Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23441
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ecdise: aproximação de mulher não-indígena e mulheres indígenas na criação em performance
Título(s) alternativo(s): ECDISE: reuniendo las mujeres no indigenas y mujeres indigenas en la creacion de espetaculos
Autor: Barp, Nathalia Scapin 
Primeiro orientador: Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Luiz Davi Vieira
Segundo membro da banca: Haderchpek, Robson Carlos
Terceiro membro da banca: Almeida, Veronica Fabrini Machado de
Quarto membro da banca: Oliveira, Marize Vieira de
Resumo: Ecdise é o nome dado ao processo de troca de alguns animais, dentre eles a cobra. Também é a palavra que a pesquisadora utiliza como guia de investigação em teatro/performance e mitologia. Nesta pesquisa, a troca de pele aparece, concomitantemente, enquanto metáfora de transformação da pesquisadora ao entrar em contato com alguns exemplos de epistemologias decoloniais e ao realizar uma revisão bibliográfica/análise acerca de cinco pesquisas que colocam em articulação cosmologias indígenas e as artes da cena. O conceito de Art(e)tnografia de Luciana Lyra, aparece como possibilidade de pensamento, ação e reflexão, transformando-se em uma série de conversas com pesquisadoras e pesquisadores que tiveram contato com comunidades indígenas e ações de aproximação ética com mulheres indígenas. Por fim, a pesquisadora apresenta a vídeo-performance Evocação Mboi Tu’i criada em parceria com uma mulher-indígena e inspirada em uma mitologia guarani. Nesta jornada são pensados outros conceitos como: Ecdise, branquitude (Lia Vainer Schucman), lugar de fala (Djamila Ribeiro), apropriação cultural (Daniel Mundurunku), decolonialidade (Walter Mignollo), performance (Richard Schechner), mitodologia em arte (Luciana Lyra)
Abstract: La ecdisis es el nombre dado al proceso de cambio de algunos animales, entre ellos la serpiente. También es la palabra que la investigadora utiliza como guía de investigación en teatro/performance y mitología. En esta investigación, el cambio de piel aparece simultáneamente como metáfora de transformación de la investigadora al entrar en contacto con algunos ejemplos de epistemologías decoloniales y al realizar una revisión bibliográfica/análisis sobre cinco investigaciones que ponen en articulación cosmologías indígenas y las artes escénicas. El concepto de Art(e)tnografía de Luciana Lyra aparece como posibilidad de pensamiento, acción y reflexión, transformándose en una serie de conversaciones con investigadoras e investigadores que tuvieron contacto con comunidades indígenas y acciones de acercamiento ético con mujeres indígenas. Por último, la investigadora presenta la vídeo-performance Evocación Mboi Tu’i creada en colaboración con una mujer indígena e inspirada en una mitología guaraní. En este viaje se piensan otros conceptos como: La ecdisis, blancura (Lia Vainer Schucman), lugar de enunciación (Djamila Ribeiro), apropiación cultural (Daniel Munduruku), decolonialidad (Walter Mignollo), performance (Richard Schechner), mitodología en arte (Luciana Lyra)
Palavras-chave: La muda
Decolonialidad
Blancura
Mitodología en arte
Ecdise
Performance
Decolonialidade
Branquitude
Mitodologia em arte
Artetnografia
Performance (Arte)
Arte indígena – Brasil
Mulheres indígenas
Arte e mitologia
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: BARP, Nathalia Scapin. ECDISE: aproximação de mulher não-indígena e mulheres indígenas na criação em performance. 2024. 161 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23441
Data de defesa: 18-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes
Mestrado em Artes



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.