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Tipo do documento: Dissertação
Título: Representações, práticas e usos do espaço urbano por estudantes de uma escola pública na Baixada Fluminense: a experiência do CIEP 397 Paulo Pontes, em São João de Meriti (RJ)
Título(s) alternativo(s): Representations, practices and uses of urban space by students at a public school in Baixada Fluminense: the experience of CIEP 397 – Paulo Pontes, in São João de Meriti (RJ)
Autor: Souza, Diogo Dutra de 
Primeiro orientador: Freire, Leticia de Luna
Primeiro membro da banca: Puggian, Cleonice
Segundo membro da banca: Martins, Maíra Machado
Resumo: Esta pesquisa teve como propósito investigar e analisar as experiências urbanas de jovens estudantes de uma escola pública em São João de Meriti, Baixada Fluminense. Por suas características históricas e geográficas, ao longo das décadas foram construídas representações entorno deste espaço. Ainda, a produção do espaço urbano neste contexto foi marcada pela fragmentação espacial produzindo zonas periféricas deficientes em infraestrutura urbana e demais serviços. Considerando a função educadora da cidade, e a escola como agência decisiva para o direito à cidade, tomamos como inspiração a metodologia de percurso comentado, desenvolvida por Jean Paul Thibaud, que busca captar as experiências sensoriais dos citadinos considerando as ambiências do espaço construídos, para a realização de caminhadas pelo bairro. Foram selecionados 12 estudantes considerando a origem e a trajetória escolar. Buscamos verificar se o aumento da demanda pela escola pública nos últimos anos seria capaz de provocar desigualdades no contexto escolar, bem como desigualdades de experiências dos jovens com e na cidade, assim como diferentes representações de seus espaços vividos, considerando o bairro e a escola. As análises sugerem que as representações, práticas e usos do espaço urbano no contexto mencionado tem como pano de fundo diferenças socioeconômicas, raciais e de gênero, produzindo assimetrias na forma como estes jovens representam a cidade, o bairro e a escola.
Abstract: This research aimed to investigate and analyze the urban experiences of young students at a public school in São João de Meriti, Baixada Fluminense. Due to its historical and geographical characteristics, representations were built around this space over the decades. Furthermore, the production of urban space in this context was marked by spatial fragmentation, producing peripheral areas deficient in urban infrastructure and other services. Considering the educational function of the city, and the school as a decisive agency for the right to the city, we took as inspiration the commented route methodology, developed by Jean Paul Thibaud, which seeks to capture the sensorial experiences of city dwellers considering the ambiences of the built space, to taking walks around the neighborhood. 12 students were selected considering their origin and school trajectory. We sought to verify whether the increase in demand for public schools in recent years would be capable of causing inequalities in the school context, as well as inequalities in young people's experiences with and in the city, as well as different representations of their lived spaces, considering the neighborhood and the school. The analyzes suggest that the representations, practices and uses of urban space in the aforementioned context have socioeconomic, racial and gender differences as a backdrop, producing asymmetries in the way these young people represent the city, the neighborhood and the school.
Palavras-chave: Urban space
Public school
Commented rout
Espaço urbano
Escola pública
Percurso comentado
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: SOUZA, Diogo Dutra de. Representações, práticas e usos do espaço urbano por estudantes de uma escola pública na Baixada Fluminense: a experiência do CIEP 397 Paulo Pontes, em São João de Meriti (RJ). 2024. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23376
Data de defesa: 20-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação



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