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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23359
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Mulheres em movimento: bandeirantismo e história da educação (1919-1949) |
Título(s) alternativo(s): | Women in movement: Girl Guides of Brazil and the history of education (1919-1949) |
Autor: | Brito, Daiane Alves de ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, Alexandra Lima da |
Primeiro membro da banca: | Orlando, Evelyn de Almeida |
Segundo membro da banca: | Martinez, Blanca Susana Vega |
Resumo: | Analisar os fundamentos, consolidação e expansão do Movimento Bandeirante, discutir a apropriação que foi feita do movimento brasileiro e os papéis sociais das mulheres bandeirantes; além de investigar possíveis relações entre mulheres brancas e negras, são os objetivos dessa dissertação. Advindo da Inglaterra através do Girls Guides fundado pela família Baden-Powell, tendo Robert Smith Baden-Powell como principal figura, o Movimento Bandeirante foi um movimento de mulheres, uma adaptação do movimento escoteiro, de educação não-formal para meninas, moças e mulheres. De 1919 a 1969 este movimento foi exclusivo para o público feminino. A influência da Igreja Católica, bem como participação de religiosos foi algo característico do Bandeirantismo. Entre as décadas de 1930 e 1940 o Movimento Bandeirante se consolidou em sua implementação no Brasil, nesse período ocorreu sua expansão tendo como principal meio de disseminação das ideias do movimento o impresso Bandeirantes. Este impresso foi fonte privilegiada na presente pesquisa. O movimento existe até os dias atuais, seguindo a coeducação que passou a ser adotada a partir de 1969, hoje recebe tanto o público feminino, quanto o público masculino. O diálogo teórico realizado, em relação às discussões envolvendo mulheres, gênero e papéis sociais, se deu através de Michelle Perrot (2007), Guacira Lopes Louro (2012, 2022), Joan Scott (2019), Alexandra Padilha Bueno (2019); sobre o Bandeirantismo e Escotismo foi a partir de Lúcia Maria Santos Rodrigues (2016), Baden-Powell (2009) e Jorge Carvalho do Nascimento (2008); para dialogar sobre imprenso como fonte de pesquisa, Tânia Regina de Luca (2008); imprensa feminina, Juliana da Costa Feliz (2022); através de bell hooks (2022), Aimé Césaire (2020) e Aníbal Quijano (2005) foram realizados diálogo sobre colonialismo; em relação às mulheres viajantes na história da educação através de Alexandra Lima da Silva, Evelyn de Almeida Orlando e Maria José Dantas (2015); no diálogo sobre os conceitos de mito da democracia racial, Lelia Gonzales (2020) e condição da mulher negra por Sueli Carneiro (2019). Os estudos referentes ao Movimento Bandeirante na história da educação ainda não são expressivos, dessa maneira, é apresentada a importância de estudar as mulheres bandeirantes a partir da investigação que foi proposta neste presente estudo para ter conhecimento aprofundado sobre quem foram elas e o que fizeram no movimento, assim contribuir para a temática no campo da história da educação. |
Abstract: | Analyze the foundations, consolidation and expansion of the Girl Guide of Brazil, discuss the appropriation that was made of the Brazilian movement and the social roles of Girl Guides of Brazil; in addition to investigating possible relationships between white and black women, these are the objectives of this dissertation. Coming from England through the Girls Guides founded by the Baden-Powell family, with Robert Smith Baden-Powell as its main figure, the Bandeirante Movement was a women's movement, an adaptation of the scout movement, of non-formal education for girls, young women and women . From 1919 to 1969 this movement was exclusive to women. The influence of the Catholic Church, as well as the participation of religious people, was characteristic of Bandeirantismo. Between the 1930s and 1940s, the Bandeirante Movement was consolidated in its implementation in Brazil, during this period its expansion occurred with the Bandeirantes printed material as the main means of disseminating the movement's ideas. This form was a privileged source in this research. The movement exists to this day, following the co-education that began to be adopted in 1969, today it welcomes both female and male audiences. The theoretical dialogue carried out, in relation to discussions involving women, gender and social roles, took place through Michelle Perrot (2007), Guacira Lopes Louro (2012, 2022), Joan Scott (2019), Alexandra Padilha Bueno (2019); on Girl Scouting and Scouting was from Lúcia Maria Santos Rodrigues (2016), Baden-Powell (2009) and Jorge Carvalho do Nascimento (2008); to discuss the press as a research source, Tânia Regina de Luca (2008); women's press, Juliana da Costa Feliz (2022); through bell hooks (2022), Aimé Césaire (2020) and Aníbal Quijano (2005) dialogue about colonialism was held; in relation to female travelers in the history of education through Alexandra Lima da Silva, Evelyn de Almeida Orlando and Maria José Dantas (2015); in the dialogue on the concepts of the myth of racial democracy, Lelia Gonzales (2020) and the condition of black women by Sueli Carneiro (2019). Studies regarding the Bandeirante Movement in the history of education are not yet significant, thus, the importance of studying the Bandeirante women is presented based on the investigation that was proposed in this present study to have in-depth knowledge about who they were and what they did in the movement, thus contributing to the theme in the field of history of education. |
Palavras-chave: | Girl Guides of Brazil Girls Guides Female social role History of education Movimento Bandeirante Mulheres bandeirantes Papel social feminino História da educação |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | BRITO, Daiane Alves de. Mulheres em movimento: bandeirantismo e história da educação (1919-1949). 2024. 229 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23359 |
Data de defesa: | 22-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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