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Tipo do documento: Tese
Título: “Eu acho que você não vai aprender nada aqui!” As 40 horas de Angicos Re-inventadas em 40 horas de Alfabetização Filosófica em Pau dos Ferros (RN)
Título(s) alternativo(s): “I don't think you're going to learn anything here!” The 40 hours of Angicos Re-invented in 40 hours of Philosophical Literacy in Pau dos Ferros (RN)
Autor: Almeida, Carlineide Justina da Silva de 
Primeiro orientador: Kohan, Walter Omar
Primeiro membro da banca: Frota, Ana Maria Monte Coelho
Segundo membro da banca: Cirino, Maria Reilta Dantas
Terceiro membro da banca: Paiva, Jane
Quarto membro da banca: Silva, Francisco Canindé da
Resumo: O objetivo desta tese é rememorar e reinventar a experiência de Angicos (RN) a partir de uma alfabetização filosófica realizada em Pau dos Ferros (RN) em junho de 2022. Emergiram deste estudo muitas perguntas, entre as quais destacamos: o que é ainda é possível aprender com o curso de alfabetização em 40 horas de Angicos de 1963? O que é possível pensar a partir da experiência de Angicos? O que é uma alfabetização filosófica? O que a alfabetização filosófica pode oferecer para a formação de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA)? As perguntas em destaque não esgotam as possibilidades de pensamentos apresentadas neste trabalho. Ao contrário, aumentam e alimentam nossa esperança em favor da intensidade das questões que a vida e mundo nos coloca, inspirando-nos novas formas de vir a ser. Assim, a força desse exercício nos fez caminhar a pesquisa como um ato e-ducativo (Masschelein; Simons, 2014). Isto é, o ato de pesquisar é, para o pesquisador, uma forma que se forma, reforma e se compõe ao longo do caminho. O gesto inicial desta pesquisa, nesse sentido, contempla reflexões acerca dos feitos e efeitos da experiência educativa e revolucionária de Angicos. Lançamos mão de livros, revistas, artigos, entrevistas, documentários e memórias que os coautores dessa experiência nos proporcionaram. A segunda parte da pesquisa é um convite para continuar rememorando a 40 horas de Angicos, desta vez, priorizando o diálogo sobre as razões pelas quais a experiência de alfabetização do RN começou por Angicos; o que foi trabalhado durante o curso; de que maneira aconteciam as aulas; e o que aprendemos com a experiência em destaque. O terceiro momento da pesquisa apresenta a cidade de Pau dos Ferros, palco de nossa intenção de reinvenção das 40 horas, assim como todos os passos de construção e vivência da experiência de alfabetização filosófica por seus idealizadores e colaboradores. Já o quarto capítulo da tese traz subsídios que materializam alguns conceitos de alfabetização filosófica, construídos à luz do pensamento de seus coautores, educadores da EJA e estudantes do Programa Supera RN. Numa atitude de disposição e abertura, fomos construindo, junto aos coautores da pesquisa, caminhos que nos ajudaram a pensar e perceber a experiência de alfabetização filosófica como uma prática educativa original, irreverente, inacabada, conectiva e misteriosa. Ou seja, como um exercício formativo que contribui para uma nova forma de habitar o mundo e viver a vida. Dito de outra maneira, a alfabetização filosófica, enquanto experiência reinventada, proporcionou a homens e mulheres, participantes e coautores dessa aventura pioneira e inacabada, a necessidade de fazer e se comprometer com uma educação que nos ajuda a pensar o pensamento, a criar uma relação de igualdade e sensibilidade nos processos formativos.
Abstract: The aim of this thesis is to recall and reinvent the experience of Angicos (RN) from a philosophical literacy course held in Pau dos Ferros (RN) in June 2022. Many questions emerged from this study, including: what can still be learned from the 40-hour literacy course held in Angicos in 1963? What is it possible to think from the Angicos experience? What is philosophical literacy? What can philosophical literacy offer for the training of Youth and Adult Education (EJA) teachers? These questions do not exhaust the possibilities of the thoughts presented in this work. On the contrary, they increase and feed our hope in favor of the intensity of the questions that life and the world pose, inspiring us with new ways of becoming. Thus, the strength of this exercise has led us to view research as an e-educational act (Masschelein; Simons, 2014). In other words, the act of research is, for the researcher, a form that is formed, reformed and composed along the way. The initial gesture of this research, in this sense, includes reflections on the achievements and effects of the educational and revolutionary experience of Angicos. We made use of books, magazines, articles, interviews, documentaries and memories that the co-authors of this experience provided us with. The second part of the research is an invitation to continue reminiscing about the 40 hours of Angicos, this time prioritizing dialogue about the reasons why the RN literacy experience began in Angicos; what was worked on during the course; how the classes were run; and what we learned from the experience in question. The third part of the research presents the city of Pau dos Ferros, the stage for our intention to reinvent the 40 hours, as well as all the steps involved in the construction and experience of philosophical literacy by its creators and collaborators. The fourth chapter of the thesis provides subsidies that materialize some concepts of philosophical literacy, constructed in the light of the thinking of its co-authors, EJA educators and students from the Supera RN Program. In an attitude of willingness and openness, together with the co-authors of the research we have been building paths that have helped us to think about and perceive the experience of philosophical literacy as an original, irreverent, unfinished, connective and mysterious educational practice. In other words, as a formative exercise that contributes to a new way of inhabiting the world and living life. In other words, philosophical literacy, as a reinvented experience, has given men and women, participants and co-authors of this pioneering and unfinished adventure, the need to make and commit to an education that helps us to think about thinking, to create a relationship of equality and sensitivity in training processes.
Palavras-chave: Philosophical literacy
Teacher training
Education
Alfabetização filosófica
Formação de professores
Educação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ALMEIDA, Carlineide Justina da Silva de. “Eu acho que você não vai aprender nada aqui!” As 40 horas de Angicos Re-inventadas em 40 horas de Alfabetização Filosófica em Pau dos Ferros (RN). 2024. 287 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23523
Data de defesa: 10-Dez-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação



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