Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23357
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Estações de memórias: nos trilhos da história local de Vila Velha/ES |
Título(s) alternativo(s): | Memory stations: on the tracks of local in Vila Velha/ES |
Autor: | Rocha, Tatiana Feitoza da ![]() |
Primeiro orientador: | Reznik, Luís |
Primeiro membro da banca: | Monti, Cario Guimarães |
Segundo membro da banca: | Ribeiro, Felipe Augusto dos Santos |
Resumo: | A dissertação propõe reflexões sobre as potencialidades da história local como estratégia pedagógica para promoção do ensino de história, mobilizando de forma crítica os conceitos de memória, identidade e patrimônio cultural. Nesse contexto, o município de Vila Velha, no Espírito Santo, é apresentado como cenário dessa investigação, destacando-se enquanto espaço de memórias e de construção de identidades. Como produto final da pesquisa, foram elaboradas cinco oficinas que integram teoria e prática pedagógica de forma dinâmica, possibilitando uma abordagem contextualizada que explora diferentes temporalidades e temáticas relacionadas à história local. Por meio dessas oficinas, pretende-se que os alunos participem de forma ativa na construção do conhecimento histórico, estimulando-os a se visualizarem e se compreenderem enquanto sujeitos históricos do seu tempo, capazes de reconhecer seu papel nos processos sociais e culturais de sua comunidade e do mundo ao seu redor. |
Abstract: | The dissertation proposes reflections on the potential of local history as a pedagogical strategy to promote the teaching of history, mobilizing in a critical way the concepts of memory, identity and cultural heritage. In this context, the municipality of Vila Velha, in Espírito Santo, is presented as the setting for this investigation, standing out as a space for memories and the construction of identities. As a final product of the research, five workshops were developed that dynamically integrate theory and pedagogical practice, enabling a contextualized approach that explores different temporalities and themes related to local history. Through these workshops, it is intended that students actively participate in the construction of historical knowledge, encouraging them to visualize and understand themselves as historical subjects of their time, capable of recognizing their role in the social and cultural processes of their community. and the world around you. |
Palavras-chave: | History teaching Historical knowledge in the school space Local history Memory Identity Ensino de história Saberes históricos no espaço escolar História local Memória Identidade |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Citação: | ROCHA, Tatiana Feitoza da. Estações de memórias: nos trilhos da história local de Vila Velha/ES. 2024. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23357 |
Data de defesa: | 8-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Tatiana Feitoza da Rocha - 2024 - Completa.pdf | 45,45 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Tatiana Feitoza da Rocha - 2024.pdf | 625,39 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Tatiana Feitoza da Rocha - 2024.pdf | 298,12 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.