Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23356
Tipo do documento: Dissertação
Título: O papel dos pré-vestibulares sociais e populares na formação de professores de Geografia: olhares sobre o PVS/Cecierj e a Rede Emancipa
Título(s) alternativo(s): El papel de los cursos preuniversitario social y popular en la formación de profesores de Geografía: perspectivas sobre PVS/Cecierj y Rede Emancipa
Autor: Villarino, Caio Vitor 
Primeiro orientador: Simão, Mario Pires
Primeiro membro da banca: França Filho, Astrogildo Luiz de
Segundo membro da banca: Maia, Eduardo José Pereira
Resumo: Na presente pesquisa, buscamos investigar a importância dos projetos sociais e populares de pré-vestibulares para a formação docente. Dentro do amplo campo dos debates sobre Educação Popular, no atual contexto da educação brasileira, os pré-vestibulares populares e sociais ocupam um espaço de importância significativa. O objetivo desse trabalho é compreender o papel dessas iniciativas na formação técnica e política de jovens professores de Geografia, levando em conta suas potencialidades e limitações. A análise será feita em dois cursos pré-vestibulares sociais presentes na região metropolitana do Rio de Janeiro. Para tal, serão realizadas entrevistas com professores de Geografia formados durante os últimos dez anos (2010-2020) e que tiveram experiências em cursos pré-vestibulares sociais e/ou comunitários e com coordenadores dos cursos Pré-Vestibular Social do CEDERJ/Cecierj (Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro) e da Rede Emancipa. A partir desses instrumentos metodológicos, essa pesquisa busca contribuir para uma análise teórica crítica sobre dicotomia entre teoria e prática, uma vez que pesquiso e trabalhei em cursos pré-vestibulares sociais.
Abstract: En esta investigación buscamos indagar en la importancia de los proyectos preuniversitarios sociales y populares para la formación docente. Dentro del amplio campo de debates sobre Educación Popular, en el contexto actual de la educación brasileña, los exámenes preuniversitarios populares y sociales ocupan un espacio de significativa importancia. El objetivo de este trabajo es comprender el papel de estas iniciativas en la formación técnica y política de jóvenes profesores de Geografía, teniendo en cuenta sus potencialidades y limitaciones. El análisis se realizará en dos cursos preuniversitarios sociales presentes en la región metropolitana de Río de Janeiro. Para ello, se realizarán entrevistas a docentes de Geografía formados durante los últimos diez años (2010-2020) y que tuvieron experiencia en cursos preuniversitarios sociales y/o comunitarios y a coordinadores de los cursos Preuniversitarios Sociales del CEDERJ/ Cecierj (Centro de Educación a Distancia del Estado de Río de Janeiro) y la Red Emancipa. Utilizando estos instrumentos metodológicos, esta investigación busca contribuir a un análisis teórico crítico de la dicotomía entre teoría y práctica, ya que investigo y trabajo en cursos preuniversitarios sociales.
Palavras-chave: Pré-vestibulares sociais
Educação popular
Professores de Geografia
Formação docente
Saberes docentes
Preuniversitario social
Educación popular
Profesores de Geografía
Formación de profesores
Enseñanza del conocimiento
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA DA POPULACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP)
Citação: VILLARINO, Caio Vitor. O papel dos pré-vestibulares sociais e populares na formação dos professores de Geografia: olhares sobre o PVS/Cecierj e a Rede Emancipa. 2024. 127 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23356
Data de defesa: 7-Out-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.