Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23344
Tipo do documento: Dissertação
Título: Sentidos das masculinidades em vídeos do canal do YouTube Porta dos Fundos
Título(s) alternativo(s): Meanings of masculinities in videos from the YouTube channel Porta dos Fundos
Autor: Motta, Arthur Alves
Primeiro orientador: Couto Junior, Dilton Ribeiro do
Primeiro coorientador: Brito, Leandro Teófilo de
Primeiro membro da banca: Amaro, Ivan
Segundo membro da banca: Sepulveda, Denize
Terceiro membro da banca: Duque, Tiago
Resumo: Este trabalho de mestrado tem como objetivo investigar a construção de códigos e sentidos das masculinidades presentes em vídeos do canal do YouTube Porta dos Fundos. Os principais conceitos que fundamentam o estudo são: cibercultura, a heteronormatividade e as masculinidades pensadas por meio da performatividade de gênero. A cartografia online balizada em aportes pós-estruturalistas foi a metodologia adotada para acompanhar o fluxo informacional criado/postado em um dos maiores canais do YouTube no Brasil. Meu percurso cartográfico reuniu 10 vídeos do canal Porta Fundos, publicados nos anos de 2020 e 2021, que tem como temática central questões relacionadas às masculinidades. Os vídeos foram transcritos e os enunciados separados em cinco linhas de significação, a saber: 1) masculinidade tóxica, 2) homem desconstruído, 3) masculinidades dissidentes, 4) tamanho do pênis e 5) paternidade. Os enunciados foram analisados por meio do referencial teórico da performatividade da linguagem e de gênero. Dentre os achados da dissertação, destaco que a masculinidade tóxica foi entendida como perforatizações de masculinidade em que a reiteração da norma aparece mais que seus deslocamentos. Ao abordar a masculinidade normativa de forma cômica por meio da paródia, um dos potenciais efeitos performativos pode ser o tensionamento do suposto ideal estável de masculinidade. Por homem em desconstrução, entendo as performatizações de masculinidade de homens heterossexuais em que se buscam os deslocamentos da norma em contraponto às suas reiterações. Embora possamos observar alguns avanços nessas performatizações de masculinidade, ainda é possível observar a constante negociação desses sujeitos com os aspectos (hetero)normativos. As masculinidades dissidentes apareceram com sujeitos que performatizam a sexualidade de maneira não-heterossexual. Se outrora o humor foi utilizado nas produções culturais para fazer zombarias desses sujeitos, nos vídeos analisados elas surgem como possibilidades legítimas. O tamanho do pênis foi analisado como um significante da masculinidade dos sujeitos e pude observar que quanto maior o pênis, maior a masculinidade atribuída a esses sujeitos. Por fim, foram analisados os sentidos de paternidade mobilizados nos vídeos. Ficou evidente o quanto o modelo patriarcal de família burguesa influencia até hoje nas concepções tradicionais de paternidade, que se encontram em consonância com o modelo normativo de masculinidade. Finalizei o texto propondo pensar uma educação dentro-fora que desestabilize a heteronormatividade, promovendo a multiplicidade de formas de entender a constituição das masculinidades.
Abstract: This master's thesis aims to investigate the construction of codes and meanings related to masculinities present in videos from the YouTube channel Porta dos Fundos. The main concepts that underpin the study are: cyberculture, heteronormativity, and masculinities understood through gender performativity. Online cartography, grounded in post-structuralist approaches, was the methodology adopted to track the informational flow created/posts in one of the largest YouTube channels in Brazil. My cartographic journey compiled 10 videos from the Porta dos Fundos channel published in 2020 and 2021, which focus on issues related to masculinities. The videos were transcribed, and the statements were categorized into five lines of meaning: 1) toxic masculinity, 2) deconstructed man, 3) dissident masculinities, 4) penis size, and 5) fatherhood. The statements were analyzed through the theoretical framework of language and gender performativity. Among the findings of the dissertation, I highlight that toxic masculinity was understood as performances of masculinity in which the reiteration of the norm appears more prominently than its displacements. By comically addressing normative masculinity through parody, one potential performative effect may be the tensioning of the supposed stable ideal of masculinity. By "deconstructed man," I refer to the performances of masculinity of heterosexual men who seek to displace the norm in contrast to its reiterations. Although we can observe some advancements in these performances of masculinity, it is still possible to see the constant negotiation of these subjects with (hetero)normative aspects. Dissident masculinities appeared through subjects who perform their sexuality in a non-heterosexual manner. Whereas humor was once used in cultural productions to mock these subjects, in the analyzed videos, they emerge as legitimate possibilities. Penis size was analyzed as a signifier of the masculinity of these subjects, and I observed that the larger the penis, the greater the masculinity attributed to these individuals. Finally, the meanings of fatherhood present in the videos were analyzed. It became evident how much the patriarchal model of bourgeois family still influences traditional conceptions of fatherhood, which align with the normative model of masculinity. I concluded the text by proposing a consideration of an inside-out education that destabilizes heteronormativity, promoting a multiplicity of ways to understand the constitution of masculinities.
Palavras-chave: Cyberculture
Gender
Education
Gênero
Cibercultura
Educação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: MOTTA, Arthur Alves. Sentidos das masculinidades em vídeos do canal do YouTube Porta dos Fundos. 2024. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23344
Data de defesa: 22-Nov-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.