Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23356
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O papel dos pré-vestibulares sociais e populares na formação de professores de Geografia: olhares sobre o PVS/Cecierj e a Rede Emancipa |
Título(s) alternativo(s): | El papel de los cursos preuniversitario social y popular en la formación de profesores de Geografía: perspectivas sobre PVS/Cecierj y Rede Emancipa |
Autor: | Villarino, Caio Vitor ![]() |
Primeiro orientador: | Simão, Mario Pires |
Primeiro membro da banca: | França Filho, Astrogildo Luiz de |
Segundo membro da banca: | Maia, Eduardo José Pereira |
Resumo: | Na presente pesquisa, buscamos investigar a importância dos projetos sociais e populares de pré-vestibulares para a formação docente. Dentro do amplo campo dos debates sobre Educação Popular, no atual contexto da educação brasileira, os pré-vestibulares populares e sociais ocupam um espaço de importância significativa. O objetivo desse trabalho é compreender o papel dessas iniciativas na formação técnica e política de jovens professores de Geografia, levando em conta suas potencialidades e limitações. A análise será feita em dois cursos pré-vestibulares sociais presentes na região metropolitana do Rio de Janeiro. Para tal, serão realizadas entrevistas com professores de Geografia formados durante os últimos dez anos (2010-2020) e que tiveram experiências em cursos pré-vestibulares sociais e/ou comunitários e com coordenadores dos cursos Pré-Vestibular Social do CEDERJ/Cecierj (Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro) e da Rede Emancipa. A partir desses instrumentos metodológicos, essa pesquisa busca contribuir para uma análise teórica crítica sobre dicotomia entre teoria e prática, uma vez que pesquiso e trabalhei em cursos pré-vestibulares sociais. |
Abstract: | En esta investigación buscamos indagar en la importancia de los proyectos preuniversitarios sociales y populares para la formación docente. Dentro del amplio campo de debates sobre Educación Popular, en el contexto actual de la educación brasileña, los exámenes preuniversitarios populares y sociales ocupan un espacio de significativa importancia. El objetivo de este trabajo es comprender el papel de estas iniciativas en la formación técnica y política de jóvenes profesores de Geografía, teniendo en cuenta sus potencialidades y limitaciones. El análisis se realizará en dos cursos preuniversitarios sociales presentes en la región metropolitana de Río de Janeiro. Para ello, se realizarán entrevistas a docentes de Geografía formados durante los últimos diez años (2010-2020) y que tuvieron experiencia en cursos preuniversitarios sociales y/o comunitarios y a coordinadores de los cursos Preuniversitarios Sociales del CEDERJ/ Cecierj (Centro de Educación a Distancia del Estado de Río de Janeiro) y la Red Emancipa. Utilizando estos instrumentos metodológicos, esta investigación busca contribuir a un análisis teórico crítico de la dicotomía entre teoría y práctica, ya que investigo y trabajo en cursos preuniversitarios sociales. |
Palavras-chave: | Pré-vestibulares sociais Educação popular Professores de Geografia Formação docente Saberes docentes Preuniversitario social Educación popular Profesores de Geografía Formación de profesores Enseñanza del conocimiento |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA DA POPULACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP) |
Citação: | VILLARINO, Caio Vitor. O papel dos pré-vestibulares sociais e populares na formação dos professores de Geografia: olhares sobre o PVS/Cecierj e a Rede Emancipa. 2024. 127 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23356 |
Data de defesa: | 7-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Caio Vitor Villarino - 2024 - Completa.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Caio Vitor Villarino - 2025.pdf | 205,04 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Caio Vitor Villarino - 2025.pdf | 298 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.