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Tipo do documento: Dissertação
Título: “Fala direito, menino!”: um panorama das pesquisas sobre identidade linguística, identidade favelada e pertencimento linguístico
Título(s) alternativo(s): “Speak properly, boy!”: an overview of research on linguistic identity, favela identity and linguistic belonging
Autor: Melo, Leandro Silva de 
Primeiro orientador: Alves, Jefferson Evaristo do Nascimento Silva
Primeiro membro da banca: Felipe, Márcia da Gama Silva
Segundo membro da banca: Lota, Roberto de Andrade
Resumo: Durante nossa trajetória acadêmica e imersão em territórios vulneráveis, como favelas e comunidades na cidade do Rio de Janeiro, identificamos uma variante da língua portuguesa que, inicialmente, constatamos empiricamente como inerente a esses territórios. À medida que avançamos em nossas leituras e pesquisas, observamos que, apesar da ampla discussão sobre variação linguística no meio acadêmico, as marcas de identidade linguística presentes nessas favelas e comunidades ainda careciam de atenção adequada por parte da academia. Como objetivo geral desta pesquisa, almejamos observar e analisar, por meio de uma investigação bibliográfica e documental, o estado atual das pesquisas sobre identidade e representação linguística nas comunidades de favela do Rio de Janeiro. Nosso intuito é mapear e compreender as diversas abordagens e perspectivas que têm sido adotadas nos últimos anos, contribuindo assim para um entendimento mais profundo desse campo de estudo. Pretendemos identificar tendências, lacunas e avanços nas pesquisas, bem como destacar os principais teóricos e metodologias que têm moldado esse debate. Ao realizar essa análise, esperamos fornecer uma base sólida que possa orientar e inspirar futuras investigações, promovendo uma valorização ainda maior das vozes e experiências linguísticas das comunidades de favela. Nosso corpus de análise será constituído a partir de um levantamento de pesquisas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, utilizando as palavras-chave que orientam esta investigação. Ao final da pesquisa, nossos resultados apontam para um cenário em que as formas de falar próprias de comunidades periféricas não são objeto de pesquisa na academia, criando um cenário em que linguagem, identidade e pertencimento não se entrecruzam, silenciando esses grupos sociais.
Abstract: During our academic trajectory and immersion in vulnerable territories, such as favelas and communities in the city of Rio de Janeiro, we identified a variant of the Portuguese language that, initially, we empirically verified as inherent to these territories. As we advanced in our readings and research, we observed that, despite the broad discussion on linguistic variation in the academic environment, the marks of linguistic identity present in these favelas and communities still lacked adequate attention from academia. As the general objective of this research, we aim to observe and analyze, through a bibliographic and documentary investigation, the current state of research on identity and linguistic representation in the favela communities of Rio de Janeiro. Our aim is to map and understand the various approaches and perspectives that have been adopted in recent years, thus contributing to a deeper understanding of this field of study. We intend to identify trends, gaps and advances in research, as well as highlight the main theorists and methodologies that have shaped this debate. By carrying out this analysis, we hope to provide a solid foundation that can guide and inspire future research, promoting an even greater appreciation of the voices and linguistic experiences of favela communities. Our corpus of analysis will be constituted from a survey of research in the CAPES Catalog of Theses and Dissertations, using the keywords that guide this investigation. At the end of the research, our results point to a scenario in which the ways of speaking specific to peripheral communities are not the object of research in academia, creating a scenario in which language, identity and belonging do not intersect, silencing these social groups.
Palavras-chave: Identidade linguística
Identidade favelada
Pertencimento linguístico
Estado da arte
Linguistic identity
Favela identity
Linguistic belonging
State of the art
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: MELO, Leandro Silva de. “Fala direito, menino!”: um panorama das pesquisas sobre identidade linguística, identidade favelada e pertencimento linguístico. 2024. 93 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23522
Data de defesa: 26-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística



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