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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23483
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Segurança Digital e Inteligência Artificial: Novos Caminhos para o Ensino de Matemática |
Título(s) alternativo(s): | Digital Security and Artificial Intelligence: Some New Paths in Mathematics Teaching. |
Autor: | Rimes, Ighor Opiliar Mendes ![]() |
Primeiro orientador: | Faria, Cristiane Oliveira de |
Segundo orientador: | Moura, Carlos Antonio de |
Primeiro membro da banca: | Barbosa, Augusto Cesar de Castro |
Segundo membro da banca: | Neto, José Abdalla Helayel |
Terceiro membro da banca: | Castro, Maria Clícia Stelling de |
Quarto membro da banca: | Carvalho, Luis Alfredo Vidal de |
Quinto membro da banca: | Szwarcfiter, Jayme Luiz |
Resumo: | A homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2017, introduziu disciplinas que conectam a teoria com dispositivos essenciais usados no dia a dia dos alunos, destacando-se a Educação Financeira, Ambientes de Aprendizagem e Tecnologias Digitais. Nesta tese, apresentamos propostas de conexões de conceitos matemáticos estudados no Ensino Fundamental imersos em novas tecnologias computacionais, como Segurança Digital e Inteligência Artificial. Dentro do escopo de Segurança Digital, trabalhamos o conceito de moeda digital através do Bitcoin, que já está bastante difundido. A partir desta motivação é possível explorar conceitos de modelagem matemática no ensino de funções. Para que a metodologia de modelagem matemática seja utilizada, inicialmente, aborda-se uma revisão sistemática sobre a tecnologia Blockchain, fundamental para diversas ferramentas tecnológicas atuais. Em seguida, são discutidos conceitos de criptografia e funções matemáticas (linear, quadrática, geométrica, exponencial e logarítmica) aplicadas ao ajustes de curvas do preço do Bitcoin. Utilizamos planilhas eletrônicas para análise de dados e o coeficiente de Pearson para avaliar o melhor ajuste, na tentativa de previsão do preço da moeda. Aproveitando o fato de que cada vez mais estamos envolvidos com aplicativos que utilizam Inteligência Artificial, em seguida, são vistos conceitos básicos necessários para entender os métodos não supervisionados de Aprendizagem de Máquina aliados à escolha de decisões que devem ser tomadas utilizando um linguajar matemático que pode ser aplicado em até turmas de ensino fundamental. A tese culmina em uma proposta de sequência didática que pode ser utilizada por docentes, adaptada para cursos de graduação em Matemática, incentivando a aplicação prática da modelagem matemática, e estimulando a compreensão dos alunos sobre criptoeconomia, técnica de análise de dados e Inteligência Artificial. |
Abstract: | The approval of the National Common Curricular Base (BNCC) in 2017 introduced subjects that connect theory with essential devices used in students’ daily lives, highlighting Financial Education, Learning Environments, and Digital Technologies. In this thesis, we present proposals for connections among mathematical concepts studied in elementary school and immersed in new computational technologies, such as digital security and artificial intelligence. Within the scope of Digital Security, we work on the concept of digital currency through Bitcoin, which is already quite widespread. Based on this motivation, it is possible to explore mathematical modeling concepts in teaching functions. For the mathematical modeling methodology to be used, a systematic review of Blockchain technology, fundamental to several current technological tools, is addressed. Next, cryptography concepts and mathematical functions (linear, quadratic, geometric, exponential, and logarithmic) applied to Bitcoin price curve adjustments are discussed. We use electronic spreadsheets for data analysis and the Pearson coefficient to evaluate the best fit to predict the currency’s price. Taking advantage of the fact that we are increasingly involved with applications that use Artificial Intelligence, we then look at basic concepts necessary to understand unsupervised Machine Learning methods combined with the choice of decisions that must be made using a mathematical language that can be applied in even elementary school classes. The thesis culminates in a proposal for a didactic sequence that teachers can use and adapt for undergraduate mathematics courses, encouraging the practical application of mathematical modeling and stimulating students’ understanding of cryptoeconomics, data analysis techniques, and artificial intelligence |
Palavras-chave: | Mathematical modeling Digital coins Machine learning Mathematics teaching Modelagem matemática Moedas digitais Aprendizado de máquina Ensino de matemática |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Computacionais |
Citação: | RIMES, Ighor Opiliar Mendes. Segurança Digital e Inteligência Artificial: Novos Caminhos para o Ensino de Matemática. 2024. 112 f. Tese (Doutorado em Ciências Computacionais) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23483 |
Data de defesa: | 19-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Ciências Computacionais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese - Ighor Opiliar Mendes Rrimes - 2024 - Completa.pdf | Tese completa | 6,1 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo - Ighor Opiliar Mendes Rimes - 2024.pdf | 429,46 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
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