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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23516
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Atravessamentos de gênero, raça e classe social nas trajetórias de líderes: estudos na pandemia |
Título(s) alternativo(s): | Crossings of gender, race and social class in the trajectories of leaders: studies in the pandemic |
Autor: | Reis, Lucimar dos Santos ![]() |
Primeiro orientador: | Mourão, Luciana |
Primeiro membro da banca: | Feijoo, Ana Maria Lopez Calvo de |
Segundo membro da banca: | Ayres, Heloisa Helena Ferraz |
Terceiro membro da banca: | Silva, Julia Caciano da |
Quarto membro da banca: | Amorim-Ribeiro, Elisa Maria Barbosa de |
Resumo: | No século XXI, a presença das mulheres no mercado de trabalho aumentou significativamente; contudo, a igualdade de oportunidades em posições de liderança ainda não foi alcançada, considerando a interseção de raça e classe social. Esta tese visa analisar e discutir como as posições de liderança são influenciadas por gênero, raça e classe social, com barreiras visíveis e invisíveis dificultando as trajetórias profissionais das mulheres. Adotamos uma abordagem qualitativa com coleta de dados durante a pandemia, compreendendo três estudos sucessivos baseados em entrevistas com líderes. O primeiro estudo explorou as trajetórias de 12 mulheres líderes (7 brancas, 2 pardas e 3 pretas), destacando as barreiras enfrentadas na ascensão de suas carreiras. A análise categorial de conteúdo identificou quatro categorias: características da liderança no século XXI, incentivo à liderança, trajetória profissional e discriminação racial e de gênero. O segundo estudo abordou os desafios de equilibrar trabalho e família para líderes pais e mães (n=25) em home office. A análise de dados foi realizada no software Iramuteq, e resultou na análise de similaridade, através de árvore de palavras para pais e outra para mães. Os resultados indicaram que, no eixo vida profissional, há semelhanças nos desafios enfrentados por líderes de ambos os sexos, mas mães líderes relataram discriminação de gênero e raça em suas trajetórias profissionais. O terceiro estudo discutiu semelhanças e diferenças nos discursos de mulheres líderes na pandemia, considerando interseções de raça e nível hierárquico. Foram entrevistadas 12 líderes (5 pretas e pardas e 7 brancas), todas com filhos. Foi realizada análise de Classificação Hierárquica Descendente (CHD), resultando em um dendrograma para mulheres negras e outro para mulheres brancas. A CHD para mulheres pretas e pardas identificou quatro eixos: família, trabalho, soft e hard skills e impacto na pandemia. Líderes brancas apresentaram três eixos: discriminação, família e pandemia, e carreira como gestora. Os eixos de ambos os grupos se desdobraram em classes de palavras que mostraram uma maior sobrecarga para líderes pretas e pardas em relação às tarefas domésticas e familiares. Além disso, enquanto líderes brancas percebem discriminação de gênero no ambiente laboral, líderes pretas e pardas percebem a discriminação adicional de raça. Os resultados serão discutidos à luz da literatura considerando a interseccionalidade e as desigualdades nas trajetórias profissionais. Concluímos que, para líderes pretos e pardos de ambos os sexos, a discriminação racial no ambiente laboral independentemente dos novos programas de inclusão e diversidade. Decisões de promoção de liderança ainda consideram gênero, raça e classe social como impeditivos profissionais para os cargos altos. Tarefas domésticas e cuidados familiares influenciam as esferas pessoal e profissional de líderes mães e pais. Para mulheres líderes, investimentos educacionais são fundamentais para superar barreiras como o teto de vidro. Líderes esperam mais reconhecimento, valorização laboral e sororidade para a diversidade. As limitações do estudo incluem a falta de participação de líderes da região Norte e o estudo não ser longitudinal. Os estudos contribuem para demonstrar como líderes de vários níveis hierárquicos conseguiram equilibrar trabalho-família, tarefas domésticas e gestão remota de equipes durante a crise pandêmica. |
Abstract: | In the 21st century, women's presence in the labor market has increased significantly; however, equality of opportunities in leadership positions remains unachieved, considering the intersection of race and social class. This thesis aims to analyze and discuss how leadership positions are influenced by gender, race, and social class, with visible and invisible barriers hindering women's professional trajectories. To this end, we adopted a qualitative approach with data collection at pandemic, comprising three successive studies based on interviews with leaders. The first study explored the trajectories of 12 women leaders (7 white, 2 mixed-race, and 3 black), highlighting the barriers they face in advancing their careers. The categorical content analysis identified four categories: characteristics of 21st-century leadership, encouragement of leadership, professional trajectory, and racial and gender discrimination. The second study addressed the challenges of balancing work and family for leader parents (n=25) in home-office settings. The data were analyzed using the Iramuteq software, through similarity analysis, which generated a word tree for fathers and another for mothers. The results indicated that, in the professional life axis, there are similarities in the challenges faced by leaders of both sexes, but mother leaders reported gender and racial discrimination in their professional trajectories. The third study discussed similarities and differences in the discourses of women leaders, considering intersections of race and hierarchical level. Twelve leaders were interviewed (5 black and mixed-race and 7 white), all with children. The Descending Hierarchical Classification (DHC) analysis was performed, resulting in one dendrogram for black women and another for white women. The DHC for mixed-race and black women identified two axes: family and work. White women leaders presented three axes: discrimination, family and pandemic, and career as a manager. The axes of both groups unfolded into word classes showing a greater burden for mixed-race and black leaders regarding domestic and family tasks. Additionally, while white leaders perceive gender discrimination in the workplace, mixed-race and black leaders also associate race as a marker of such discrimination. The results will be discussed considering the literature in the field, considering intersectionality in the debate on inequalities in professional trajectories. We conclude that, for black and mixed-race leaders of both sexes, racial discrimination is strongly perceived, and structural racism remains present in organizations, regardless of new inclusion and diversity programs. Leadership promotion decisions still consider gender, race, and social class as important markers that prevent professionals from advancing to higher positions. Domestic tasks and family care influence the personal and professional spheres of mother leaders and father leaders. For women leaders, educational investments are fundamental tools to overcome barriers such as the glass ceiling and the labyrinth of glass. Leaders expect more recognition, appreciation and promote sorority to diversity. The study's limitations include the lack of participation from leaders in the Northern region and the non-longitudinal nature of the research. The studies contribute to demonstrating how leaders at various hierarchical levels were able to balance work-family, domestic tasks, and remote team management during the Covid-19 pandemic. |
Palavras-chave: | Leadership Gender Race Social class Professional trajectory Work-family balance Liderança Gênero Raça Classe social Trajetória profissional Conciliação trabalho-família |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
Citação: | REIS, Lucimar dos Santos. Atravessamentos de gênero, raça e classe social nas trajetórias de líderes: estudos na pandemia. 2024. 123 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23516 |
Data de defesa: | 13-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Psicologia Social |
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