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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23363
Tipo do documento: Dissertação
Título: Base Nacional Comum Curricular: enfrentamento ou manutenção do fracasso escolar?
Título(s) alternativo(s): National Common Curricular Base: confronting or maintaining school failure?
Autor: Batista, Josilene Oliveira 
Primeiro orientador: Machado, Maria Letícia Cautela de Almeida
Primeiro membro da banca: Souza, Janaina Moreira Pacheco de
Segundo membro da banca: Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa
Resumo: The challenges in the field of literacy, related to the processes of teaching and learning reading and writing, still persist, even with the universalization of access to school and the development of public literacy policies. In this context, the general objective of this dissertation is to analyze whether the National Common Curricular Base - BNCC (Brazil, 2018), with regard to literacy, contributes to the maintenance or confrontation of school failure. This objective is divided into the following specific objectives: to discuss the concept of school failure, based on historical-cultural studies, as well as to define the subject of school failure; to point out discursive literacy as a perspective of Inclusive Education; to critically analyze the literacy approach assumed in the BNCC (Brazil, 2018), based on a systematic literature review regarding what has already been produced on this subject; and to list principles for an inclusive public literacy policy. To this end, a theoretical-conceptual research of an exploratory nature and qualitative character was developed. The research procedures involved a documentary study and a systematic literature review, which enabled data collection methods that complemented each other in the search for answers to the questions that drove this research. The results point to the fact that the concepts of curriculum and literacy that underpin the BNCC (Brazil, 2018) do not favor social inclusion, since they do not consider the diversity of students, nor do they favor effective language practices. This contributes to the maintenance of the condition of school failure of a significant portion of students who make up the economically disadvantaged social groups. Thus, it is concluded that: Brazilian school subjects need authorial, contextualized and diversified literacy practices that meet their singularities; the discursive perspective of language favors the inclusion of different subjects, since it legitimizes them, valuing their histories and cultures. Finally, it is important to emphasize that there is an urgent need to debate the construction of an inclusive public literacy policy based on principles that favor the implementation of pedagogical practices that reverse the condition of school failure.
Abstract: Os desafios no campo da alfabetização, relacionados aos processos de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita, ainda persistem, mesmo com a universalização do acesso à escola e o desenvolvimento de políticas públicas de alfabetização. Nesse contexto, esta dissertação tem por objetivo geral analisar se a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018), no que diz respeito à alfabetização, contribui para a manutenção ou o enfrentamento do fracasso escolar. Tal objetivo se desmembra nos seguintes objetivos específicos: discutir a concepção de fracasso escolar, a partir dos estudos histórico-culturais, bem como definir o sujeito do fracasso escolar; apontar a alfabetização discursiva como uma perspectiva de Educação Inclusiva; analisar criticamente a abordagem de alfabetização assumida na BNCC (Brasil, 2018), a partir de uma revisão sistemática de literatura a respeito do que já foi produzido sobre tal temática e elencar princípios para uma política pública inclusiva de alfabetização. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa teórico-conceitual de natureza exploratória e caráter qualitativo. Os procedimentos de pesquisa envolveram um estudo documental e uma revisão sistemática de literatura, que possibilitaram modos de coleta de dados que se complementaram para a busca de respostas às questões que impulsionaram essa pesquisa. Os resultados apontam para o fato de que as concepções de currículo e de alfabetização que embasam a BNCC (Brasil, 2018) não favorecem a inclusão social, uma vez que não consideram a diversidade dos estudantes, tampouco favorecem práticas efetivas de linguagem. Isso contribui para a manutenção da condição de fracasso escolar de parcela significativa de estudantes que compõem os grupos sociais economicamente menos favorecidos. Assim, conclui-se que: os sujeitos escolares brasileiros necessitam de práticas alfabetizadoras autorais, contextualizadas e diversificadas, que atendam às suas singularidades; a perspectiva discursiva de linguagem, favorece a inclusão dos diferentes sujeitos, pois os legitima, valorizando suas histórias e culturas. Por fim, salienta-se que é urgente a necessidade de debater sobre a construção de uma política pública inclusiva de alfabetização com base em princípios que favoreçam a implementação de práticas pedagógicas que revertam a condição de fracasso escolar.
Palavras-chave: Discursive literacy
School failure
Diversity
Public policies
Alfabetização discursiva
Fracasso escolar
Diversidade
Políticas públicas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BATISTA, Josilene Oliveira. Base Nacional Comum Curricular: enfrentamento ou manutenção do fracasso escolar?. 2024. 283 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23363
Data de defesa: 5-Dez-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação



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