Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23418
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ensino de história e literatura de testemunho: o diário de leitura e reflexão como estratégia pedagógica no estudo de regimes autoritários e totalitários do período entreguerras |
Título(s) alternativo(s): | Teaching History and testimonial literature: the reading and reflection diary as a pedagogical strategy in the study of authoritarian and totalitarian regimes of the interwar period |
Autor: | Firmino, Ludmila de Sousa ![]() |
Primeiro orientador: | Gonçalves, Márcia de Almeida |
Primeiro membro da banca: | Alberti, Verena |
Segundo membro da banca: | Moraes, Luis Edmundo de Souza |
Resumo: | Esta dissertação investiga o potencial pedagógico do ensino de História em diálogo com a literatura de testemunho, por meio da implementação do Diário de Leitura e Reflexão como estratégia de ensino. O foco está no período entreguerras, com especial atenção à ascensão de regimes autoritários e totalitários na Europa, especialmente o stalinismo e o nazismo. Utilizando como base as memórias e experiências de testemunhas desse período, centradas nas obras O diário de Nina de Nina Lugovskaia e os textos selecionados da obra Contos de Kolimá de Varlam Chalámov. Ao relacionar a literatura de testemunho com a prática pedagógica, o Diário de Leitura e Reflexão visa promover um aprendizado democrático, no qual os alunos são incentivados a refletir criticamente sobre os regimes totalitários e seus impactos na liberdade e autonomia humana. A proposta desta dissertação é, assim, demonstrar como a literatura de testemunho pode enriquecer o ensino de História, oferecendo aos estudantes uma conexão emocional e reflexiva com o passado e, ao mesmo tempo, estimular uma formação cidadã crítica e comprometida com os valores democráticos. |
Abstract: | This dissertation investigates the pedagogical potential of teaching History in dialogue with testimonial literature, through the implementation of the Reading and Reflection Diary as a teaching strategy. The focus is on the interwar period, with special attention to the rise of authoritarian and totalitarian regimes in Europe, especially Stalinism and Nazism. Using as a basis the memories and experiences of witnesses from that period, centered on the works Nina's diary by Nina Lugovskaia and selected texts from the work Tales of Kolimá by Varlam Chalámov. By relating testimonial literature with pedagogical practice, the Reading and Reflection Diary aims to promote democratic learning, in which students are encouraged to critically reflect on totalitarian regimes and their impacts on human freedom and autonomy. The purpose of this dissertation is, therefore, to demonstrate how testimonial literature can enrich the teaching of History, offering students an emotional and reflective connection with the past, and, at the same time, stimulating critical citizenship training committed to democratic values. |
Palavras-chave: | Ensino de história Produção e difusão de narrativas históricas Cidadania e direitos humanos Literatura de testemunho Regimes autoritários e totalitários Teaching History Production and dissemination of historical narratives Citizenship and human rights Testimonial literature Authoritarian and totalitarian regimes |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Citação: | FIRMINO, Ludmila de Sousa. Ensino de história e literatura de testemunho: o diário de leitura e reflexão como estratégia pedagógica no estudo de regimes autoritários e totalitários do período entreguerras. 2024. 209 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23418 |
Data de defesa: | 12-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Ludmila de Sousa Firmino - 2024 - Comleta.pdf | Documento principal | 45,31 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo - Ludmila de Sousa Firmino - 2025.pdf | 245,35 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Ludmila de Sousa Firmino - 2025.pdf | 551,26 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.