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Tipo do documento: Dissertação
Título: (Re)existir nos espaçostempos cotidianos: práticas docentes no contexto da pandemia da covid-19 nos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Saquarema
Título(s) alternativo(s): (Re)exist in everyday spacestimes: teaching practices in the context of the covid-19 pandemic in the final years of elementary school in a public school in the municipality of Saquarema
Autor: Silva, Rejuany Nora Klein da 
Primeiro orientador: Garcia, Alexandra
Primeiro membro da banca: Frangella, Rita de Cássia Prazeres
Segundo membro da banca: Rodrigues, Allan de Carvalho
Resumo: Esta dissertação busca interrogar como se deu a produção curricular articulada aos saberes produzidos nas práticas docentes no contexto do trabalho realizado entre os anos de 2020 e 2021 em uma escola da rede municipal de ensino de Saquarema/RJ. Como objetivo geral, visa compreender os saberes docentes e os currículos produzidos no contexto da pandemia da covid-19 em tal escola, pensando os processos de existência cotidiana como atos de resistência, (re)existir (Garcia, 2019) nos espaçostempos cotidianos. Especificamente, objetiva perceber como os professores produziram e operaram os seus saberes no que se refere aos artefatos tecnológicos para fins pedagógicos e curriculares; discutir a implicação dos afetos no sentirfazerpensar docente; e evidenciar tanto as aprendizagens quanto as problematizações no que se refere aos saberes docentes e curriculares mobilizados e produzidos no contexto pandêmico. Como opção teórico-metodológica e posição político-epistemológica, este estudo se inscreve na vertente das pesquisas com os cotidianos (Alves, 2008) articuladas às contribuições das pesquisas narrativas (Clandinin; Conelly, 2011), compreendendo como as histórias de vida podem ser narradas levando a diferentes interpretações das dimensões que compõem as práticas docentes. Dialoga, entre outros autores, com as contribuições de Spinoza (2009), considerando os afetos na produção dos conhecimentos, Alves (2008, 2010, 2015), no que se referem às pesquisas com os cotidianos e à formação de professores, Certeau (2013), a respeito das táticas de praticantes, Garcia (2015, 2019), ao tecer considerações quanto ao conceito de (re)existir e ao currículo como produção, e Santos (2019), no que diz respeito à incompletude dos saberes. Desse modo, a pesquisa mostra que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas no contexto pandêmico, os(as) professores(as) conseguiram realizar suas práticas docentes utilizando a criatividade e as táticas possíveis durante aquele período. Destaca ainda os estudos quanto à contribuição das múltiplas redes educativas (Alves, 2014) e conhecimentos com os quais aprendemos para perceber e compreender os processos de produção dos saberes e práticas docentes mobilizados nos cotidianos das escolas durante a pandemia.
Abstract: This dissertation seeks to interrogate how the curricular production was articulated with the knowledge produced in teaching practices in the context of the work carried out between the years 2020 and 2021 in a school in the municipal education network of Saquarema/RJ. As a general objective, it aims to understand teaching knowledge and curriculum produced in the context of the covid-19 pandemic in such a school, thinking about the processes of everyday existence as acts of resistance, (re)existing (Garcia, 2019) in everyday spacestimes. Specifically, it aims to understand how teachers produced and operated their knowledge with regard to technological artifacts for pedagogical and curricular purposes; discuss the implication of affections in teaching feelingdoingthinking; and highlight both learning and problematizations regarding teaching and curricular knowledge mobilized and produced in the pandemic context. As a theoretical-methodological option and political-epistemological position, this study is part of the research on everyday life (Alves, 2008) linked to the contributions of narrative research (Clandinin; Conelly, 2011), understanding how life stories can be narrated leading to different interpretations of the dimensions that make up teaching practices. It dialogues, among other authors, with the contributions of Spinoza (2009), considering the affects in the production of knowledge, Alves (2008, 2010, 2015), with regard to research into everyday life and teacher training, Certeau (2013 ), regarding the tactics of practitioners, Garcia (2015, 2019), when making considerations regarding the concept of (re)existing and the curriculum as production, and Santos (2019), regarding the incompleteness of knowledge. Thus, the research shows that, despite all the difficulties faced in the pandemic context, teachers managed to carry out their teaching practices using the creativity and tactics possible during that period. It also highlights studies regarding the contribution of multiple educational networks (Alves, 2014) and knowledge from which we learn to perceive and understand the production processes of knowledge and teaching practices mobilized in the daily lives of schools during the pandemic.
Palavras-chave: Teacher formation
Teaching practices
Formação de professores
Práticas docentes
Covid-19
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Rejuany Nora Klein da. (Re)existir nos espaçostempos cotidianos: práticas docentes no contexto da pandemia da covid-19 nos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Saquarema. 2024. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23384
Data de defesa: 17-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação



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