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Tipo do documento: Tese
Título: Programa de habilidades sociais e educativas para professores de alunos com histórico de distorção idade-série nos anos finais do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): Social and educational skills program for teachers of students with a history of age-grade distortion in the final years of Elementary School
Autor: França, Fernanda de Azevedo 
Primeiro orientador: Leme, Vanessa Barbosa Romera
Primeiro membro da banca: El Achkar, Ana Maria Nunes
Segundo membro da banca: Costa, Carolina Severino Lopes
Terceiro membro da banca: Versuti, Fabiana Maris
Quarto membro da banca: Fernandes, Luana de Mendonça
Resumo: A educação no Brasil apresenta elevadas taxas de reprovação, evasão, abandono e distorção idade-série nas estatísticas educacionais anuais, em especial no que se refere aos alunos em distorção idade-série. Formações continuadas por meio de um programa de habilidades sociais e educativas, contextualizando com suas práticas docentes, podem contribuir para lidar com o fracasso escolar. Contudo, não foram identificados estudos que buscaram realizar intervenções com esse público. Assim, à luz da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, essa tese de doutorado teve por objetivo geral desenvolver, implementar e avaliar um Programa de Habilidades Sociais e Educativas com professores dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas públicas que atuam com alunos com histórico de distorção idade-série. A presente tese é composta por três estudos: (1) Estudo 1, visou realizar uma avaliação de necessidades para contextualizar a intervenção desenvolvida com os professores de alunos em distorção idade-série; (2) Estudo 2, objetivou avaliar o processo e os efeitos da intervenção com os professores sobre as habilidades sociais e educativas e as crenças de autoeficácia docente dos professores dos anos finais do EF; (3) Estudo 3, teve por objetivo avaliar os efeitos da intervenção com os professores dos anos finais do EF sobre as habilidades sociais, crenças de autoeficácia geral e de desempenho acadêmico e sobre a percepção de apoio social dos alunos com e sem distorção idade-série. A Tese adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa (método mistos) e inserção ecológica. A intervenção caracterizou-se como um estudo piloto, com delineamento quase-experimental e amostra selecionada por conveniência. Foram realizadas medidas de avaliação de necessidades, de processo e resultados (pré-teste, pós-teste e follow-up). O Estudo 1 identificou três eixos temáticos, com ênfase para a necessidade de formação continuada para professores com temáticas sobre habilidades sociais e educativas e dificuldades nas relações entre professores e alunos. Os resultados do Estudo 2 mostraram aumento dos níveis de habilidades sociais de conversação assertiva, abordagem afetivo-sexual, expressão de sentimento positivo e autocontrole e enfrentamento e todos os fatores de habilidades sociais educativas e crenças de autoeficácia docente. O follow-up (seis meses) destacou a satisfação com o desenvolvimento do programa de intervenção. O Estudo 3 indicou que, após a intervenção com os professores, todos os alunos aumentaram os níveis de habilidades sociais de empatia e abordagem afetiva, percepção de apoio social da família para todos os estudantes e percepção de apoio social de professores para os estudantes em distorção idade-série. Com os resultados, será possível planejar e implementar formações continuadas com professores para melhor desenvolvimento de estratégias pedagógicas com foco nas singularidades e realidades dos estudantes, além de contribuir para a elaboração de futuras políticas públicas educacionais e intervenções para outros participantes da comunidade escolar.
Abstract: Education in Brazil presents high rates of failure, dropout, abandonment, and age-grade distortion in annual educational statistics, especially regarding students with age-grade distortion. Continuous training through a program focused on social and educational skills, contextualized with teaching practices, can contribute to addressing school failure. However, no studies have been identified that aimed to carry out interventions with this group. Thus, in light of the Bioecological Theory of Human Development, the overall objective of this doctoral thesis was to develop, implement, and evaluate a Social and Educational Skills Program with teachers from the final years of Elementary School in public schools working with students with a history of age-grade distortion. This thesis consists of three studies: (1) Study 1 aimed to conduct a needs assessment to contextualize the intervention developed with teachers of students with age-grade distortion; (2) Study 2 aimed to evaluate the process and effects of the intervention with teachers on social and educational skills and teachers' self-efficacy beliefs in the final years of Elementary School; (3) Study 3 aimed to assess the effects of the intervention with teachers from the final years of Elementary School on social skills, general self-efficacy beliefs, academic performance beliefs, and the perception of social support from students with and without age-grade distortion. The thesis adopted a qualitative and quantitative approach (mixed methods) and ecological insertion. The intervention was characterized as a pilot study, with a quasi-experimental design and a convenience sample. Measures of needs assessment, process, and outcomes (pre-test, post-test, and follow-up) were carried out. Study 1 identified three thematic axes, emphasizing the need for continuous training for teachers on social and educational skills and difficulties in teacher-student relationships. The results of Study 2 showed an increase in levels of social skills such as assertive conversation, affective-sexual approach, expression of positive feelings, self-control, coping, and all factors related to social educational skills and teacher self-efficacy beliefs. The follow-up (six months) highlighted satisfaction with the development of the intervention program. Study 3 indicated that, after the intervention with teachers, all students increased levels of social skills in empathy and affective approach, perception of social support from family for all students, and perception of social support from teachers for students with age-grade distortion. With these results, it will be possible to plan and implement continuous training for teachers to better develop pedagogical strategies focusing on the singularities and realities of students, in addition to contributing to the creation of future educational public policies and interventions for other members of the school community.
Palavras-chave: Educational social skill
Teachers
Students with age-grade distortion
Habilidades sociais educativas
Professores
Alunos em distorção idade-série
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: FRANÇA, Fernanda de Azevedo. Programa de habilidades sociais e educativas para professores de alunos com histórico de distorção idade-série nos anos finais do Ensino Fundamental. 2024. 309 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23524
Data de defesa: 10-Dez-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia Social



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