Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23486
Tipo do documento: Tese
Título: Desamparo, amor e culpa: um estudo psicanalítico sobre a gênese e operação do supereu
Título(s) alternativo(s): Helplessness, love and guilt: a psychoanalytic study on the genesis and operation of the superego
Autor: Santos, Cezar Augusto Lima 
Primeiro orientador: Alberti, Sonia
Primeiro membro da banca: Jorge, Marco Anotnio Coutinho
Segundo membro da banca: Rinaldi, Doris
Terceiro membro da banca: Fuks, Betty
Quarto membro da banca: Rudge, Ana Maria
Resumo: Tomando como ponto de partida o irremediável antagonismo entre a cultura e o pulsional proposto pelo pensamento freudiano e a sua indicação que a limitação da agressividade é o primeiro e mais severo sacrifício que a sociedade tem que pedir ao indivíduo, nos debruçaremos sobre o mecanismo mais importante de manejo da agressividade na perspectiva freudiana: a sua introjeção sob a forma do supereu. Deslindaremos a gênese e o modus operandi dessa instância, articulando-a radicalmente ao desamparo primordial. As duas funções principais do supereu, vigilância e crítica, correspondem a dois objetos pulsionais, o olhar e a voz, substâncias episódicas do objeto a, conforme Lacan. No que toca o olhar, já ao nascer, o desamparado infans é alvo do enigmático e siderante olhar do Outro. É olhado antes de olhar. Abordaremos essa dimensão persecutória do olhar imediata e originária. Assim como a voz não se confunde com o som, o olhar não se confunde com a visão. Trataremos dessa esquize fundamental entre o olho e o olhar. Tomando a arquitetura do Panóptico idealizada por Bentham e trabalhada por Foucault, percorreremos os efeitos da dissociação do par ver-ser visto que faz com que o olhar tenda ao incorpóreo e à introjeção. O olhar, contudo, não se limita a uma vertente vigilante-persecutória. O olhar do Outro é fundamental na constituição do eu. A criança se volta para aquele que a segura diante do espelho invocando seu assentimento, demanda a ratificação do valor dessa imagem diante dela. Estudaremos as consequências do destronamento de His Majesty the Baby e a ereção do ideal do eu na tentativa de reaver e assegurar satisfações narcísicas. Abordaremos o orgulho e a culpa em suas relações com o ideal do eu e o supereu. Trataremos do supereu como pura cultura da pulsão de morte, sua face mais mortífera. Discutiremos as consequências da limitação da agressividade indispensável a tessitura de qualquer laço social e os seus destinos. Cotejaremos as definições institucionais da hierarquia e disciplina, pilares do militarismo, com a análise foucaultiana e questionaremos as possibilidades e limitações da psicanálise na Marinha do Brasil.
Abstract: Taking as a starting point the irremediable antagonism between culture and the drive proposed by Freudian thought and its indication that the limitation of aggressiveness is the first and most severe sacrifice that society has to ask the individual, we will focus on the most important mechanism of handling aggressiveness in the Freudian perspective: its introjection in the form of the superego. We will unravel the genesis and modus operandi of this instance, radically articulating it to primordial helplessness. The two main functions of the superego, surveillance and criticism, correspond to two instinctual objects, the look and the voice, episodic substances of object a, according to Lacan. As far as the look is concerned, at birth, the helpless infants are the target of the enigmatic and astonishing gaze of the Other. It is looked at before looking. We will address this persecutory dimension of the immediate and original gaze. Just as the voice is not confused with the sound, the look is not confused with the vision. We will deal with this fundamental sketch between the eye and the gaze. Taking the Panopticon architecture idealized by Bentham and worked on by Foucault, we will explore the effects of the dissociation of the seeing-being pair, which makes the gaze tend towards the incorporeal and introjection. The gaze, however, is not limited to a vigilant-persecutive aspect. The Other's gaze is fundamental in the constitution of the self. The child turns to the one who holds him in front of the mirror, invoking his assent, demands the ratification of the value of that image in front of him. We will study the consequences of the dethronement of His Majesty the Baby and the erection of the ego ideal in an attempt to regain and secure narcissistic satisfactions. We will address pride and guilt in their relationship to the ideal of the self and the superego. We will treat the superego as a pure culture of the death drive, its deadliest face. We will discuss the consequences of limiting aggressiveness that is essential to the fabric of any social bond and its destinies. We will compare institutional definitions of hierarchy and discipline, pillars of militarism, with Foucault's analysis and we will question the possibilities and limitations of psychoanalysis in the Brazilian Navy.
Palavras-chave: Supereu
Desamparo
Amor
Culpa
Superego
Helplessness
Love
Fault
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA::INTERVENCAO TERAPEUTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicanálise
Citação: SANTOS, Cezar Augusto Lima. Desamparo, amor e culpa: um estudo psicanalítico sobre a gênese e operação do supereu. 2021. 156 f. Tese (Doutorado em Psicanálise) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23486
Data de defesa: 26-Out-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicanálise

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Cezar Augusto Lima Santos - 2021 - Completa.pdf1,28 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.