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Tipo do documento: Dissertação
Título: Branquitude e artes visuais: um pacto burguês, sudestino e masculino
Título(s) alternativo(s): Whiteness and visual arts: a bourgeois, southeastern and masculine pact
Autor: Oliveira, Jocelino Pessoa de 
Primeiro orientador: Campos, Marcelo Gustavo Lima de
Primeiro membro da banca: Carvalho, Ananda
Segundo membro da banca: Ribeiro, Ana Paula Pereira da Gama Alves
Resumo: O presente trabalho discorre sobre um sistema de beneficiamento da branquitude nas artes visuais, partícipe do racismo estrutural, a partir da invisibilidade racial estendendo a análise para questões de classe e território. Para tanto, apresenta e discute dados e estatísticas de pesquisas que informam a pertença racial de artistas legitimados pela História da Arte e do público frequentador dos espaços de artes visuais. Além disso, investiga a raça dos dirigentes dos centros culturais e outros agentes que operam a linguagem por meio de comissões de heteroidentificação, no modelo adotado em vestibulares de universidades públicas, empreendidas por este trabalho entre 2019 e 2024. Partindo da questão racial, com dados quantitativos e qualificativos, a dissertação também discute as relações entre marcadores de classe, território e gênero nas questões de representatividade do sistema de artes visuais e apresenta estudos de casos para relacionar decolonialidade com a programação contemporânea dos centros culturais, abordando ainda mercado de arte e políticas públicas de cultura
Abstract: The present study examines a system that privileges whiteness in visual arts, which is complicit in structural racism, stemming from the racial invisibility, taking to the analysis of class and location. To achieve this, it presents and analyzes and discusses data and statistics from research that disclose the racial belonging of artists legitimized by Art History and the audience attending visual arts spaces. Furthermore, it investigates the race of cultural center directors and other agents who operate within the language through heteroidentification commissions, following the model adopted in public university entrance exams, undertaken by this research between 2019 and 2024. Starting with the racial issue and utilizing both quantitative and qualitative data, the dissertation also discusses the relationship between class, location and gender markers in the representational issues of the visual arts system. It presents case studies that link decoloniality with the contemporary programming of cultural centers, and also addresses the art market and public cultural policies
Palavras-chave: Artes visuais
Arte brasileira
Arte contemporânea
Branquitude
Racialização
Racismo
Artes e sociedade
Arte moderna – Séc. XXI
Racismo na arte
Visual arts
Brazilian art
Contemporary art
Whiteness
Racialization
Racism
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: OLIVEIRA, Jocelino Pessoa de. Branquitude e artes visuais: um pacto burguês, sudestino e masculino. 2024. 118 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23432
Data de defesa: 26-Fev-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes



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