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Tipo do documento: Dissertação
Título: "SÓ PASSEI A ME ACHAR BONITA ATRAVÉS DO PROJETO": as confluências do Africanidades nas trajetórias de vida dos estudantes do CIEP 201
Título(s) alternativo(s): “I only started to think I was beautiful through the project”: the confluences of Africanidades in the life trajectories of CIEP 201 students
Autor: Azeredo, Cristiano Campos 
Primeiro orientador: Bezerra, Nielson Rosa
Primeiro membro da banca: Laurentino, Eliana Santos da Silva
Segundo membro da banca: Barros, Kellen Dias de
Terceiro membro da banca: Conceição, Deise Guilhermina da
Quarto membro da banca: Silva, Jeusamir Alves da
Resumo: Essa dissertação tem como objetivo investigar os impactos do projeto Africanidades nas trajetórias de vida dos estudantes do CIEP 201, situado no segundo distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Foi realizada uma intensa descrição analítica do CIEP 201, do Projeto Africanidades que desenvolve atividades pedagógicas em consonância com a Lei 10.639/03 por quase duas décadas, bem como os depoimentos e as trajetórias de estudantes e egressos da instituição que passaram, ficaram e retornaram ao projeto Africanidades. Para isso, se estabeleceu o diálogo com teorias e metodologias que se posicionam de forma crítica a colonialidade e a modernidade, de modo que as falas e experiências da população negra do território da Baixada Fluminense pudessem ser escutadas e acolhidas com maior fluxo na escrita e nos processos analíticos apresentados. A pesquisa possibilita entender que o desenvolvimento de uma prática antirracista longeva, além de gerar impactos de ordem cultural, pedagógico e patrimonial, também funciona como um espaço de formação para estudantes e professores que estão dispostos a desconstruir estereótipos racistas consolidados pela colonialidade.
Abstract: This dissertation aims to investigate the impacts of the Africanidades project on the life trajectories of students from CIEP 201, located in the second district of Duque de Caxias, in Baixada Fluminense. An intensive analytical description was made of CIEP 201 and the Africanidades Project, which has been carrying out pedagogical activities in accordance with Law 10.639/03 for nearly two decades, as well as the testimonies and life paths of students and alumni who participated in, stayed in, or returned to the Africanidades project. To achieve this, a dialogue was established with theories and methodologies that critically address coloniality and modernity, so that the voices and experiences of the Black population in the Baixada Fluminense region could be heard and embraced more fluidly in the writing and analytical processes presented. The research provides an understanding that the development of a long-lasting anti-racist practice, in addition to generating cultural, pedagogical, and heritage-related impacts, also serves as a space for training both students and teachers who are willing to deconstruct racist stereotypes entrenched by coloniality.
Palavras-chave: Confluências
Africanities Project
Ancestry
Projeto Africanidades
Ancestralidade
Confluences
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: AZEREDO, Cristiano Campos. "SÓ PASSEI A ME ACHAR BONITA ATRAVÉS DO PROJETO": as confluências do Africanidades nas trajetórias de vida dos estudantes do CIEP 201. 2024. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23423
Data de defesa: 27-Ago-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação



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