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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23451
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Cursando BNCC: caminhos da formação docente frente às políticas curriculares no Brasil (2014-2020) |
Título(s) alternativo(s): | Studying the BNCC: pathways of teacher training in the face of curriculum policies in Brazil (2014-2020) |
Autor: | Viza, Felipe Farias ![]() |
Primeiro orientador: | Dias, Rosanne Evangelista |
Primeiro membro da banca: | Frangella, Rita de Cássia Prazeres |
Segundo membro da banca: | Verissimo, Maria Luiza Süssekind |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado tem como objetivo discorrer sobre as políticas de currículo para a formação de professores no Brasil no período de 2014 a 2020, com destaque para as ações do Movimento pela Base nesse processo. Para isso, mobilizam-se autores como Ernesto Laclau, Chantal Mouffe, Stephen Ball, Alice Lopes e Elizabeth Macedo, que dialogam com os seguintes objetivos: investigar os textos políticos relacionados às políticas de currículo e docência; identificar a atuação do Movimento pela Base nas iniciativas voltadas à implementação da BNC-Formação; interpretar os diferentes sentidos de currículo e docência que orientam as recentes políticas curriculares direcionadas à formação docente, a partir dos conceitos de discurso, antagonismo, hegemonia e normatividade. Para fundamentar a análise, Laclau e Mouffe (2015) oferecem as categorias de discurso, antagonismo e hegemonia da Teoria do Discurso. Stephen Ball (2014) contribui com as noções de redes e neoliberalismo, enquanto Lopes e Macedo (2011) instigam a reflexão sobre o currículo sob um viés pós-estrutural e discursivo. Além disso, integram-se ao estudo os textos políticos como a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018a), a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (Brasil, 2019), a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (Brasil, 2020), bem como os materiais produzidos pelo Movimento pela Base. Dessa forma, a pesquisa adota uma perspectiva pós-crítica, refletida tanto na escolha dos autores que sustentam teoricamente esta investigação quanto no esforço autoral de produzir esta dissertação sob esse posicionamento teórico-estratégico. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, com base em análises bibliográficas e documentais. Os resultados apontam que a BNC-Formação Inicial e a BNC-Formação Continuada atuam como instrumentos de padronização da prática docente, transferindo a responsabilidade pelo sucesso escolar exclusivamente para os professores. Essas bases promovem um currículo alinhado aos interesses da governança global e às demandas neoliberais. A normatização da prática pedagógica, estruturada em competências avaliáveis, tensiona a autonomia dos educadores, consolidando um modelo de docência que prioriza a eficiência e a adaptação às diretrizes impostas. Contudo, a análise também evidencia fissuras e resistências no campo discursivo, que demonstram a precariedade de qualquer tentativa de hegemonia. A crítica à padronização do currículo e a defesa de uma formação docente que valorize as especificidades locais e a multiplicidade de experiências surgem como contrapontos fundamentais às políticas predominantes. Conclui-se que o currículo e a docência, enquanto campos de disputas contínuas, resistem à fixação de sentidos únicos, desafiando a padronização e normatização que caracterizam a agenda educacional global. |
Abstract: | This master's dissertation aims to discuss curriculum policies for teacher training in Brazil between 2014 and 2020, with a particular focus on the actions of the Movimento pela Base (Movement for the Core) in this process. To this end, it draws on authors such as Ernesto Laclau, Chantal Mouffe, Stephen Ball, Alice Lopes, and Elizabeth Macedo, who dialogue with the following objectives: to investigate political texts related to curriculum and teaching policies; to identify the role of the Movimento pela Base in initiatives aimed at implementing the BNC-Formação (National Common Base for Teacher Training); and to interpret the different meanings of curriculum and teaching that guide recent curriculum policies focused on teacher training, using the concepts of discourse, antagonism, hegemony, and normativity. To support the analysis, Laclau and Mouffe (2015) provide the categories of discourse, antagonism, and hegemony from Discourse Theory. Stephen Ball (2014) contributes with notions of networks and neoliberalism, while Lopes and Macedo (2011) encourage reflection on curriculum from a post-structural and discursive perspective. In addition, the study incorporates political texts such as the National Common Core Curriculum (Brazil, 2018a), the National Common Base for the Initial Training of Basic Education Teachers (Brazil, 2019), the National Common Base for the Continuing Training of Basic Education Teachers (Brazil, 2020), as well as materials produced by the Movimento pela Base. Thus, the research adopts a post-critical perspective, reflected both in the choice of authors who theoretically support this investigation and in the authorial effort to produce this dissertation under this theoretical-strategic positioning. The methodology used is qualitative in nature, based on bibliographic and documentary analyses. The results indicate that the BNC-Formação Inicial and the BNC-Formação Continuada function as instruments aimed at standardizing teaching practices, placing the responsibility for school success solely on teachers. These frameworks promote a curriculum aligned with global governance interests and neoliberal demands. The standardization of pedagogical practices, structured around evaluable competencies, strains the autonomy of educators, consolidating a teaching model that prioritizes efficiency and adaptation to imposed guidelines. However, the analysis also highlights fissures and resistances within the discursive field, demonstrating the precariousness of any attempt at hegemony. The critique of curriculum standardization and the defense of teacher training that values local specificities and the multiplicity of experiences emerge as fundamental counterpoints to dominant policies. It concludes that curriculum and teaching, as fields of ongoing disputes, resist the fixation of singular meanings, challenging the standardization and normatization that characterize the global educational agenda. |
Palavras-chave: | Curriculum Teacher training National Common Base Movement for the base Currículos Formação de professores Base Nacional Comum Movimento pela base |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | VIZA, Felipe Farias. Cursando BNCC: caminhos da formação docente frente às políticas curriculares no Brasil (2014-2020). 2024. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23451 |
Data de defesa: | 5-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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