Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23383
Tipo do documento: Dissertação
Título: Falando sobre racismo na aula de língua portuguesa: o uso da roda de conversa para o ensino/aprendizagem de um tema transversal
Título(s) alternativo(s): Talking about racism in Portuguese language classes: the use of a conversation circle to develop a cross-cutting theme
Autor: Santana, Felipe Wilson Martins 
Primeiro orientador: Abritta, Carolina Scali
Primeiro membro da banca: Coelho, Victoria Wilson da Costa
Segundo membro da banca: Sampaio, Thais Fernandes
Resumo: No contexto educacional, em especial do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, as rodas de conversa têm um papel importante no desenvolvimento das habilidades de comunicação e pensamento crítico dos alunos. Isto porque estudos demonstram que elas proporcionam um espaço seguro e inclusivo para que os estudantes expressem suas opiniões e debatam ideias, desenvolvendo assim um senso crítico. Nossa intenção neste trabalho é verificar de que modo as rodas de conversa desempenham este papel na sala de aula de Ensino Fundamental II, em especial quanto ao trabalho com temas transversais, no caso, o racismo; além de buscar também demonstrar como auxiliam no desenvolvimento do letramento oral dos alunos. A partir de uma intervenção feita em uma sala de aula com uma turma de 8º ano, promovemos duas rodas de conversa cuja base temática era o racismo, exploramos com os alunos aspectos verbais e multimodais da fala. Essa experiência com um gênero oral específico promoveu a apropriação de conhecimentos sobre a organização da fala e estimulou a exploração e o aprofundamento crítico de um tema transversal.
Abstract: In the educational context, especially in the first cycle of Elementary School, conversation circles play an important role in developing students' communication and critical thinking skills. This is because studies show that they provide a safe and inclusive space for students to express their opinions and debate ideas, thus developing a critical sense. Our intention in this work is to verify how conversation circles play this role in the Elementary II classroom, especially regarding work with transversal themes, in this case, racism; in addition to also seeking to demonstrate how they help in the development of students' oral literacy. Based on an intervention carried out in a classroom with an 8th grade class, we promoted two conversation circles whose thematic basis was racism, exploring verbal and multimodal aspects of speech with the students. This experience with a specific oral genre promoted the appropriation of knowledge about the organization of speech and stimulated the exploration and critical deepening of a transversal theme.
Palavras-chave: Oralidade
Roda de conversa
Educação antirracista
Tema transversal
Orality
Conversation circle
Anti-racist education
Cross-cuttingtheme
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP
Citação: SANTANA, Felipe Wilson Martins. Falando sobre racismo na aula de língua portuguesa: o uso da roda de conversa para o ensino/aprendizagem de um tema transversal. 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - PROFLETRAS) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23383
Data de defesa: 26-Ago-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)
Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.