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Tipo do documento: Dissertação
Título: Desenvolvimento de uma sequência didática para ensino de genética no ensino médio com ênfase na interpretação de heredogramas
Título(s) alternativo(s): Development of a didactic sequence for teaching genetics in high school with an emphasis on the interpretation of pedigrees
Autor: Constant, Roberta Araújo Barroso 
Primeiro orientador: Silva, Jaqueline Gusmão da
Primeiro coorientador: Reis, Adriana Helena de Oliveira
Primeiro membro da banca: Vasconcellos, Anderson Vilasboa de
Segundo membro da banca: Salgueiro, Fabiano
Terceiro membro da banca: Morelli, Karina Alessandra
Resumo: O Ensino Médio é dividido em quatro áreas de conhecimento, a saber: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Dentro da área denominada Ciências da Natureza e suas tecnologias está a disciplina de Biologia. Embora o nome da área já indique a necessidade de contextualização dos conteúdos ofertados com o meio e com a vida cotidiana dos alunos, ainda percebemos conteúdo e metodologia voltados para preparar os alunos apenas para os exames vestibulares. Inserido na disciplina de Biologia está o ensino da Genética, apresentando inúmeros conteúdos que podem ser desenvolvidos de modo a promover o protagonismo do aluno e valorizar um aprendizado mais ativo e significativo. Neste contexto, o presente trabalho propõe contribuir para o ensino de genética por meio de uma sequência didática que auxilie na compreensão dos conteúdos de hereditariedade e dos padrões de herança monogênica, com ênfase na interpretação de heredogramas. A pesquisa ocorreu no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) com 30 alunos do terceiro ano do ensino médio. Desenvolveu-se uma sequência didática (SD) sobre o ensino de genética que valorizou o protagonismo discente através de metodologias como roda de conversa e um jogo didático para interpretação de heredogramas, intitulado “Que herança eu tenho?”. Antes de iniciar a SD, os alunos responderam um questionário após uma aula expositiva e o mesmo questionário após a conclusão da sequência didática. A metodologia utilizada permitiu calcular o ganho normalizado de aprendizagem através de uma análise quantitativa dos dados coletados. Os resultados indicaram que a sequência didática desenvolvida, incluindo a roda de conversa e o jogo didático “Que herança eu tenho?”, favoreceu o ensino-aprendizagem sobre genética. Além disso, a análise qualitativa dos questionários confirmou que o uso dessa sequência didática tornou o ambiente da sala de aula mais agradável e facilitador desse processo.
Abstract: High school is divided into four areas of knowledge: Languages and their Technologies; Mathematics and its Technologies; Natural Sciences and their Technologies; and Human and Social Sciences Applied. Within the area called Natural Sciences and their Technologies is the subject of Biology. Although the name of the area already indicates the need to contextualize the contents offered with the environment and the daily life of the students, the content and methodology are still aimed at preparing students only for entrance exams. Within the subject of Biology is the teaching of Genetics, which presents numerous contents that can be developed to promote student protagonism and value a more active and meaningful learning. In this context, the present work proposes to contribute to the teaching of genetics through a didactic sequence that helps in the understanding of heredity content and monogenic inheritance patterns, with an emphasis on the interpretation of pedigrees. The research took place at the Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) with 30 third-year high school students. A didactic sequence (DS) on the teaching of genetics was developed, valuing student protagonism through methodologies such as conversation circles and a didactic game for the interpretation of pedigrees the title "What Inheritance Do I Have?". Before starting the DS, the students answered a questionnaire after an expository class and the same questionnaire after the completion of the didactic sequence. The methodology used allowed the calculation of normalized learning gain through a quantitative analysis of the collected data. The results indicated that the developed didactic sequence, including the conversation circle and the didactic game "What Inheritance Do I Have?", favored the teaching and learning of genetics. Furthermore, the qualitative analysis of the questionnaires confirmed that the use of this didactic sequence made the classroom environment more pleasant and facilitated this process.
Palavras-chave: Ensino médio
Sequência didática
Heredogramas
Genética mendeliana
High school
Didactic sequence
Pedigrees
Mendelian genetics
Genética - Educação
Biologia - Métodos de ensino
Hereditariedade - Educação
Biologia - Ensino médio
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO)
Citação: CONSTANT, Roberta Araújo Barroso. Desenvolvimento de uma sequência didática para ensino de genética no ensino médio com ênfase na interpretação de heredogramas. 2024. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23372
Data de defesa: 26-Ago-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO)



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