Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23495
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Articulações entre letramento racial e científico no ensino de ciências: percepções de professores em formação continuada |
Título(s) alternativo(s): | Articulations between critical and scientific racial literacy in science teaching: perceptions of teachers in continuing education |
Autor: | Perlingeiro, Raiele do Valle ![]() |
Primeiro orientador: | Nacimento, Tatiana Galieta |
Primeiro membro da banca: | Bastos, Janaína Ribeiro Bueno |
Segundo membro da banca: | Silva, Flavia Venancio |
Resumo: | O objetivo geral desta pesquisa consistiu em promover e analisar um espaço de formação continuada destinado a professores da educação básica visando a articulação entre letramento científico (LC) e letramento racial (LR). Especificamente, buscou-se: a) ofertar um curso de formação continuada para professores de educação básica; b) identificar as necessidades de formação dos professores da educação básica em relação ao letramento científico e letramento racial; c) investigar as vivências dos professores com o racismo; d) investigar as relações que os professores estabelecem entre letramento científico e letramento racial e as contribuições de um curso de extensão para sua formação. O curso consistiu em 13 aulas, das quais quatro foram selecionadas para análise por melhor atenderem aos objetivos da pesquisa. No referencial teórico, discute-se a história da educação para os negros no Brasil, destacando seu caráter opressor, além de apresentar os conceitos atuais sobre os letramentos, enfatizando a importância de uma educação antirracista. Utilizamos a metodologia de pesquisa narrativa, buscando analisar as aulas, as falas dos professores e suas atividades, que incluíram: interpretação e discussão sobre o ensino de ciências, com foco em uma imagem específica da evolução do homem; criação de nuvens de palavras; narrativas autobiográficas sobre o racismo; e a elaboração de um trabalho final envolvendo uma prática pedagógica que promovesse a interseção entre LC e LR. As categorias de análise foram inspiradas no artigo de Ferreira (2014) para a análise das autobiografias dos participantes e baseadas no trabalho de Galieta (2014) para análise dos trabalhos finais em relação ao atendimento aos dois letramentos. Os resultados revelam que, embora a interseção entre LC e LR seja limitada na literatura atual, a pesquisa demonstrou que é possível articular esses conceitos nas práticas de sala de aula. Por fim, destaca-se a importância da formação continuada na capacitação de professores para enfrentar os desafios da educação antirracista no contexto do ensino de ciências. |
Abstract: | The general objective of this research consisted in promoting and analizing a continued training space intended to teachers from basic education aiming the articulation between scientific literacy (SL) and racial literacy (RL). Specifically, it was sought to: a) offer a continued training course for teachers from basic education; b) Identify the training needs of basic education teachers in relation to scientific literacy and critical racial literacy; c) Investigate teachers’ experiences with racism; d) Investigate the relationships that teachers establish between scientific literacy and critical racial literacy and the contributions of an extension course to the training of participating teachers. The course consisted of 13 classes, four of which were selected for analysis as they best met the research objectives. In the theoretical framework, the history of education for black people in Brazil is discussed, highlighting its oppressive nature, in addition to presenting current concepts about literacy, emphasizing the importance of anti-racist education. We used narrative research methodology, seeking to analyze classes, teachers' speeches and their activities, which included: interpretation and discussion about science teaching, focusing on a specific image of man's evolution; creating word clouds; autobiographical narratives about racism; and the elaboration of a final work involving a pedagogical practice that promoted the intersection between SL and RL. The analysis categories were inspired by the article by Ferreira (2014) for the analysis of the participants' autobiographies and based on the work of Galieta (2014) for the analysis of the final works in relation to the service to both literacies. The results reveal that, although the intersection between SL and RL is limited in current literature, the research demonstrated that it is possible to articulate these concepts in classroom practices. Finally, the importance of continued training in training teachers to face the challenges of anti-racist education in the context of science teaching is highlighted. |
Palavras-chave: | Letramento racial Letramento científico Ensino de ciências e biologia Educação antirracista Formação de professores Racial literacy Scientific literacy Science and Biology teaching Anti-racist education Teacher training |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
Citação: | PERLINGEIRO, Raiele do Valle. Articulações entre letramento racial e científico no ensino de ciências: percepções de professores em formação continuada. 2024. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23495 |
Data de defesa: | 29-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Raiele do Valle Perlingeiro - 2024 - Completa.pdf | Documento principal | 3,66 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo - Raiele do Valle Perlingeiro - 2024.pdf | 235,48 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Raiele do Valle Perlingeiro - 2025.pdf | 298,6 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.