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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23526
Tipo do documento: Dissertação
Título: Processo de subjetivação das crianças venezuelanas refugiadas no Brasil: entre muros do bilinguismo e das reações emocionais
Título(s) alternativo(s): Subjectivation process of Venezuelan refugee children in Brazil: between the walls of bilingualism and emotional reactions
Autor: Matos, Adriana Novais 
Primeiro orientador: Andrade, Regina Glória Nunes
Primeiro membro da banca: Ayres, Heloisa Helena Ferraz
Segundo membro da banca: Mendonça, Valéria Carneiro de
Resumo: O estudo explora o processo de subjetivação das crianças venezuelanas refugiadas no Brasil, com foco nas experiências de adaptação no Rio de Janeiro. A pesquisa aborda os desafios emocionais e linguísticos enfrentados por essas crianças, destacando o impacto do bilinguismo e das emoções na construção de suas identidades em um novo contexto cultural. A imigração vai além do deslocamento físico, implicando uma ruptura com o território de origem e a necessidade de ajuda no território de acolhimento. O bilinguismo, embora possa ser um recurso para a integração, muitas vezes atua como uma barreira inicial, gerando dificuldades de comunicação, sentimentos de isolamento e baixa autoestima, especialmente no ambiente escolar. A transição para uma nova língua, o português, e a adaptação cultural intensificam a ansiedade e o sentimento de alienação, afetando tanto o desempenho escolar quanto as relações sociais dessas crianças. A pesquisa utiliza teorias psicanalíticas de Freud, Melanie Klein e Winnicott para entender as reações emocionais e os processos inconscientes desencadeados por essa transição, explorando como o brincar e outras atividades lúdicas ajudam as crianças a lidar com a ruptura cultural e emocional. O teste projetivo das Pirâmides Coloridas de Pfister foi aplicado para investigar as emoções e afetos presentes na construção da nova identidade. Além disso, o estudo ressalta o papel crucial de organizações como as Aldeias Infantis SOS, que oferecem suporte social, educacional e psicológico às crianças e suas famílias. Essas organizações atuam como mediadoras culturais, criando ambientes acolhedores que facilitam a adaptação e ajudam as crianças a desenvolverem um senso de pertencimento. A pesquisa conclui que políticas públicas e ações comunitárias conjuntas são essenciais para garantir uma colhida humanizada e o acesso a serviços essenciais, como educação e saúde, considerando as necessidades emocionais e linguísticas das crianças refugiadas. A integração bem-sucedida dessas crianças exige um esforço conjunto entre o governo, ONGs e a sociedade, promovendo uma abordagem que respeite suas vivências e potencialize seu desenvolvimento integral. Assim, o estudo destaca a complexidade da subjetivação em contextos de imigração, evidenciando que, apesar das adversidades, o suporte adequado pode mitigar os impactos emocionais e culturais, contribuindo para a construção de uma infância digna e integrada em um novo país.
Abstract: The study explores the process of subjectivation of Venezuelan refugee children in Brazil, focusing on their experiences of adaptation in Rio de Janeiro. The research addresses the emotional and linguistic challenges faced by these children, highlighting the impact of bilingualism and emotions on the construction of their identities in a new cultural context. Immigration goes beyond physical displacement, implying a break with the territory of origin and the need for help in the host territory. Although bilingualism can be a resource for integration, it often acts as an initial barrier, generating communication difficulties, feelings of isolation and low self-esteem, especially in the school environment. The transition to a new language, Portuguese, and cultural adaptation intensify anxiety and the feeling of alienation, affecting both school performance and the social relationships of these children. The research uses psychoanalytic theories from Freud, Melanie Klein and Winnicott to understand the emotional reactions and unconscious processes triggered by this transition, exploring how play and other playful activities help children cope with cultural and emotional disruption. The Pfister Colored Pyramids projective test was applied to investigate the emotions and affections present in the construction of the new identity. In addition, the study highlights the crucial role of organizations such as SOS Children's Villages, which offer social, educational and psychological support to children and their families. These organizations act as cultural mediators, creating welcoming environments that facilitate adaptation and help children develop a sense of belonging. The research concludes that public policies and joint community actions are essential to guarantee a humane welcome and access to essential services such as education and health, taking into account the emotional and linguistic needs of refugee children. The successful integration of these children requires a joint effort between the government, NGOs and society, promoting an approach that respects their experiences and enhances their integral development. Thus, the study highlights the complexity of subjectivation in immigration contexts, showing that, despite the adversities, adequate support can mitigate the emotional and cultural impacts, contributing to the construction of a dignified and integrated childhood in a new country.
Palavras-chave: Venezuelan refugee children
Bilingualism
Emotional reactions
Refugees
Crianças venezuelanas refugiadas
Bilinguismo
Reações emocionais
Refugiados
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: MATOS, Adriana Novais. Processo de subjetivação das crianças venezuelanas refugiadas no Brasil: entre muros do bilinguismo e das reações emocionais. 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23526
Data de defesa: 16-Dez-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia Social



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