Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23358
Tipo do documento: Tese
Título: A dialética do trabalho alienado e trabalho criativo na educação sob a Crise Orgânica do Capital: uma contribuição à crítica da avaliação educacional
Título(s) alternativo(s): La dialéctica del trabajo alienado y del trabajo creativo en la educación bajo la Crisis Orgánica del Capital: una contribución a la crítica de la evaluación educacional
Autor: Jesus, Bianka de 
Primeiro orientador: Frigotto, Gaudêncio
Primeiro coorientador: Bevilaqua, Aluisio Pampolha
Primeiro membro da banca: Figueiredo, Eurico de Lima
Segundo membro da banca: Staricco, Beatriz Bissio
Terceiro membro da banca: Franco, Roberto Kennedy Gomes
Resumo: A tese considera que a avaliação educacional está subsumida aos objetivos das teorias da Educação para o trabalho alienado no capitalismo, que desconsidera a atividade criativa do Trabalho, como imprescindível a concepção de totalidade desta categoria, ontológica à formação humana. Diante da incidência da Crise Orgânica do Capital, que se expressa como crise de paradigma no Valor, na Ciência, e na Educação, através de teorias defasadas em relação à realidade, e da própria ciência, dialeticamente, aprofundam a Crise Orgânica do Capital. A tese defende a necessidade de uma pedagogia de transição que contribua para que educação se emancipe do trabalho alienado, desenvolvendo elementos teóricos para a luta pelo tempo livre, condição sinequanon do trabalho livre e criativo.
Abstract: La tesis considera que la evaluación educativa está subsumida en los objetivos de las teorías de la Educación para el trabajo alienado en el capitalismo, que desconocen la actividad creativa del Trabajo, como esencial para la concepción de la totalidad de esta categoría, ontológica a la formación humana. Ante la incidencia de la Crisis Orgánica del Capital, que se expresa como crisis paradigmática en Valor, Ciencia y Educación, a través de teorías desactualizadas con la realidad y la propia ciencia, dialécticamente, profundizan la Crisis Orgánica del Capital. La tesis defiende la necesidad de una pedagogía transicional que contribuya a que la educación se emancipe del trabajo enajenado, desarrollando elementos teóricos para la lucha por el tiempo libre, condición sinequanon del trabajo libre y creativo.
Palavras-chave: Educación
Trabajo alienado
Trabajo creativo
Crisis orgánica del capital
Educação
Trabalho alienado
Trabalho criativo
Crise orgânica do capital
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: JESUS, Bianka de. A dialética do trabalho alienado e trabalho criativo na educação sob a Crise Orgânica do Capital: uma contribuição à crítica da avaliação educacional. 2023. 205 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23358
Data de defesa: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.