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Tipo do documento: Dissertação
Título: O urubu malandro e a cultura amazônica: uma análise cognitiva da metáfora animal na história em quadrinhos Castanha do Pará
Título(s) alternativo(s): The Sly Vulture and Amazonian Culture: A Cognitive Analysis of the Animal Metaphor in the Comic Book Castanha do Pará
Autor: Silva, Eduarda Sena da 
Primeiro orientador: Cavalcanti, Fernanda Carneiro
Primeiro membro da banca: Saliés, Tânia Mara Gastão
Segundo membro da banca: Costa, Vitor Cordeiro
Resumo: A presente pesquisa de mestrado tem como tema os campos de conhecimento que envolvem a cognição, a linguagem e a multimodalidade; e como objetivo abordar, à luz dos postulados da Teoria da Metáfora Conceptual (Lakoff; Johnson, 2002 [1980]), da Teoria da Metáfora Multimodal (Forceville, 2006; 2008; 2017) e da Abordagem Crítica da Metáfora (Charteris-Black, 2004), a relação entre a metáfora animal HUMANO É URUBU e o zoomorfismo do protagonista Castanha na produção de sentidos da História em Quadrinhos Castanha do Pará, publicada em 2016, por Gidalti Oliveira Moura Júnior, que narra a história de violência vivida em casa e nas ruas da cidade de Belém por esse protagonista hibrido de humano e de urubu. Assim, partimos do pressuposto de que a metáfora animal HUMANO É URUBU estruturaria o zoormorfismo do personagem principal da HQ em questão, motivada por conhecimentos e percepções da comunidade belenense acerca do caráter negativo do animal urubu. Além disso, supomos que o próprio título da obra se valeria da metonímia CASTANHA PELO PARÁ para conceptualizar a identidade do protagonista. Com base em metodologia de tipo qualitativa, de caráter descritivo-interpretativo, reunimos 38 dentre os 461 quadrinhos, que constituem a HQ Castanha do Pará, em oito grupos temáticos para, assim, examinarmos e explicarmos a relação entre zoomorfi smo, metáfora, elementos multimodais constitutivos desse gênero textual e saberes amazônicos belenenses. Os resultados demonstram que, por licenciar o zoomofismo do protagonista, a metáfora HUMANO É URUBU estrutura a produção de sentido da HQ Castanha do Pará, permitindo, com isso, que seu autor estabeleça relação entre os níveis discursivo, cognitivo e ideológico, uma vez que narra a história trágica de um menino híbrido, que vive à margem da sociedade. Além disso, observamos que a metonímia CASTANHA PELO PARÁ contribui para a produção de sentido da HQ em questão, considerando que, ao apontar para a diversidade de grupos sociais que constituem a região amazônica, o autor conceptualiza meninos pobres e marginalizados como não aceitos socialmente. Para tanto, estabelecendo contraponto entre os conhecimentos hegemônicos próprios de sociedades pós-industriais, como a belenense, e as histórias de encantarias que constituem as comunidades da região amazônica, o quadrinista explora a polissemia da conceptualização, de caráter monomodal e/ou multimodal, da metáfora HUMANO É URUBU
Abstract: This master's thesis focuses on the fields of knowledge involving cognition, language, and multimodality, with the objective of addressing, in light of the postulates of Conceptual Metaphor Theory (Lakoff; Johnson, 2002 [1980]), the Multimodal Metaphor Theory (Forceville, 2006; 2008; 2017), and the Critical Metaphor Approach (Charteris-Black, 2004), the relationship between the animal metaphor HUMAN IS VULTURE and the zoomorphism of the protagonist Castanha in the production of meaning in the Comic Book Castanha do Pará, published in 2016 by Gidalti Oliveira Moura Júnior, which narrates the story of violence experienced at home and on the streets of Belém by this hybrid protagonist of human and vulture. Thus, we start from the assumption that the animal metaphor HUMAN IS VULTURE would structure the zoomorphism of the main character in the comic, motivated by the knowledge and perceptions of the Belém community regarding the negative character of the vulture. Furthermore, we suppose that the very title of the work uses the metonymy CASTANHA FOR PARÁ to conceptualize the protagonist's identity. Based on a qualitative, descriptive-interpretive methodology, we collected 38 out of the 461 comic strips that make up Castanha do Pará, grouped into eight thematic categories, to examine and explain the relationship between zoomorphism, metaphor, the multimodal elements constitutive of this textual genre, and the Amazonian knowledge of the people of Belém. The results show that, by licensing the zoomorphism of the protagonist, the metaphor HUMAN IS VULTURE structures the production of meaning in Castanha do Pará, allowing the author to establish a relationship between the discursive, cognitive, and ideological levels, as it narrates the tragic story of a hybrid boy who lives on the margins of society. Additionally, we observed that the metonymy CASTANHA FOR PARÁ contributes to the production of meaning in the comic, considering that, by pointing to the diversity of social groups in the Amazon region, the author conceptualizes poor and marginalized boys as socially unaccepted. In doing so, by establishing a contrast between the hegemonic knowledge of post-industrial societies, such as Belém, and the enchantment stories of the Amazonian communities, the comic book artist explores the polysemy of the conceptualization, both monomodal and/or multimodal, of the metaphor HUMAN IS VULTURE
Palavras-chave: Metáfora animal
História em quadrinhos
Multimodalidade
Cultura amazônica
Metáfora na literatura
Personagens de histórias em quadrinhos
Amazônia – Vida e costumes sociais
Animal metaphor
Comic book
Multimodality
Amazonian culture
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SILVA, Eduarda Sena da. O Urubu Malandro e a Cultura Amazônica: Uma análise cognitiva da metáfora animal na História em Quadrinhos Castanha do Pará. 2024. 105 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23435
Data de defesa: 18-Dez-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras



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