Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23358
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A dialética do trabalho alienado e trabalho criativo na educação sob a Crise Orgânica do Capital: uma contribuição à crítica da avaliação educacional |
Título(s) alternativo(s): | La dialéctica del trabajo alienado y del trabajo creativo en la educación bajo la Crisis Orgánica del Capital: una contribución a la crítica de la evaluación educacional |
Autor: | Jesus, Bianka de ![]() |
Primeiro orientador: | Frigotto, Gaudêncio |
Primeiro coorientador: | Bevilaqua, Aluisio Pampolha |
Primeiro membro da banca: | Figueiredo, Eurico de Lima |
Segundo membro da banca: | Staricco, Beatriz Bissio |
Terceiro membro da banca: | Franco, Roberto Kennedy Gomes |
Resumo: | A tese considera que a avaliação educacional está subsumida aos objetivos das teorias da Educação para o trabalho alienado no capitalismo, que desconsidera a atividade criativa do Trabalho, como imprescindível a concepção de totalidade desta categoria, ontológica à formação humana. Diante da incidência da Crise Orgânica do Capital, que se expressa como crise de paradigma no Valor, na Ciência, e na Educação, através de teorias defasadas em relação à realidade, e da própria ciência, dialeticamente, aprofundam a Crise Orgânica do Capital. A tese defende a necessidade de uma pedagogia de transição que contribua para que educação se emancipe do trabalho alienado, desenvolvendo elementos teóricos para a luta pelo tempo livre, condição sinequanon do trabalho livre e criativo. |
Abstract: | La tesis considera que la evaluación educativa está subsumida en los objetivos de las teorías de la Educación para el trabajo alienado en el capitalismo, que desconocen la actividad creativa del Trabajo, como esencial para la concepción de la totalidad de esta categoría, ontológica a la formación humana. Ante la incidencia de la Crisis Orgánica del Capital, que se expresa como crisis paradigmática en Valor, Ciencia y Educación, a través de teorías desactualizadas con la realidad y la propia ciencia, dialécticamente, profundizan la Crisis Orgánica del Capital. La tesis defiende la necesidad de una pedagogía transicional que contribuya a que la educación se emancipe del trabajo enajenado, desarrollando elementos teóricos para la lucha por el tiempo libre, condición sinequanon del trabajo libre y creativo. |
Palavras-chave: | Educación Trabajo alienado Trabajo creativo Crisis orgánica del capital Educação Trabalho alienado Trabalho criativo Crise orgânica do capital |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
Citação: | JESUS, Bianka de. A dialética do trabalho alienado e trabalho criativo na educação sob a Crise Orgânica do Capital: uma contribuição à crítica da avaliação educacional. 2023. 205 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23358 |
Data de defesa: | 15-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Bianka de Jesus - 2023 - Completa.pdf | 5,63 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Bianka de Jesus - 2025.pdf | 293,57 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Bianka de Jesus - 2025.pdf | 182,84 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.