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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23494
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A Lei 10.639/03 e o fazer geográfico antirracista: uma análise das práticas curriculares no município de Magé–RJ |
Título(s) alternativo(s): | Law 10.639/03 and anti-racist geographic making: an analysis of curricular practices in the municipality of Magé-RJ |
Autor: | Rocha, Bruna Machado da ![]() |
Primeiro orientador: | Corrêa, Gabriel Siqueira |
Primeiro coorientador: | Santana Filho, Manoel Martins de |
Primeiro membro da banca: | Guimarães, Geny Ferreira |
Segundo membro da banca: | Santos, Patrícia Elaine Pereira dos |
Terceiro membro da banca: | Santos, Renato Emerson Nascimento dos |
Quarto membro da banca: | Sacramento, Ana Cláudia Ramos |
Resumo: | Este trabalho investiga as práticas curriculares em torno da proposta de uma educação antirracista no ensino de Geografia, com foco na realidade de implementação da disciplina Ensino de História e Cultura Africana, Afrobrasileira e Indígena (EHCAI) no município de Magé-RJ. A Secretaria de Educação da cidade implementou desde 2021 o ensino de três Disciplinas Diversificadas: EHCAI; CDR (Cidadania e Diversidade Religiosa) e HGTM (História, Geografia, Turismo e Meio Ambiente de Magé), para estudantes do Ensino Fundamental. Enquanto geógrafa e professora, debrucei-me na tarefa de articular a implementação da Lei nº 10.639/2003 — que conduz o EHCAI e esta pesquisa — e os campos das Geografias das Relações Étnico-Raciais e das Geografias Negras. Relacionar teórica e conceitualmente estes campos junto às agências do Movimento Negro é relevante para pensarmos o recorte espacial — Magé e sua geohistória indígena e quilombola — e o documento curricular mageense, sobretudo no que se refere às Disciplinas Diversificadas, pois promove aportes para refletir e compreender o currículo prescrito e as disputas políticas dessa elaboração, como também o currículo praticado, vivido, o qual sou uma geo-corpo-sujeito ativa. Deste modo, com uma pesquisa que se imbrica com a minha vida como docente, o aporte literário de Conceição Evaristo das escrevivências se torna rota metodológica para tecer uma escrita comprometida com a vida enquanto professora de Geografia que leciona a disciplina diversificada EHCAI e seus conteúdos programáticos. Enquanto uma experiência compartilhada, realizei entrevistas semiestruturadas com docentes da mesma rede municipal de ensino, questionando-lhes sobre suas percepções curriculares. O EHCAI concretiza um cenário de disputas curriculares e nos leva a reavaliar o papel do ensino de Geografia no Ensino Fundamental, à luz de práticas educativas antirracistas e consoante as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004). |
Abstract: | This work investigates the curricular practices around the proposal for an anti-racist education in the teaching of Geography, focusing on the reality of implementing the subject Teaching African, Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture (EHCAI) in the municipality of Magé-RJ. Since 2021, the city's Education Department has implemented the teaching of three Diversified Subjects: EHCAI; CDR (Citizenship and Religious Diversity) and HGTM (History, Geography, Tourism and Environment of Magé), for Elementary School students. As a geographer and teacher, I focused on the task of articulating the implementation of Law No. 10,639/2003 — which drives the EHCAI and this research — and the fields of Geographies of Ethnic-Racial Relations and Black Geographies. Relating these fields theoretically and conceptually with the agencies of the Black Movement is relevant for thinking about the spatial outline — Magé and its indigenous and quilombola geohistory — and the Magéense curricular document, especially with regard to Diversified Disciplines, as it promotes contributions to reflect and understand the prescribed curriculum and the political disputes of its elaboration, as well as the curriculum practiced, lived, which I am an active geo-body-subject. In this way, with research that is intertwined with my life as a teacher, Conceição Evaristo's literary contribution from the writings becomes a methodological route to weave a writing committed to life as a Geography teacher who teaches the diverse discipline EHCAI and its programmatic contents. As a shared experience, I carried out semi-structured interviews with teachers from the same municipal education network, asking them about their curricular perceptions. The EHCAI materializes a scenario of curricular disputes and leads us to reevaluate the role of teaching Geography in Elementary School, in the light of anti-racist educational practices and in accordance with the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of History and Afro-Brazilian and African Culture (2004). |
Palavras-chave: | Currículo Fazer geográfico Educação antirracista Ensino de geografia Curriculum Make it geographic Anti-racist education Teaching Geography |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA POLITICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP) |
Citação: | ROCHA, Bruna Machado da. A Lei 10.639/03 e o fazer geográfico antirracista: uma análise das práticas curriculares no município de Magé-RJ. 2024. 165 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23494 |
Data de defesa: | 18-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP) |
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