Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23514
Tipo do documento: Dissertação
Título: Paisagens humanas
Título(s) alternativo(s): Human landscapes
Autor: Souza, Pedro Luis Carneiro de 
Primeiro orientador: Costa, Luiz Cláudio da
Primeiro membro da banca: Fatorelli, Maria Luiza
Segundo membro da banca: Lopes, Livia Flores
Resumo: Esta dissertação pretende discutir minha poética artística e como meus trabalhos são pensados, motivados por marés de memórias e afetos. A dissertação é dividida em três capítulos, cada um tratando de uma linguagem que considero importante na minha produção artística e explorando como elas se cruzam. Início escrevendo sobre o desenho. Parto da ideia de que tudo o que faço é desenho; portanto, todo gesto realizado por mim é um desdobramento do desenhar, inclusive escrever. Nesta primeira parte da dissertação, discuto trabalhos mais focados no desenho e o que o desenho significa para mim. Ainda neste capítulo, relembro fatos importantes que acabaram tornando-se essenciais para meus trabalhos. Essas lembranças me levam ao segundo capítulo, no qual desenvolvo melhor minha relação com a cidade e com a música. Neste capítulo, discuto mais detalhadamente minha ideia de sample visual. O conceito de sample visual vem sendo trabalhado por mim desde o início da dissertação, mas é nesta parte que ele será aprofundado. Por fim, o terceiro e último capítulo discutirá minha produção focada nas pinturas. As pinturas surgem como um desdobramento do que vimos anteriormente, sendo, para mim, mais do que uma simples linguagem, mas uma forma de ver o mundo. Assim surgem as Paisagens humanas
Abstract: This dissertation intends to discuss my artistic poetics and how my body of work is thought, motivated by tides of memory and affection. The dissertation is divided in three chapters, each one dealing with a language that I believe to be important in my artistic production and explores how they cross each other. I begin writing about drawing. Starting with the idea that everything I do is drawing, therefore, every gesture made by me is a development of the act of drawing, including writing. In this first part of the dissertation, I intend to discuss works more focused on drawing and what drawing means to me. Still in this chapter, I remember important facts that became essential to my works. Those memories take me to the second chapter, in which I develop better my relationship with the city and the music. In this chapter, I discuss in more detail my ideal of a visual sample. I have worked this concept of visual sample since the beginning of my graduation, but it is in this part of my dissertation that it will be explored in depth. Finally, the third and last chapter talks about my production, focusing on the paintings. The paintings emerge as an unfolding of what we saw previously, being, for me, more than a simple language, but a way of seeing the world. Thus, the Human Landscapes emerge
Palavras-chave: Poética artística
Sample visual
Desenho
Pintura
Memória
Paisagem
Cidade
Música
Arte moderna – Brasil – Séc. XXI
Paisagens na arte
Memória na arte
Vilas e cidades na arte
Música na arte
Artistic poetry
Visual sample
Drawing
Painting
Memory
Landscape
City
Music
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: SOUZA, Pedro Luis Carneiro de. Paisagens humanas. 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23514
Data de defesa: 31-Out-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.