Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23345
Tipo do documento: Dissertação
Título: Corpos Plurais na Educação Física: Conversas com Professora(e)s sobre Gênero e Sexualidades
Título(s) alternativo(s): Cuerpos plurales en educación física: conversaciones con docentes sobre género y sexualidades
Autor: Moura, Fernanda Neiva 
Primeiro orientador: Amaro, Ivan
Primeiro membro da banca: Souza, Flavia Faissal de
Segundo membro da banca: Brito, Leandro Teófilo de
Terceiro membro da banca: Guedes, Adrianne Ogêda
Resumo: Essa dissertação se encontra dentro da abordagem das teorias pós-críticas e pós-estruturais, se colocando contra os essencialismos e binarismos enraizados na sociedade e, principalmente, ainda muito presentes nas aulas de Educação Física escolar, entendendo que pesquisar é um ato político. Esta pesquisa tem como foco a pluralidade das corporeidades presentes no espaço escolar. Assim, o objetivo é investigar as percepções de professoras/es de Educação Física que atuam no Ensino Básico, sobre os corpos da(o)s aluna(o)s, buscando identificar que relações estabelecem com as questões de gênero e sexualidades no cotidiano de suas aulas, bem identificar quais as noções com as quais operam. A metodologia se pautou nos princípios da cartografia, entendendo que toda pesquisa é processo e se constrói nos emaranhados do próprio caminhar, utilizando da conversa como principal procedimento para ter acesso às experiências das/os docentes da Educação Básica e que atuam no Rio de Janeiro. Para isso, foram utilizados de três (03) pontos de inquietações na tentativa de identificar como as concepções de gênero e sexualidades são evidenciadas nas aulas e quais indícios de práticas não-estigmatizantes dos movimentos e gestos corporais foram encontrados. Foram eles: Como as/os professoras/es fazem ou não a divisão das/os alunas/os em suas aulas, se tiveram ou não acesso ao anúncio da Copa do Mundo Feminina de Futebol em 2027, sediada no Brasil e como as/os professoras/es pretendiam ou não abordar a temática dos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, na França. Considerando o método utilizado que pauta a não linearidade dos procedimentos, foi possível notar que a formação continuada não é a solução para superar o despreparo docente para abordar a temática, mas é um caminho possível, a formação docente necessita de uma grade curricular que forme professoras/es que tenham o contato com os conceitos vinculados às pluralidades relacionadas à corporeidades, gêneros e sexualidades.
Abstract: Esta disertación se inscribe en el abordaje de las teorías poscríticas y posestructurales, ubicándose en contra de esencialismos y binarismos arraigados en la sociedad y, principalmente, aún muy presentes en las clases de Educación Física escolar, entendiendo que la investigación es un acto político. Esta investigación se centra en la pluralidad de corporeidades presentes en el espacio escolar. Así, el objetivo es investigar las percepciones de los docentes de Educación Física que trabajan en la Educación Básica, sobre el cuerpo de sus estudiantes, buscando identificar qué relaciones establecen con las cuestiones de género y sexualidades en el cotidiano de sus clases, así como identificar. con qué nociones operan. La metodología se basó en los principios de la cartografía, entendiendo que toda investigación es un proceso y se construye sobre los enredos del caminar mismo, utilizando la conversación como procedimiento principal para acceder a las experiencias de los profesores de Educación Básica que actúan en Río de Janeiro. Para ello, se utilizaron tres (03) puntos de preocupación en el intento de identificar cómo se resaltan las concepciones de género y sexualidades en las clases y qué signos de prácticas no estigmatizantes de movimientos y gestos corporales se encontraron. Ellos eran: ¿Cómo dividen o no los profesores a los estudiantes en sus clases, si tuvieron acceso o no al anuncio del Mundial de Fútbol Femenino de 2027, celebrado en Brasil, y cómo lo hacen los profesores si tenían o no la intención de abordar el tema del 2024? Juegos Olímpicos en París, Francia. Considerando el método utilizado que orienta la no linealidad de los procedimientos, se pudo notar que la formación continua no es la solución para superar la despreparación docente para abordar el tema, pero es un camino posible, la formación docente requiere de un currículo que capacite a los docentes. /es que tienen contacto con conceptos ligados a pluralidades relacionadas con la corporalidad, los géneros y las sexualidades.
Palavras-chave: Pluralidad de cuerpos
Educación
Género
Educação física escolar
Pluralidade de corpos
Gênero
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: MOURA, Fernanda Neiva. Corpos Plurais na Educação Física: Conversas com Professora(e)s sobre Gênero e Sexualidades. 2024. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23345
Data de defesa: 21-Out-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.