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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23432
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Branquitude e artes visuais: um pacto burguês, sudestino e masculino |
Título(s) alternativo(s): | Whiteness and visual arts: a bourgeois, southeastern and masculine pact |
Autor: | Oliveira, Jocelino Pessoa de ![]() |
Primeiro orientador: | Campos, Marcelo Gustavo Lima de |
Primeiro membro da banca: | Carvalho, Ananda |
Segundo membro da banca: | Ribeiro, Ana Paula Pereira da Gama Alves |
Resumo: | O presente trabalho discorre sobre um sistema de beneficiamento da branquitude nas artes visuais, partícipe do racismo estrutural, a partir da invisibilidade racial estendendo a análise para questões de classe e território. Para tanto, apresenta e discute dados e estatísticas de pesquisas que informam a pertença racial de artistas legitimados pela História da Arte e do público frequentador dos espaços de artes visuais. Além disso, investiga a raça dos dirigentes dos centros culturais e outros agentes que operam a linguagem por meio de comissões de heteroidentificação, no modelo adotado em vestibulares de universidades públicas, empreendidas por este trabalho entre 2019 e 2024. Partindo da questão racial, com dados quantitativos e qualificativos, a dissertação também discute as relações entre marcadores de classe, território e gênero nas questões de representatividade do sistema de artes visuais e apresenta estudos de casos para relacionar decolonialidade com a programação contemporânea dos centros culturais, abordando ainda mercado de arte e políticas públicas de cultura |
Abstract: | The present study examines a system that privileges whiteness in visual arts, which is complicit in structural racism, stemming from the racial invisibility, taking to the analysis of class and location. To achieve this, it presents and analyzes and discusses data and statistics from research that disclose the racial belonging of artists legitimized by Art History and the audience attending visual arts spaces. Furthermore, it investigates the race of cultural center directors and other agents who operate within the language through heteroidentification commissions, following the model adopted in public university entrance exams, undertaken by this research between 2019 and 2024. Starting with the racial issue and utilizing both quantitative and qualitative data, the dissertation also discusses the relationship between class, location and gender markers in the representational issues of the visual arts system. It presents case studies that link decoloniality with the contemporary programming of cultural centers, and also addresses the art market and public cultural policies |
Palavras-chave: | Artes visuais Arte brasileira Arte contemporânea Branquitude Racialização Racismo Artes e sociedade Arte moderna – Séc. XXI Racismo na arte Visual arts Brazilian art Contemporary art Whiteness Racialization Racism |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | OLIVEIRA, Jocelino Pessoa de. Branquitude e artes visuais: um pacto burguês, sudestino e masculino. 2024. 118 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23432 |
Data de defesa: | 26-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
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