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Tipo do documento: Dissertação
Título: Pode a educação não ser corporal? Escritas no/do/com o corpo sobre memórias, saberes, educação e processos identitários
Título(s) alternativo(s): Can education not be corporeal? Written in/of/with the body about memories, knowledge, education and identity processes
Autor: Brito, Lucimar Passos Sant' Anna de 
Primeiro orientador: Rufino, Luiz
Primeiro membro da banca: Bezerra, Nielson
Segundo membro da banca: Ferreira, Marta
Resumo: O presente trabalho busca pensar o corpo como lócus de memória, produção e circulação dos conhecimentos que se expressam em práticas culturais presentes nos cotidianos, dentro e fora da escola. Tendo como foco as identidades/narrativas afro-brasileiras, abordamos as suas corporeidades como estratégias epistemológicas que tencionam o binarismo corpo-mente com o objetivo de repensar os modelos de educação que excluem outras formas de saber, além de propor o reconhecimento e a valorização das gramáticas corporais da afrodiáspora como expressão cultural e como fruto de estratégias que constituem a memória coletiva do negro brasileiro,a fim de confrontar o modelo de política do conhecimento que nos monorracionaliza na lógica da razão ocidental. A proposta busca enaltecer a importância da corporeidade nos processos educativos, dentro e fora da escola, como protagonista do processo. Para isso, tem como argumento a escuta do corpo nas suas diversas experiências de existência, que nos mobiliza a investigar os saberes frutos das gramáticas corporais afrodiaspóricas.
Abstract: This work seeks to think of the body as a locus of memory, production and circulation of knowledge that is expressed in cultural practices present in everyday life, inside and outside of school. Focusing on Afro-Brazilian identities/narratives, we approach their corporeality as epistemological strategies that tension the body-mind binary with the aim of rethinking education models that exclude other forms of knowledge, and propose the recognition and valorization of the corporal grammars of Afrodiaspora as a cultural expression and the result of strategies that constitute the collective memory of black Brazilians, in order to confront the model of knowledge politics that monorationalizes us in the logic of Western reason. The proposal seeks to highlight the importance of corporeality in educational processes, inside and outside the school, as a protagonist of the process. And for this, its arguments are listening to the archive body in its diverse experiences of existence and brings the need to investigate the knowledge resulting from Afrodiasporic body grammars.
Palavras-chave: Corporeality
Knowledge mentioned
Aphrodiaspora
Memory
Ancestry
Education
Corporiedade
Saberes corporais
Arodiáspora
Memória
Ancestralidade
Educação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: BRITO, Lucimar Passos Sant' Anna de. Pode a educação não ser corporal? Escritas no/do/com o corpo sobre memórias, saberes, educação e processos identitários. 2024. 61 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23411
Data de defesa: 11-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação



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