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Tipo do documento: Dissertação
Título: “Pô, esse bagulho aqui tinha que ter todo dia”: escrevivências, experiências e literaturas com adolescentes em privação de liberdade
Título(s) alternativo(s): “Wow, this stuff here had to happen every day” : escrevivências, experiences and literature with adolescents serving socio-educational sentences
Autor: Mattos, Jéssica Montuano Gonçalves Ramos 
Primeiro orientador: Carvalho, Rosa Malena Araújo de
Primeiro membro da banca: Almeida, Sandra Maciel de
Segundo membro da banca: Ferreira, Arthur Vianna
Terceiro membro da banca: Baptista, Luis Antonio dos Santos
Resumo: A partir das oficinas de leitura e escrita do projeto Escrevivendo a Liberdade com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, esta pesquisa objetivou identificar os efeitos educativos das escrevivências e do encontro com literaturas que dialogam com diferentes histórias, como as desses jovens. Esta dissertação, mobilizada pela escrevivência, pela literatura e pelas indagações que o projeto Escrevivendo a Liberdade vem provocando aprofundou conceitos chave como corporeidades, experiência e alteridade. Para isso, dialogamos com Conceição Evaristo, Cuti, Bell Hooks, Audre Lorde, Frantz Fanon, Azoilda Loretto da Trindade, Allan da Rosa, dentre outros importantes referenciais. O trabalho está organizado em três capítulos, iniciando pela encruzilhada entre escrevivências e literaturas; no segundo, falamos do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE), da socioeducação e do projeto Escrevivendo a Liberdade; no último capítulo, antes das considerações finais, trazemos algumas das experiências educativas que revelaram a potência do entrelace entre corpos, leituras e escritas. Os resultados da pesquisa indicam a importância de um fazer pedagógico e educativo que esteja imbricado com o direito à vida plena e digna para todas as pessoas.
Abstract: Based on the reading and writing workshops run by the Escrevivendo a Liberdade project with adolescents serving socio-educational sentences, this research aimed to identify the educational effects of ―escrevivências‖ and encounters with literature that dialog with different stories, such as those of these young people. This dissertation, mobilized by ―escrevivências‖, literature and the questions that the Escrevivendo a Liberdade project has provoked, delved into key concepts such as corporeality, experience and otherness. To do this, we dialogued with Conceição Evaristo, Cuti, bell hooks, Audre Lorde, Frantz Fanon, Azoilda Loretto da Trindade, Allan da Rosa, among other important references. The work is organized into three chapters, starting with the crossroads between ―escrevivências‖ and literature; in the second, we talk about DEGASE, socio-education and the Writing Freedom project; and in the last chapter, before the final considerations, we present some of the educational experiences that revealed the power of the link between bodies, reading and writing. The results of the research indicate the importance of a pedagogical and educational approach that is imbued with the right to a full and dignified life for all people.
Palavras-chave: Escrevivências
Literaturas
Socioeducação
Privação de liberdade
Corporeidades
Writings
Literatures
Socio-education
Deprivation of liberty
Corporealities
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: MATTOS, Jéssica Montuano Gonçalves Ramos. “Pô, esse bagulho aqui tinha que ter todo dia”: escrevivências, experiências e literaturas com adolescentes em privação de liberdade. 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23496
Data de defesa: 21-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais



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