Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23385
Tipo do documento: Tese
Título: Como as escolas atuam no reforço escolar? Significações da/para a política curricular de Niterói
Título(s) alternativo(s): How do schools act on school reinforcement? Meanings of/for Niterói’s curricular policies
Autor: Souza, Cristiane Custódio de 
Primeiro orientador: Dias, Rosanne Evangelista
Primeiro membro da banca: Fernandes, Claudia Oliveira
Segundo membro da banca: Pereira,Talita Vidal
Terceiro membro da banca: Cunha, Kátia Silva
Quarto membro da banca: Ortigão, Maria Isabel Ramalho
Resumo: Esta tese tem como objetivo investigar significações para ações nomeadas de “reforço escolar”, compreendidas neste estudo como demanda discursivamente articulada e hegemonizada em diferentes contextos de produção da política curricular na Rede Municipal de Educação de Niterói. O interesse por essa temática surge como desdobramento das investigações iniciadas no Mestrado, que tiveram como lócus privilegiado o acompanhamento do Projeto de Reforço Escolar para os anos iniciais do Ensino Fundamental na referida rede, a partir do ano de 2015. São focalizadas inicialmente, produções discursivas acerca de ações propostas em textos normativos que, disponibilizados através da Secretaria Municipal de Educação para as unidades escolares, se orientavam no sentido de “reforçar” as aprendizagens dos estudantes via proposições curriculares que ocorreriam paralelamente ao trabalho docente regular nas turmas (mesmo turno), sendo justificadas pela sua pretensão em promover “melhorias na qualidade” dos processos educativos. Visto que a cada ano letivo, orientações para organizar o reforço escolar nas unidades escolares poderiam adquirir outras configurações, o trabalho empírico que compõe esta investigação se encontra dividido em dois momentos distintos: num primeiro momento, a partir da análise de excertos de textos em documentos orientadores, além de discursos de cunho político disponibilizados pelas mídias impressas e digitais, vinculados à gestão municipal e da educação, os quais reforçavam argumentos sobre a necessidade e positividade de tais ações; num segundo momento, através da realização de entrevistas-conversas, buscando acessar a produção discursiva de atores que atuavam/atuam no contexto das práticas na função de pedagogos/as, organizando, orientando e acompanhando o desenvolvimento de ações de reforço escolar para estudantes dos anos iniciais. Diante da instabilidade de significações para o reforço que se articulavam discursivamente, produzindo, com isso, outras demandas para a política curricular na Rede estudada, o percurso teórico-investigativo se inicia com base na Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe, investigando os sentidos de categorias político-discursivas, tais como demanda, articulação, hegemonia e significante vazio. Posteriormente, ao colocar sob suspeição a noção de prescrição normativa e fechamento de significação para essas ações e projetos, cuja “eficácia” foi contingencialmente justificada a partir dos resultados apurados pelo desempenho dos estudantes nas avaliações em larga escala, opera-se, também, em consonância com a teoria da atuação (theory of enactment) de Stephen Ball, Meg Maguire e Annette Braun, tendo como suporte teórico-estratégico os estudos e pesquisas de Lopes, Macedo e Dias, relacionado ao campo de Políticas de Currículo e/para Docência. Argumento que a combinação destes referenciais articulados oportuniza acessar, para compreender, a pluralidade de sentidos e significações materializadas em distintas atuações sobre as proposições de reforço escolar, contribuindo, desse modo, para problematizar políticas curriculares que projetam e almejam resultados mensuráveis para as escolas.
Abstract: This thesis aims to investigate meanings for actions called “school reinforcement”, understood in this study as a discursively articulated and hegemonized demand in different contexts of production of curricular policy in the Municipal Education Network of Niterói. The interest in this theme arises as an outcome of the investigations initiated in the Master's degree, which had as a privileged locus the monitoring of the School Reinforcement Project for the initial years of Elementary Education in the aforementioned network, starting in 2015. Initially, the focus is on discursive productions about actions proposed in normative texts that are made available to school units through the Municipal Department of Education, were geared towards “reinforcing” student learning via curricular proposals that would occur in parallel with regular teaching work in classes (same shift), being justified by their intention to promote “improvements in the quality” of educational processes. Since each school year the guidelines for organizing extra tutoring in school units could take on other configurations, the empirical work that makes up this investigation is divided into two distinct moments: ina first moment, based on the analysis of excerpts from texts in guiding documents, in addition to political speeches made available by print and digital media, linked to municipal and education management, which reinforced arguments about the need and positivity of such actions; in a second moment, through the conduct of interviews-conversations, seeking to access the discursive production of actors who acted/act in the context of practices in the role of pedagogues, organizing, guiding and monitoring the development of school reinforcement actions for students in the initial years. Given the instability of meanings for reinforcement that were articulated discursively, thus producing other demands for curricular policy in the Network studied, the theoretical-investigative path begins based on Laclau and Mouffe's Discourse Theory, investigating the meanings of political-discursive categories, such as demand, articulation, hegemony and empty signifier. Subsequently, by casting doubt on the notion of normative prescription and closure of meaning for these actions and projects, whose “effectiveness” was contingently justified based on the results obtained by students’ performance in large-scale assessments, it also operates in line with the theory of enactment by Stephen Ball, Meg Maguire and Annette Braun, with theoretical-strategic support from the studies and research by Lopes, Macedo and Dias, related to the field of Curriculum and/or Teaching Policies. I argue that the combination of these articulated references provides an opportunity to access, in order to understand, the plurality of senses and meanings materialized in different actions on school reinforcement propositions, thus contributing to problematizing curricular policies that project and aim for measurable results for schools.
Palavras-chave: Curriculums
School support
Currículos
Reforço escolar
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SOUZA, Cristiane Custódio de. Como as escolas atuam no reforço escolar? Significações da/para a política curricular de Niterói. 2024. 196 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23385
Data de defesa: 12-Nov-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.