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Tipo do documento: Dissertação
Título: As contribuições da geometria dinâmica no processo de ensino e aprendizagem de geometria espacial por meio do software GeoGebra 3D e de atividades investigativas
Título(s) alternativo(s): The contributions of dynamic geometry in the teaching and learning process of spatial geometry through the Geogebra 3D software and investigative activities
Autor: Souza, Vitor da Costa 
Primeiro orientador: Mattos, Francisco Roberto Pinto
Primeiro membro da banca: Silva, Patrícia Nunes da
Segundo membro da banca: Venceslau, Marilis Bahr Karam
Resumo: Esta dissertação de mestrado propõe a criação de atividades baseadas na aprendizagem investigativa matemática e na resolução de problemas, centradas na Geometria Espacial, utilizando o software GeoGebra 3D. O estudo visa analisar as vantagens e desvantagens dessa abordagem em uma sala de aula de uma escola pública. Inicialmente, o trabalho realiza uma revisão de literatura sobre a interpretação da Geometria Espacial nos documentos oficiais brasileiros, buscando embasamento teórico e contextualização curricular. Em seguida, é conduzido um estudo sobre metodologias ativas, com foco na aprendizagem investigativa e na resolução de problemas, visando compreender os fundamentos e os benefícios dessas abordagens no ensino da matemática. A pesquisa inclui uma análise de recursos disponíveis no GeoGebra, especialmente applets que possam ser utilizados para atividades investigativas em Geometria Espacial. Esse levantamento visa identificar ferramentas adequadas para a criação de atividades dinâmicas e interativas, favorecendo a exploração e a compreensão dos conceitos geométricos pelos alunos. Com base nesse embasamento teórico, são elaboradas atividades investigativas específicas sobre Geometria Espacial, utilizando o GeoGebra como ferramenta principal. Essas atividades são projetadas para incentivar a exploração ativa dos alunos, promovendo a construção do conhecimento por meio da investigação e da resolução de problemas. Além disso, são identificadas as vantagens e desvantagens da utilização do GeoGebra 3D nas aulas de Geometria Espacial. São considerados aspectos como a acessibilidade da tecnologia, a facilidade de uso, a motivação dos alunos, a interatividade das atividades e a integração com o currículo escolar. Por fim, a dissertação apresenta conclusões e recomendações para o uso efetivo do GeoGebra 3D como ferramenta de ensino de Geometria Espacial em escolas públicas. São discutidas estratégias para superar desafios e maximizar os benefícios dessa abordagem, visando contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da matemática nesse contexto específico.
Abstract: This master's thesis proposes the creation of activities based on mathematical investigative learning and problem solving, centered on Spatial Geometry, using the Geogebra 3D software. The study aims to analyze the advantages and disadvantages of this approach in a public-school classroom. Initially, the work conducts a literature review on the interpretation of Spatial Geometry in official Brazilian documents, seeking theoretical basis and curricular contextualization. Next, a study is conducted on active methodologies, focusing on investigative learning and problem solving, aiming to understand the foundations and benefits of these approaches in teaching mathematics. The research includes an analysis of resources available in Geogebra, especially applets that can be used for investigative activities in Spatial Geometry. This survey aims to identify suitable tools for creating dynamic and interactive activities, favoring the exploration, and understanding of geometric concepts by students. Based on this theoretical basis, specific investigative activities on Spatial Geometry are developed, using Geogebra as the main tool. These activities are designed to encourage active exploration by students, promoting the construction of knowledge through investigation and problem solving. Furthermore, the advantages and disadvantages of using Geogebra 3D in Spatial Geometry classes are identified. Aspects such as technology accessibility, ease of use, student motivation, interactivity of activities and integration with the school curriculum are considered. Finally, the dissertation presents conclusions and recommendations for the effective use of GeoGebra 3D as a tool for teaching Spatial Geometry in public schools. Strategies to overcome challenges and maximize the benefits of this approach are discussed, aiming to contribute to improving the teaching and learning of mathematics in this specific context.
Palavras-chave: Geometria espacial
Geometria dinâmica
GeoGebra 3D
Aprendizagem baseada na investigação
Aprendizagem baseada na resolução de problemas
Geometria - Estudo e ensino
Spatial geometry
Dynamic geometry
3D GeoGebra
Inquiry-based learning
Learning based on problem solving
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Citação: SOUZA, Vitor da Costa. As contribuições da geometria dinâmica no processo de ensino e aprendizagem de geometria espacial por meio do software GeoGebra 3D e de atividades investigativas. 2024. 183 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23361
Data de defesa: 11-Abr-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)



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