Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23389
Tipo do documento: Dissertação
Título: De ponto a ponto: Bordando as concepções de uma Pedagogia feita a mãos
Título(s) alternativo(s): From point to point: embroidering the ideas and conceptions of a Pedagogy made by hand
Autor: Fernandes, Ana Paula do Nascimento Carias 
Primeiro orientador: Ribeiro Neto, Alexandre
Primeiro membro da banca: Martins, Angela Maria Souza
Segundo membro da banca: Oliveira, Gustavo Rebelo Coelho de
Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo de analisar o desenvolvimento da Pedagogia Waldorf no Brasil desde sua chegada em São Paulo em 1956 até os dias atuais, na tentativa de compreender o contexto social e histórico à época em que a primeira Escola Waldorf se instalou no Brasil e como se deu o seu desenvolvimento. Será realizado um levantamento da vida de Rudolf Steiner através de sua biografia e da Antroposofia e suas abordagens. O objetivo do trabalho é compreender o porquê da Pedagogia Waldorf ter se afastado das camadas populares da sociedade, embora tenha sido criada para filhos de operários. Buscamos entender quais movimentos estão sendo incorporados à Pedagogia Waldorf para se aproximar das pessoas mais pobres, tendo em vista que a Pedagogia Waldorf tornou-se ao longo de sua existência mais acessível para famílias de classe privilegiada, o que vi de encontro com o objetivo inicial de sua criação. Como ponto relevante, insta mencionar o ineditismo desta pesquisa, visto que não foram encontrados outros trabalhos que versem sobre o tema questões etnico raciais e sociais na Pedagogia Waldorf. O estudo aqui apresentado baseou-se, em suas premissas teóricas, na abordagem qualitativa utilizando como recursos de construção das informações a pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado, obtivemos a resposta de que a Pedagogia Waldorf enfrenta difiuldades em se popularizar pois, no contexto histórico em que foi implementada no Brasil, foi fundada como escola para a classe média. A escola conta com um currículo muito específico e materiais de alto custo, o que auxiliam no alto valor das mesalidades. Contudo, diversas ações estão sendo articuladas pela Federação de Escolas Waldorf do Brasil no sentido de compreensão do fenômeno antirracista e para propagação de uma Pedagogia Waldorf regionalizada que considere e valorize a cultura nacional. Conlcui-se, portanto, que a Pedagogia Waldorf no Brasil, assim como a nossa sociedade, está se desenvolvendo no sentido de avançar na luta contra o racismo e de aproximação das camadas populares da sociedade.
Abstract: The present research aims to analyze the development of Waldorf Pedagogy in Brazil since its arrival in São Paulo in 1956 to the present day, in an attempt to understand the social and historical context at the time when the first Waldorf School was established in Brazil and how its development took place. A survey of Rudolf Steiner's life will be carried out through his biography and Anthroposophy and its approaches. The objective of the work is to understand why Waldorf Pedagogy has moved away from the popular strata of society, although it was created for the children of workers. We seek to understand which movements are being incorporated into Waldorf Pedagogy to get closer to the poorest people, considering that Waldorf Pedagogy has become, throughout its existence, more accessible to privileged class families, which I saw in line with the initial objective of its creation. As a relevant point, it is important to mention the novelty of this research, as no other works were found that deal with the topic of ethnic, racial and social issues in Waldorf Pedagogy. The study presented here was based, in its theoretical premises, on a qualitative approach using bibliographic and documentary research as information construction resources. As a result, we obtained the answer that Waldorf Pedagogy faces difficulties in becoming popular because, in the historical context in which it was implemented in Brazil, it was founded as a school for the middle class. The school has a very specific curriculum and high-cost materials, which contribute to the high value of monthly fees. However, several actions are being articulated by the Federation of Waldorf Schools in Brazil in order to understand the anti-racist phenomenon and to propagate a regionalized Waldorf Pedagogy that considers and values national culture. It is concluded, therefore, that Waldorf Pedagogy in Brazil, like our society, is developing in order to advance in the fight against racism and to bring together the popular layers of society.
Palavras-chave: Waldorf Pedagogy
Waldorf Schools
Pedagogia Waldorf
Escolas Waldorf.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: FERNANDES, Ana Paula do Nascimento Carias. De ponto a ponto: Bordando as concepções de uma Pedagogia feita a mãos. 2024. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23389
Data de defesa: 24-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.