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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23490
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Violência Escolar: a prática do bullying na perspectiva dos estudantes de uma escola pública em contexto de periferia urbana no município do Rio de Janeiro |
Título(s) alternativo(s): | School violence: the practice of bullying from the student’s perspective of a public school in a context of urban periphery in Rio de Janeiro municipality |
Autor: | Sousa, Bruno Moreira de ![]() |
Primeiro orientador: | Esteves, Pâmela Suélli da Motta |
Primeiro membro da banca: | Freire, Leticia de Luna |
Segundo membro da banca: | Abreu, Rachel Luiza Pulcino de |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender a violência no âmbito escolar, suas causas e consequências na percepção dos estudantes da Educação Básica de uma escola de Ensino Fundamental da rede municipal, localizada no bairro da Vila Kennedy, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Trata-se, de uma investigação qualitativa por meio da observação no campo (ambiente escolar). O caminho metodológico escolhido consiste na escuta dos estudantes, que são os principais atores envolvidos no contexto da violência escolar, com ênfase na prática do bullying – com o propósito de investigar: a) os principais conceitos de violência escolar; b) as diferentes formas de violência que atingem os estudantes no cotidiano escolar; c) os principais tipos de bullying, como ele ocorre, suas causas e consequências; e d) a atuação da escola em relação aos casos de violência, principalmente o bullying. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma investigação qualitativa dividida em três etapas, a saber: I) revisão bibliográfica; II) observação do cotidiano escolar; e III) entrevista semiestruturada com a gestão escolar. Para contribuir com a discussão e o desenvolvimento deste estudo acerca da temática da violência escolar, sobretudo a prática do bullying, serão utilizados como os principais referenciais teóricos os seguintes autores: Dan Olweus, Marilia Sposito, Michel Foucault, Miriam Abramovay e Pierre Bourdieu. Com esta pesquisa, busca-se compreender as causas e consequências da violência escolar na Educação Básica na perspectiva dos estudantes, no intuito de construir uma escola que pratique a educação em direitos humanos, sendo um espaço de conhecimento, de diálogo, de socialização e de respeito às diversidades |
Abstract: | This research aims to understand violence in the school environment, its causes and consequences in perception of Basic Education students located in the neighborhood of Vila Kennedy, west zone of the city of Rio de Janeiro. This is a qualitative investigation through observation in the field (school environment). The methodological path chosen consists of listening to students, who are the main actors involved in the context of school violence, with an emphasis on the practice of bullying for the purpose of investigating: a) the main concepts of school violence; b) the difference forms of violence that affect students in everyday school life; c) the main types of bullying, how it occurs, its causes and consequences; and d) the school’s performance in relation to cases of violence, especially bullying. From a methodological point of view, this is a qualitative investigation divided into three stages, namely: I) bibliografic review; II) observation (field research); and III) semi-structured interview with school management. To contribute to the discussion and development of this study on the topic of school violence, especially the practice of bullying, the following authors will be used as the main theoretical references: Dan Olweus, Marilia Sposito, Michel Foucault, Miriam Abramovay and Pierre Bourdieu. Whit this research, we seek to understand the causes and consequences of school violence in Basic Education from the student’s perspective with the aim of building a school that practices education with human rights, being a space for knowledge, dialogue, socialization and respect for diversity. |
Palavras-chave: | Bullying School violence school education Periphery Violência escolar Escola Educação Periferia |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | SOUSA, Bruno Moreira de. Violência Escolar: a prática do bullying na perspectiva dos estudantes de uma escola pública em contexto de periferia urbana no município do Rio de Janeiro. 2024. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23490 |
Data de defesa: | 29-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
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