Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23453
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Um trabalho para Ensino Básico baseado no livro Como mentir com estatística |
Título(s) alternativo(s): | A paper for Elementary School based on the book How to Lie with Statistics |
Autor: | Machado, Adriana Mattos dos Santos ![]() |
Primeiro orientador: | Mattos, Francisco Roberto Pinto |
Primeiro membro da banca: | Barbosa, Augusto Cesar de Castro |
Segundo membro da banca: | Costa, Liliana Manuela Gaspar Cerveira da |
Resumo: | É cada vez mais difícil conquistar a atenção e o interesse dos alunos nas aulas de matemática. Os métodos tradicionais já não entusiasmam os alunos. Nas aulas de estatística não é diferente. Os exemplos convencionais usando moedas e cartas já não são mais atrativos para os alunos atuais. Nessa dissertação de Mestrado, procuramos trazer novos modelos de atividades, que são baseados em acontecimentos do cotidiano. Através de temas de ampla repercussão propomos atividades onde o discente poderá analisar as informações divulgadas aplicando conceitos estatísticos e, dessa forma, desenvolver seu senso crítico sobre eventos que os cercam diariamente. Após a apresentação de reportagens impressas ou em vídeos os alunos se dividiam em grupos e procuravam mais informações sobre o tema. A culminância era a exposição da análise feita por cada grupo e o debate. A atividade era encerrada com as conclusões conjuntas acerca das argumentações. O intuito do presente trabalho é possibilitar que através do aprendizado da estatística os educandos desenvolvam seu senso crítico e sua cidadania |
Abstract: | It is increasingly difficult to gain students' attention and interest in math classes. Traditional methods no longer excite students. In statistics classes is no different. Conventional examples using coins and playing cards are no longer attractive to today's students. In this Master's dissertation, we seek to bring new models of activities, which are based on everyday events. Through themes of wide repercussion we propose activities where the student can analyze the information disclosed applying statistical concepts and thus develop their critical sense about events that surround them daily. The purpose of this work is to enable students to develop their critical sense and citizenship through the learning of statistics. |
Palavras-chave: | Estatística - Estudo e ensino Cidadania Ensino básico Basic education Citizenship |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) |
Citação: | MACHADO, Adriana Mattos dos Santos. Um trabalho para Ensino Básico baseado no livro Como mentir com estatística. 2019. 58 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23453 |
Data de defesa: | 30-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Adriana Mattos dos Santos Machado - 2019 - Completa.pdf | Dissertação completa | 1,61 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.