nos distintos sistemas de ensino. Nesse caso, que se trata do Centro de Referência de Educação Municipal de Idosos de Itaboraí (CREMII), a prescrição curricular sofreu alterações que levaram à criação da disciplina Geo-história. Neste sentido, o objeto da presente dissertação de mestrado tem como centralidade a política curricular para o CREMII, não destoante das tendências em escalas superiores, tomando como problema sua potencialidade, ou não, para a formação crítica em geografia. O objetivo geral da pesquisa pretende compreender as práticas curriculares na EJA e no CREMII, com destaque à importância do papel do ensino de geografia crítica na escola, através da elaboração e adoção de referencial curricular de concepção histórico-crítica, voltado às particularidades de estudantes acima de 50 anos de idade, no contexto da EJA no âmbito nacional e no município de Itaboraí. Trata-se de uma pesquisa básica, de caráter explicativo-exploratório, que tem como procedimentos técnico-metodológicos a pesquisa bibliográfica, levantamento e análise de dados quantitativos de órgãos oficiais e de documentos da legislação educacional. A adoção dos procedimentos da pesquisa leva em consideração o caráter exploratório desta, baseada em um estudo de caso sobre o CREMII, dadas as suas características como centro de referência para o ensino de adultos e idosos. A pesquisa pretende contribuir com uma proposta de ensino de geografia para esse estrato etário, considerando suas particularidades e contextos específicos, além de promover reflexões sobre a importância da educação crítica e emancipatória no atual cenário social, político e econômico brasileiro, relacionados às contrarreformas educacionais que buscam orientar os processos teórico-pedagógicos no sentido da formação do trabalhador flexível, preparado para atender às demandas neoliberais das classes dominantes. Como principais resultados a pesquisa aponta a redução significativa no número de matrículas na EJA aliada à consolidação do ENCCEJA como exame certificatório de âmbito nacional e à forma como estados e municípios conduzem a oferta de vagas em suas redes de ensino; a relação do processo de juvenilização da EJA com práticas gerencialistas das secretarias de educação; o envelhecimento docente diante do desinteresse dos jovens pela carreira no magistério como consequência da desvalorização social, política e remuneratória e à ampliação do regime de contratação temporária; e o contraponto à Pedagogia das Competências a partir da adoção de referenciais curriculares de concepção histórico-crítica, aliados à epistemologia crítica da ciência geográfica e ao ensino pautado pela ótica do trabalho, da produção social do espaço, das relações sociais de classe e dos arranjos e contradições do espaço geográfico capitalista.
Abstract: Over recent decades, curriculum policies have delineated the distinct sciences within Basic Education and its various modalities, reshaping the teaching-learning relationship. This process has had a significant impact on Geography education through the consolidation of the Pedagogy of Competencies. In the case of Youth and Adult Education (EJA), the continuation of a streamlined and accelerated format has been observed, marked by the suppression of content due to its curricular and chronological structure, given—understandably—its polyvalence in offering education across different systems. In the context of the Itaboraí Municipal Education Reference Center for the Elderly (CREMII), curriculum prescriptions were modified to create the Geo-History subject. Accordingly, this master’s dissertation focuses on CREMII's curriculum policy, aligning it with broader trends at higher levels, and examines its potential—or lack thereof—to foster critical geographical education. The general objective of this research is to understand curricular practices within EJA and CREMII, emphasizing the role of critical geography education in schools. This involves developing and adopting a historical-critical curricular framework tailored to the specific needs of students over 50 years of age within the context of EJA at the national level and in the municipality of Itaboraí. This is a basic, exploratory-explanatory research project, employing bibliographical review, data collection, and quantitative analysis of official sources and educational legislation documents as its technical-methodological procedures. These procedures reflect the exploratory nature of the study, which is based on a case study of CREMII due to its characteristics as a reference center for adult and elderly education. The research seeks to propose a geography teaching approach for this age group, considering their particularities and specific contexts, while fostering reflections on the importance of critical and emancipatory education in Brazil’s current social, political, and economic landscape. This discussion is especially relevant in light of counter-reforms in education aimed at steering theoretical and pedagogical processes towards producing flexible workers who meet the neoliberal demands of dominant classes. The main findings point to a significant decline in EJA enrollment rates, coupled with the consolidation of ENCCEJA as a nationwide certification exam and the way states and municipalities manage enrollment offerings within their networks. The research also highlights the "juvenilization" process in EJA, linked to managerial practices within education departments, alongside the aging teaching workforce. This latter issue stems from young people’s waning interest in teaching careers due to low social, political, and financial recognition, as well as the expansion of temporary hiring regimes. Lastly, the study underscores the contrast between the Pedagogy of Competencies and the adoption of historical-critical curricular frameworks, informed by critical epistemology in geographic science. These frameworks focus on work, the social production of space, class relations, and the arrangements and contradictions of capitalist geographical space.
Palavras-chave: EJA
Neoliberalismo
Ensino de geografia
Política pública
CREMII
EJA
Neoliberalismo
Geography teaching
Public policy
CREMII
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP)
Citação: MARTINHO, Rodrigo Cotta. A EJA e o ensino de Geografia para adultos e idosos no município de Itaboraí (RJ): um olhar sobre o CREMII. 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23337
Data de defesa: 16-Dez-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP)



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