Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23357
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estações de memórias: nos trilhos da história local de Vila Velha/ES
Título(s) alternativo(s): Memory stations: on the tracks of local in Vila Velha/ES
Autor: Rocha, Tatiana Feitoza da 
Primeiro orientador: Reznik, Luís
Primeiro membro da banca: Monti, Cario Guimarães
Segundo membro da banca: Ribeiro, Felipe Augusto dos Santos
Resumo: A dissertação propõe reflexões sobre as potencialidades da história local como estratégia pedagógica para promoção do ensino de história, mobilizando de forma crítica os conceitos de memória, identidade e patrimônio cultural. Nesse contexto, o município de Vila Velha, no Espírito Santo, é apresentado como cenário dessa investigação, destacando-se enquanto espaço de memórias e de construção de identidades. Como produto final da pesquisa, foram elaboradas cinco oficinas que integram teoria e prática pedagógica de forma dinâmica, possibilitando uma abordagem contextualizada que explora diferentes temporalidades e temáticas relacionadas à história local. Por meio dessas oficinas, pretende-se que os alunos participem de forma ativa na construção do conhecimento histórico, estimulando-os a se visualizarem e se compreenderem enquanto sujeitos históricos do seu tempo, capazes de reconhecer seu papel nos processos sociais e culturais de sua comunidade e do mundo ao seu redor.
Abstract: The dissertation proposes reflections on the potential of local history as a pedagogical strategy to promote the teaching of history, mobilizing in a critical way the concepts of memory, identity and cultural heritage. In this context, the municipality of Vila Velha, in Espírito Santo, is presented as the setting for this investigation, standing out as a space for memories and the construction of identities. As a final product of the research, five workshops were developed that dynamically integrate theory and pedagogical practice, enabling a contextualized approach that explores different temporalities and themes related to local history. Through these workshops, it is intended that students actively participate in the construction of historical knowledge, encouraging them to visualize and understand themselves as historical subjects of their time, capable of recognizing their role in the social and cultural processes of their community. and the world around you.
Palavras-chave: History teaching
Historical knowledge in the school space
Local history
Memory
Identity
Ensino de história
Saberes históricos no espaço escolar
História local
Memória
Identidade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: ROCHA, Tatiana Feitoza da. Estações de memórias: nos trilhos da história local de Vila Velha/ES. 2024. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23357
Data de defesa: 8-Out-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.